SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10 outubro 2020

Eleições, Estatutos e Etecetra

10 outubro 2020 6 Comentários

 POUCAS ELEIÇÕES TIVERAM MAIS QUE DUAS LISTAS A CONCORRER.

E nunca houve mais de três listas. E mesmo três listas só em seis dos 85 actos eleitorais. 




Com três listas há sempre a possibilidade da lista mais votada vencer com 34 por cento dos votos, tendo as outras duas 66 por cento. Isto não é bom. Nada bom! Nunca ocorreu mas é uma possibilidade. Em seis possibilidades foi de 51 por cento a percentagem mais reduzida numa vitória a três listas. Em 1987. Aliás estas eleições continuam a ser históricas pois a dificuldade em votar foi tão elevada que nunca mais houve actos eleitorais realizados na rua Jardim do Regedor. E também faz parte da minha vida. É que já tendo o meu casamento marcado para 28 de Março de 1987 o Benfica "lembrou-se" de marcar as Eleições para o dia anterior. E logo estas eleições em que eu queria que o presidente que se propunha a ser reeleito fosse derrotado. Consequências pessoais:

1. Com a dificuldade em votar, apuramento dos resultados e festejos, deitei-me às cinco da manhã (a sorte é que morava no bairro da Graça, levei uns 20 minutos a subir (correr) dos Restauradores até minha casa e dos meus pais perante o espanto destes);

2. Com casamento marcado para as nove da manhã, cheguei depois da noiva tendo de ouvir que «já fiz muitos casamentos e nunca vi um noivo chegar mais de meia hora depois da noiva!»; 

3. "Expliquei" ao senhor padre o motivo e ele questionou. Quem venceu? João Santos! Então foi por uma boa causa! Valeu-me o senhor padre ser do «Glorioso» e estarmos do "mesmo lado"!


Eleições em 27 de Março de 1987

Com mais de três listas as probabilidades da lista vencedora ter menor percentagem aumentam. Com o número de associados cada vez mais elevado e o interesse em que o Clube não se afaste dos grandes clubes mundiais antevêem-se eleições com várias listas, com ideias diferentes de como manter o Benfica entre os maiores clubes, nos próximos anos. 


Terá de haver uma segunda volta entre as duas listas mais votadas se nenhuma tiver maioria absoluta.


A prova, mais uma - se fosse necessário pois há tantos artigos - que os «Estatutos» em 2010 (os que estão em vigor) quando foram elaborados (e votados) já estavam ultrapassados nuns aspectos e ultrapassaram o razoável em muitos outros...


A rever... brevemente!


Alberto Miguéns

6 comentários
  1. Caro Miguéns.
    Convém lembrar que noutros tempos não havia voto electrónico.
    Era tudo às claras e limpas com o voto impresso em papel.

    ResponderEliminar
  2. Saudações benfiquistas.

    Se possível, e se já não lhe tiver sido solicitado anteriormente, gostaria de ter a sua opinião pessoal sobre os tópicos que têm sido divulgados neste blogue nos últimos meses.

    https://benficalivre.blogspot.com/

    Visto que se relacionam com Noronha Lopes, Vieira, Vilarinho, Seara Cardoso, entre outros antigos e atuais dirigentes e notáveis do clube, creio que é relevante saber se o autor/autores deste blogue se está a basear em factos, ou em conjeturas com interesses que não os do Benfica. Além de valorizar a sua opinião, pode ser que tenha algum conhecimento adicional, pelo seu historial no clube, e rigoroso trabalho sobre a história do mesmo.

    Desde já os meus agradecimentos.

    Avante, avante p'lo Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Agradeço. Não conheço. Vou ver e acrescentarei a minha opinião.

      Eu também agradeço o seu apreço e oportunidade que me dá

      Avante! Que uma aura triunfante Glorifica!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Já vi!

      A grandeza do Benfica obriga a que se cruzem pessoas que até nem têm afinidades mas juntam-se com um interesse comum. Que o Benfica ganhe e conquiste. Isto parece-me o mais importante.

      Agora que o Benfica também é apetecível e receptor de outros interesses é evidente. Há ali cruzamentos susceptíveis de nos deixarem dúvidas.

      É sempre bom ter informação. O "problema" na actualidade é conseguirmos diferenciar informação de contrainformação.

      Eu agradeço pois fiquei a saber mais do que sabia e isso dá-me mais liberdade.

      É ficarmos atentos e se for necessário denunciar se houver motivos que o justifiquem.

      É sempre o meu grande receio desde os anos 90. Tentarem colocar "testas de ferro" dentro do Benfica para lucrarem com a paixão que temos pelo Clube.

      Mais uma vez obrigado. Mais Informação é mais Liberdade.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    3. Esse é um blog de apoiantes de RGS. Não sei com que intenção mas têm procurado descredibilizar Noronha Lopes. Talvez queiram facilitar a reeleição de Luís Filipe Vieira. Colam Noronha Lopes a interesses obscuros, baseando-se em fotografias antigas e o facto de Seara Cardoso ser um dos apoiantes da sua candidatura. Ora, nem poderão ser estabelecidos compromissos sobre direitos televisivos no próximo mandato, logo aí essa teoria mirabolante cai por terra.
      Questionam também o orçamento da campanha e quem a financia. Noronha Lopes tem uma empresa aberta só para tratar dos dinheiros da campanha. Paguem uma auditoria ou façam uma denúncia ao MP para provar que há ali financiamentos obscuros...
      Questionam quem "motivou" ou está a orquestrar a candidatura de Noronha Lopes. Um sócio do Benfica não pode persuadir outro a candidatar-se? E não pode dar o seu contributo á campanha com ideias e ações concretas?
      Noutro ponto, tendem a considerar Noronha Lopes como o delfim de Vieira, o seu natural sucessor para dar continuidade aos mesmos interesses. PROVEM.
      Noronha Lopes é o único que desestabilizou Vieira, lhe tirou o sono e o obrigou a fazer campanha como nunca tinha feito desde que se tornou presidente. Vieira sabe que as coisas vão-lhe correr mal se Noronha Lopes for presidente...ai a auditoria externa.
      RGS e seus muchachos continuem a trabalhar para a reeleição do mesmo de sempre, com quem partilharam o poder durante 7 anos até que viram a "luz". Há pessoas que não se esquecem com quem estava RGS em 2009 até que, do nada, foi para vice-presidente de Vieira. Quando chamamos vira-casacas aos outros, ou saltimbancos, convém lembrar os nossos telhados de vidro.
      Miguel SLB

      Eliminar
  3. Obrigado eu pelas vossas opiniões.

    Para «testas de ferro» já nos bastou os «manos Oliveira» no capital da SAD, e o Rolando Oliveira na Benfica Multimédia. Distância dessa gentalha! Sejam eles andrades, viscondes ou benfiquistos.

    Que tenhamos nestas próximas semanas uma campanha eleitoral com elevação, ideias e projetos de futuro próximo ao nível da história do Glorioso, é o que mais desejo.

    Avante, avante p'lo Benfica!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: