SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

30 setembro 2020

Mais Luís Filipe Vieira? Não, Obrigado!

30 setembro 2020 27 Comentários

NOS PRÓXIMOS DIAS ANUNCIAREI QUEM APOIAREI PARA PRESIDENTE DO BENFICA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

Não porque pense que esse anúncio seja importante. Era o que mais havia de faltar ser pretensioso. Farei esse anúncio por dois motivos:

1. Transparência. Tendo um blogue lido por uma pessoa ou por 100 milhões não deixa de ser um espaço público. Exige-se a quem o usa, fazendo-o, ser honesto para com quem o lê. Esse anúncio não significará caciquismo (que abomino, por isso os leitores deste blogue devem ter as suas ideias e votar naquele que pensam ser o melhor para o Benfica) mas eu tenho de dizer em quem voto e o porquê. Que motivos encontro para que esse candidato seja a melhor escolha. Indicarei o nome e quais as razões que me levam a pensar que é ele quem melhor poderá acrescentar grandeza ao que já é muito grande.

2. Benfiquismo. Ser associado do Clube representa participação a todos os níveis. E em 20 actos eleitorais desde que sou sócio do Benfica nunca faltei a nenhum, mesmo quando tinha um voto (1981 e 1983) pois não é o número de votos que justifica faltar a um dos momentos de maior importância para o desenvolvimento do Clube (embora os actuais 50 votos sejam, em minha opinião, um abuso e absurdo)!

Se há candidato que se deve respeitar é um presidente que se propõe ser eleito. Por ter já um passado que tem marca e merece avaliação no sentido de perspectivar o que conseguirá, ou não, no futuro. Todos os candidatos são legítimos, mas um presidente que se recandidate tem legitimidade reforçada, por isso tem que ser elogiado e deve ser escrutinado pelo que pretende fazer. O actual presidente põe-se sempre a jeito porque "fala" sempre mais do que já fez do que daquilo que quer fazer. E isso para mim soa sempre a falsete. O que eu quero, nas próximas eleições é saber o que cada um pensa para o quadriénio 2020/2024 não o que foi feito, pois isso já foi debatido e votado nas assembleias gerais para aprovar ou rejeitar os "Relatórios e Contas" anualmente. 

Vejamos o discurso do actual presidente (2003, 2006, 2009, 2012 e 2016) e candidato a um sexto mandato. É que com este discurso legitima que lhe sejam feitas observações críticas negativas, tal como elogios, que também é criticar. E um presidente que se recandidata tem que ser criticado, por outros, pelo que fez de bom e de mau, pois não é um candidato proponente, é um presidente que assume querer mais tempo. Isto é assim em qualquer Democracia desde Péricles, na Grécia Antiga!

Como é evidente tirei notas de quem fez este discurso para o presidente ler!

«Tenho 71 anos, a 4.ª classe, não falo inglês, tenho orgulho no trabalho realizado nestes 17 anos e estou aqui para anunciar a recandidatura ao meu último mandato como presidente do Sport Lisboa e Benfica!

Sempre trabalhei para unir os benfiquistas, porque acho que só assim podemos continuar a crescer e a ter futuro. 

Esta candidatura tem um passado, tem uma história, mas, acima de tudo, tem futuro, e é por isso que aqui estou!

Nos próximos quatro anos continuaremos a crescer, a inovar, a ser pioneiros em muitas áreas, mas serão quatro anos em que o principal foco será a vertente desportiva.

O próximo mandato será a base e ponto de partida para superarmos o que fizemos na última década. 

E o que fizemos foi extraordinário!

Foi a segunda melhor década da nossa história no futebol, a melhor década da nossa história nas modalidades e a melhor década da nossa história no capítulo financeiro. (1) 

Uma década em que reforçámos o nosso prestígio internacional, a nossa credibilidade, em que nos afirmámos como um dos melhores clubes a nível mundial. (2)

Uma década em que tivemos contas positivas em sete anos – repito – sete anos!

É isto que quero que o Benfica supere na próxima década, e é para isso que vou trabalhar no meu último mandato!

Pela primeira vez em muitos anos, há vários candidatos. É algo que deve ser saudado, porque mostra a vitalidade do Benfica e reforça as garantias em relação ao futuro do Clube. (3A)

Gostaria, no entanto, de expressar o meu desejo para que a campanha decorra pela positiva, uma campanha de propostas, de ideias, uma campanha construtiva. 

É esse o caminho que vou seguir, e espero que os restantes candidatos também o sigam!

Não esqueço as críticas, porque elas fazem parte do percurso, e porque, quando elas são sérias, devem ser ouvidas. 

Quem está à frente de uma instituição com a grandeza do Benfica também erra em algumas decisões e eu não sou excepção. 

Errei, porque sou humano. Errei, porque quem decide não acerta sempre. Só não erra quem não decide. Por isso, a primeira garantia que quero aqui deixar é a de que estou disponível para ouvir, para acolher as boas ideias, venham elas de onde vierem. 

As boas propostas têm sempre a porta aberta e cabem nos próximos quatro anos do Benfica, como couberam nos últimos 17.

Já li e ouvi algumas das propostas das outras candidaturas. Há propostas que são boas, mas não são novas e já foram implementadas e há propostas novas que não são boas!

Não podemos passar os próximos 30 dias apenas a deitar abaixo, a desvalorizar o trabalho feito, a menorizar resultados, a criticar tudo e todos, porque aqueles que só criticam raramente conseguem construir. (3B)

Criticam as compras, criticam as vendas, criticam o equipamento, a falta de transparência das contas, a democracia do Clube, o voto eletrónico, a Benfica TV, criticam... (3C)

Não pode ser, porque estas críticas não atingem apenas o presidente do Benfica, atingem o Benfica enquanto instituição e todo o trabalho realizado nos últimos 20 anos. E é isso que eu não posso admitir. (3D)

A nossa história é uma história de caracter, de superação, de querer. É uma história de resistência, de sucesso. É uma história que não admite nem fações, nem hipocrisia ou falsidades.

Somos o clube português mais saudável do ponto de vista financeiro e mais preparado para enfrentar os próximos anos.

Vão ser anos exigentes, mas já passei por situações bem mais complicadas e anos mais exigentes quando aqui cheguei. 

As contas do Benfica são auditadas anualmente, com relatórios detalhados e públicos, pelo que não percebo a crítica recorrente de alguns candidatos da oposição, mas estou disponível a acolher na minha lista para o Conselho Fiscal um elemento de cada uma das candidaturas da oposição para que possam perceber a transparência e o rigor das nossas contas. A porta está aberta. Não estejam apenas permanentemente a criticar. (11)

Já ouvi, também, falar em fim de ciclo. Mas como compreender que alguém possa falar em fim de ciclo quando o Clube está hoje mais preparado, mais dinâmico, forte, estruturado, ambicioso e vencedor do que alguma vez foi?

Não. Não é o fim de um ciclo, é a continuação de um ciclo de sucesso. É essa a minha ambição e a minha promessa.

Já ouvi, igualmente, falar de que o Benfica não pode ser negócio. Pois bem, se o Benfica não for também negócio, não haverá nem sucesso desportivo, nem infraestruturas, nem formação, nem modalidades, nem medalhas olímpicas. 

O Benfica é alma, é paixão, o Benfica são os sócios, mas também tem de ser negócio. Quem diz o contrário está apenas a usar uma frase vazia de sentido e de puro oportunismo eleitoral.

Quero partilhar agora algumas notas finais:

– O dono do clube são os sócios, e foi deles que recebi mandato e legitimidade para liderar o Benfica nos últimos 17 anos. Quando cheguei ao Clube o dono do Benfica eram os credores. Foi comigo que se devolveu o Benfica aos sócios. Estou aqui, e conto continuar a estar, pelo voto dos benfiquistas; (4)

– Não festejo nem vendas nem contratações de jogadores! Se hoje há um projeto de formação conhecido e reconhecido a nível internacional, é porque ele foi construído ao longo da última década, quando muitos não acreditavam nele! E esse projeto é para continuar!; (5)

– Irei debater as minhas propostas com os sócios, e é assim que deve ser. São os sócios que devem ser esclarecidos, e todos os candidatos o podem e devem fazer. Irei nas próximas três semanas percorrer o país, falar com os sócios, debater com eles as minhas ideias para os próximos quatro anos; (6)

– O Benfica tem o sistema mais inovador a nível de voto. Mas, para calar insinuações que roçam o insulto, e para reforçar a possibilidade de todos os sócios do Benfica participarem nestas eleições, não só haverá, a par do voto eletrónico, o voto em papel, como os sócios do Benfica vão poder votar em todas as capitais de distrito de Portugal continental. Espero que o ruído à volta do processo eleitoral termine de vez; (7)

– O Benfica é hoje dos clubes com maior credibilidade a nível mundial. Cumpre com os compromissos assumidos, não tem ordenados em atraso, nem modalidades em risco de desaparecer. E quanto a mim, tenho a consciência tranquila, porque as insinuações não são um facto, e a justiça não se faz nos jornais ou nas televisões. (8)

- O Benfica são as pessoas e essa sempre foi a minha prioridade. Por isso a minha aposta, desde que aqui cheguei, no crescimento e modernização das Casas do Benfica. Sempre foi claro para mim a importância destas na divulgação da nossa mística, dos nossos valores, da nossa história! A aposta é para continuar!

- Haverá nos próximos quatro anos um Conselho Estratégico que nos vai ajudar a pensar em novos desafios e a auxiliar nas dificuldades que possam surgir. Um Conselho Estratégico constituído por benfiquistas que representem uma inegável mais valia para o Clube. (9)

O ato eleitoral é o momento em que se dá a palavra aos sócios, é fundamental que os sócios exerçam esse direito, porque representam a base fundadora e a essência deste clube!

Os próximos anos devem ser de união, por isso, depois das eleições, quem ganhar será presidente de todos os benfiquistas. O nosso futuro depende disso! 

Depois das eleições, não haverá vencedores ou vencidos, mas apenas benfiquistas.

O Benfica de hoje é um clube vanguardista, moderno, inovador, mas é ao mesmo tempo um clube com espírito crítico, em que nos orgulhamos do trabalho feito e da nossa história, mas pensamos sempre no futuro e no que ainda podemos fazer. 

Por isso “a história com futuro” que assumi como lema da minha campanha.

Tenho a certeza – e é assim que termino – de que o meu pai, esteja onde estiver, estará orgulhoso do filho. (10)

Cumpri a promessa que lhe fiz quando assumi a liderança do Benfica. Recuperei a mística e a grandeza do Benfica e isso é a melhor recompensa que posso ter destes 17 anos!»

(1) Ingratidão. Esta mania de comparar o presente com o passado, os últimos 17 anos com os 17 anos anteriores é do mais básico que há. Como se quem fez o discurso e quem o leu soubessem década a década o que se passou no «Glorioso» desde 28 de Fevereiro de 1904. Cada década teve as suas vicissitudes, adaptadas ao tempo em que ocorreram, e estar a pôr-se em bicos dos pés é achincalhar os 32 presidentes que estão para trás e fizeram ou conseguiram manter o Benfica como maior clube português e Bicampeão Europeu, além de vencedor da Taça Latina. Não foram ofertas, foram conquistas! Será a melhor década financeira (2011/2020) se comparada com a anterior (2001/2010) pois nos Anos 50 até uma «Catedral: Monumento ao Benfiquismo» se construiu bem como os alicerces do Benfica Europeu sem endividamento, nem vender (pois não existiam) sete lotes para urbanização com terrenos comprados pelas gerências dos Anos 60 e 70! Se eles não têm comprado  esses hectares de terrenos como poderia o Benfica ter vendido os loteamentos para urbanização, por exemplo? É "feio" ignorar quem nos honrou o passado! Comparar décadas das modalidades com o tempo em que, só a secção de Ciclismo, tinha um orçamento quase igual ao do Futebol? Ingratidão e ignorância. Para mim a melhor década até foi a primeira: 1904/1913. Só de "olhar" para ela causa espanto como conseguimos sobreviver a tantas adversidades!

(2) Subjectividade. Frase vazia de sentido. Não se pode provar e é bazófia que se fosse entendida no estrangeiro faria do Benfica um clube risível e de quem a proferiu um abominável do ridículo. Apesar de haver informação quantificada também nada prova.


(3) Uma no cravo, outra na ferradura. Um primeiro parágrafo para enfeitar e os outros para o negar. Todos as críticas são legítimas num clube democrático. Os sócios julgarão. O presidente actual até pode estar 50 anos presidente que nunca será o Benfica. Foi eleito quando o Benfica estava a quatro meses de completar 100 anos e tinha mais de 100 mil associados, mais onze campeonatos nacionais que o FC Porto (agora tem mais 9) e mais uma competição europeia que o FC Porto (agora tem menos duas). 

(4) Demagogia. Os donos do Benfica sempre foram os associados, que elegeram Manuel Vilarinho (2001) e Luís Filipe Vieira (2003). A credibilidade foi iniciada com os Órgãos Sociais eleitos em 2001: construção do Estádio (inaugurado em 25 de Outubro de 2003), plano de pormenor para transformar espaço desportivo em espaço urbanizável e início da construção - 2 de Junho de 2003 - do Benfica Futebol Campus, terrenos comprados na presidência de Vale Azevedo).  Se quisesse ser igualmente demagogo diria que o Benfica agora está refém de Jorge Mendes, ou seja, é ele o dono do futebol do clube!

(5) Será que as aparências iludem? Sem legenda!


(6) Bom mas curto para muito bom. Que é sempre a exigência para um presidente que se recandidate entre candidatos. Debater com os outros é respeitar o Benfica! Fugir aos debates é cobardia e arrogância!

(7) Falar por outros. Isto é assunto para o presidente da mesa da assembleia geral. Não é para um candidato ser ele a indicar as normas eleitorais para os outros candidatos. Inqualificável. Incompreensível. Julgar-se acima da mesa da assembleia geral eleitoral. E esta deixa?!

(8) Verborreia. Estar sempre a fazer comparações a nível mundial? Devem existir uns 50 clubes a nível mundial com mais credibilidade que o Benfica. Até podem ser só um ou cem! Quem sabe? O mesmo tipo daquilo que escrevi em (2). Bazófia! Falta de cultura Benfiquista! Ser humilde, sem ser subserviente!

(9) Cábula. Copiar para pior o que fazem, desde sempre, o Sporting CP (Conselho Leonino) e o FC Porto (Assembleia Delegada, agora Conselho Superior). Mas estes são eleitos pelos associados, não são escolhidos entre os amigos do presidente onde podem ter assento personalidades pouco recomendáveis. Há que relembrar que o actual presidente da Direcção quis eleger Henrique Granadeiro para Sócio Honorário do Benfica, em 29 de Outubro de 2010. Se os sócios não recusassem quantos sócios honorários amigos do presidente teria o Benfica agora?

(10) Paciência. Por muito que o presidente tenha estima pelo pai, não faz sentido estar sempre a misturar a família com o Benfica. O pai do presidente é uma âncora quando se sente acossado, como José Maria Pedroto é para Pinto da Costa! Eu respeitaria a memória do meu pai não o envolvendo em eleições, actos suscetíveis de serem levados a tribunal e gestão do Clube. Mas cada um sabe de si e Deus sabe de todos!

NOTA (às tantas da matina)

(11) Absurdo. Não comento surrealismo Benfiquista. Mas relembro. Um Conselho Fiscal tem um presidente, um vice-presidente, três vogais efectivos e um suplente, ou seja, seis dirigentes. Os dirigentes não são todos equiparáveis. Havendo cinco listas, a presidência será indicada pelo presidente da Direcção em exercício e os restantes cinco serão por sorteio? Ou altera-se depois do acto eleitoral dada já por garantida a vitória? Não queria comentar e comentei. Nem por ser absurdo mas pelo facto do Benfica ter «Estatutos» e não ser o "Clube da Joana"!

Mas Luís Filipe Vieira "não fez coisas boas"? Claro que fez! Várias e muitas. Mal era! O Benfica não é um FC Alverca em ponto grande, sem desprimor para esses clube! É de outra dimensão não mesurável com quase todos os clubes portugueses. Percebe-se onde quero chegar...

O Benfica continuar com o actual presidente em 2020/2024?

Só obrigado!*

Alberto Miguéns

* Mas se for eleito continuará a ser o presidente do meu clube, pois os associados são soberanos!

27 comentários
  1. Bravo Miguéns por desmontar todos os pontos Vieiristas COM FACTOS!!!

    Vieira de 71 anos, 4ª. classe, não sabe falar inglês... mas esqueceu-se do; "não saber nadar".
    Como as pedras da calçada já devem estar gastas e mais que gastas, veio agora com o choradinho do Pai.

    Recandidata-se só por mais 4 anos? Que pena não ter informado disso o Adão e Silva. O Adão dizia que, se Vieira lhe garantisse que este seria o seu último, votava nele. Agora já vem tarde...o Adão está noutra.

    O Benfica não é um negócio. É Paixão!!!

    Se eu quisesse ser sócio de um negócio, iria para o grupo Amorim, Galp, Mabor, Mota Engil, Lusoponte, Via Verde, etc. Não falo no grupo Delta porque o Comendador Nabeiro não quer que o grupo saia da família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desmontar os pontos de LFV , mas com elegância e educação. Obrigada Miguéns. Eu tenho o meu voto decidido, mas não gosto de ler a maioria dos comentários que leio na net. Não faz parte da minha maneira de ser.
      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
  2. Do discurso de apresentação da candidatura do Sr. Vieira, retive alguns pontos:

    Último mandato
    Sucesso desportivo na última década
    Aposta na componente desportiva
    Abertura às candidaturas oponentes
    Reafirmação na aposta no Seixal
    Sistema de votação
    "Conselho Estratégico"


    De resto no discurso e na atitude do actual Sr. presidente já nada me espanta. Até as lágrimas do final. Nada. E pouca coisa pode ser ouvido sem que uma contradição possa ser encontrada. O Alberto fez um excelente e detalhado trabalho nesse aspecto.

    Vamos por partes

    Último mandato? Declaração salutar mas que talvez exija que se apresentasse as razões. E já agora espero que o programa eleitoral detalhado (vai haver, não?) nos esclareça quanto ao propósito ou não de repetir a OPA.

    A última década foi a segunda com maior sucesso desportivo na história do Clube? Reforço do prestígio internacional? Uma falácia completa. Que contas são essas? Que realidade estamos a falar?

    Aposta futura na componente desportiva? A Direcção deixará de privilegiar as mais-valias financeiras e de celebrar vendas? Começa quando? É que ainda agora se vendeu o melhor defesa e o melhor avançado do plantel?

    Conselho fiscal com representantes das listas adversárias? Impressiona pouco quando se sabe que saída de elementos dos Orgãos Sociais é coisa trivial e que é pouco explicada e pouco incómoda o Sr. presidente.

    E depois a avaliação sobre mérito ou demérito das listas oponentes? Então as boas ideias alheias são só aquelas ideias que o Sr. presidente já concretizou? O resto são más ideias. E é com esta apreciação prévia dos adversários que se oferecem lugares a membros da oposição? E depois não há disponibilidade para debates com candidatos oponentes? Não? Que respeito é esse relativamente à tradição democrática do Clube?

    Seixal? A aposta é para continuar? Como vai compatibilizar essa valorização com um treinador que nunca apostará em jogadores do Seixal.

    Sistema de votação? Assembleias de voto em todas as capitais de distrito? A ideia é virtuosa mas interessa ver como se concretiza a ideia. Terão de ter um representante da cada lista oponente e ter sistema de votação (electrónico e papel) idêntico ao de Lisboa.

    Conselho Estratégico? Então agora o Benfica vai passar a ter uma espécie de Grupo Stromp? Absurdo num Clube democrático e que nunca teve essas tradições de elitismo. Espera-se melhor esclarecimento.

    O Clube é dos sócios, sim Sr. presidente. E há que se consequente. Debata. Esclareça. Respeite a História democrática do Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Victor Carocha

      Aqui está um texto que não me importava de trocar pelo que fiz. O blogue e os leitores ficavam a ganhar!

      Obrigado

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Caro Alberto,


    Sabe quem escreveu o discurso?

    Forte abraço.

    PP (o vizinho da rua que deu mais futebolistas a Portugal)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      É difícil saber mas assisti a serem feitos discursos para LFV por João Gabriel. Fazia tópicos, levava ao nosso presidente este dava opiniões e depois João Gabriel fazia o texto final.

      Mais não posso dizer como deve entender, pois fui funcionário da SAD do clube para instalar o Museu.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. O que mais me irrita é o argumento da ingratidão. Se fosse por uma questão de gratidão, a nossa defesa ainda teria o Humberto Coelho e o Veloso. E jogávamos com menos um, por respeito ao lugar cativo do Eusébio.

    ResponderEliminar
  5. Tenho estado a hesitar entre votar novamente em Luís Filipe Vieira ou apostar em Noronha Lopes, que não conheço mas que me dizem ser um benfiquista em quem se pode confiar. Considero Luís Filipe Vieira o melhor Presidente da história do SLB desde Joaquim Bogalho (o Homem do Estádio) na década de 50 - e conheci-os todos. Mas também considero que está na altura (até porque o momento do Clube é altamente positivo) de uma mudança. Depois de Luís Filipe Vieira ter dito que este seria o seu último mandato, estou inclinado a dar-lhe mais uma vez o meu voto, acreditando que dentro de quatro anos se poderá fazer a mudança sem grandes problemas. Claro que nem tudo o que Luís Filipe Vieira e as suas direções fizeram merece o meu acordo. Há muitos "lambe botas" a ele colados, o número de votos (eu tenho direito a 50!) é pouco democrático (como estava - de 1 a 20 - estava bem), a BTV e o Jornal são demasiado "vieiristas". Mas Luís Filipe Vieira (sem esquecer Manuel Vilarinho) partiu de uma situação dificílima e colcou o Benfica de novo no topo, ganhando a maioria dos campeonatos dos últimos anos e apresentando uma situação financeira de (muito) longe superior à dos nossos principais concorrentes. Nem sempre é feliz nas suas afirmações, é certo. Também gostaria que, em termos de atitude, fosse um Borges Coutinho. Mas não se pode querer tudo e não há dúvida que para alguém com apenas a 4ª classe é extraordinário o que o nosso Presidente tem feito. Por isso, é bem possível (ainda não decidi em definitivo) que tenha o meu voto, até porque me custa ver os ataques de que tem sido alvo.
    Manuel Arons Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo a sua duvida, mas so peco que analise o que o presidente tem dito ao longo destes anos todos, sempre a prometer que saia por uma razao ou outra (ja foi porque nao chegavamos aos 300k socios, ja foi por causa da familia). Nao ha que ter medo da mudanca, mas mais importante ainda para mim fazer a revisao dos estatutos e leva-los a aprovacao dos socios. Este é um ponto fundamental destas eleicoes e so LFV nao se irá comprometer com isto porque sabe que os mesmos o protegem a ele e nao ao Benfica. Um abraco glorioso

      Eliminar
    2. Sr Manuel, com todo o respeito que se pode ter por um camarada associado, ainda por cima considerando a sua "maioridade", peço que tenha em conta o facto de LFV já não ser um elemento contributivo e activo para novas conquistas, senão uma fonte inesgotável de vexames dentro e fora do campo. Por mais agradecido que uma pessoa possa ser em relação ao actual presidente do nosso clube, não consigo compreender como se pode dedicar votos a esta personagem e não ver que se chegou a um fim de um ciclo e está na hora de apontarmos a objectivos transcedentes (digo, hegemonia -real!- doméstica, e discutir a trofeus europeus), de acordo com a génese benfiquista, sem nunca, no entanto, pôr em causa os valores pelo quais nos guiamos e dos quais tanto nos orgulhamos.

      Este Presidente nem sequer é capaz de participar - embora ele próprio o devesse promover (afinal, não para o bem do clube?!?!) - um debate entre candidatos... Assim fica complicado...

      Não sei em quem vou votar, mas sei em quem não vou votar.

      Cumprimentos,

      Bruno Nogueira.

      Eliminar
    3. Caro Manuel, será um erro monumental conceder mais 4 anos a este presidente. Ele diz que será o último mandato mas quem nos garante? Quantas vezes falhou com a sua palavra? Já não é a primeira vez que anuncia ser um último mandato. O texto de Alberto Miguens desmontou completamente todos os argumentos demagógicos do sr. Vieira. Não podemos esperar mais 4 anos e arriscarmo-nos a perder o lugar que devíamos ter entre os maiores da Europa a todos os níveis e não só desportivos. Urge mudar agora. Faça uma reflexão, junto com os seus pares (os de 50 votos vão decidir estas eleições) e cuidado quando o considera o 2º melhor presidente da história do Benfica para não se surpreender com os resultados de uma auditoria às contas, caso ele não vença as eleições. Noronha Lopes terá os meus 50 votos até porque conheço a estrutura que o acompanha e é do melhor que tenho visto. Miguel

      Eliminar
    4. O Caro Manuel, tem apelidos de um GLORIOSO Benfiquista.

      Olhe que normalmente esse "Arons de Carvalho" estava sempre de acordo com o Minguéns.

      Não foi ele, mais o Minguéns e Abreu Rocha que pediram audiência ao Presidente da Mesa Luís Nazaré, para que retirasse o escarro escrito pelo sportingista Ricardo Serrado quando escreveu a história do Museu (Vieira só aprecia trabalho dos outros...) e que esteve 6 meses no site do Benfica, onde esse lagartóide dizia que o "Benfica era uma ideia de 10 rapazes que gostavam de jogar à bola".

      Meu caro Manuel. Honre os seus apelidos!!!

      Eliminar
  6. Se for eleito será o presidente do meu clube, fez coisas boas e algumas não tao boas, quem tem que decidir por vezes pode errar, nós erramos, todos erramos, dissidir é isso mesmo não ter medo de errar, a isso chamamos CORAGEM.
    Nota: a 17 anos atrás tínhamos um rio que nadávamos de um lado para o outro e muitas vezes talvez vezes a mais, afogava-nos ainda nos primeiros terços do caminho. agora temos uma ponte com suportes consistentes, e agora todos a querem atravessar.
    Miguéns critico com elegância pois é um grande Benfiquista e o BENFICA é Amor Paixão e também Rezão. saudações Benfiquista.

    ResponderEliminar
  7. Uma mão cheia de nada, parei quando veio outra vez com a cantilena de que esta decada foi a 2ª mais vitoriosa de sempre.

    Por mim pode guardar a taça da Liga e a Supertaça ou fazer delas cinzeiros no museu

    O Benfica ganhou 5 campeonatos e 2 taças, nos anos 40 foram 4 campeonatos e 3 taças de Portugal, nos anos 50 foram 3 campeonatos e 6 taças de Portugal e a Taça Latina, nos anos 70 foram 6 campeonatos e 2 taças, nos anos 80 foram 5 campeonatos e 5 taças e 3 presenças em finais europeias, sendo duas delas nos campeões, ou seja esta década nem ao pódio chega.

    Quem fala assim tem pouco conhecimento da história do clube e é mais grave quando é um presidente, mau mas mesmo assim o presidente

    ResponderEliminar
  8. Caro Alberto, discordamos na essência do que apresentas, claramente a tua opinião e passado ‘como funcionário da SAD’, como indicaste atrás, te leva a optar por alguém que não o Presidente actual. Contudo, a maneira como sempre te expressas, mesmo quando criticas, é elevada, educada, benfiquista. Este blog é, portanto, um oásis.

    Votarei de novo em LFV, o clube está num dos seus melhores momentos de sempre e a ele muito se deve.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dos seus melhores momentos de sempre?? Em termos de??? Miguel

      Eliminar
    2. Caro Zé Pincel,

      eu sou do tempo em que diríamos, "o Viera é presidente do Benfica"; agora quando se fala de Vieira, eu pareço que ouço, " o Benfica é do presidente Vieira".

      Viva o Benfica.

      Eliminar
  9. Eu já cansei de apresentar argumentos, por isso subscrevo o que tão bem analisou do vácuo que são as "lamurias" do João Gabriel, perdão, do nosso Presidente, e que de forma excelente complementou o nosso consócio Vitor Carocha.

    Mais um dia é um dia a mais!

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  10. pode ganhar o LFV mas nunca 90% e se houver uma união entre os outros candidatos a coisa não vai ser fácil, não!!!

    ResponderEliminar
  11. Afinal ainda não percebi de que lado esta o Sr: Alberto migueis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do lado do Benfica! Em que outro lado poderia estar?

      Eliminar
  12. Alberto Miguéns, nunca é demais agradecer a sua entrega e dedicação ao Benfica.

    Obrigado por tudo.

    Cada dia que passa sem estar no Benfica a garantir que a história e os factos são respeitados é mais um dia que se perde na evolução e melhoria do Clube.

    ResponderEliminar
  13. Sempre achei curioso esta tendência manifesta de impor aos outros a nossa vontade. Mas o Benfica deixou de ser um clube democrático? Penso que ainda continua a ser e, como tal, assiste o direito de apoiar e votar num candidato desde que seja essa a nossa escolha clara e inequívoca e não votar 'contra' um candidato! Por mais textos longos que se escrevam ou por mais malabarismos de linguagem que se usem...
    Estou um pouco com o Manuel; já tinha feito a minha opção de voto mas perante os ataques vis e nojentos dos adversários, inimigos e medsmo de alguns benfiquistas que não percebem ou não querem perceber que sempre que atacam o Presidente do Benfica estão a atacar o próprio Benfica que dizem defender, obrigam-me a reflectir de novo.
    Seja como for, a candidatura de NL deverá ser vista com olhos de ver e tem pés para andar no próximo mandato. Resta saber qual será a conjuntura nesse momento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos tempos de Vale e Azevedo também ouvi muitas vezes nas AGs do nosso Clube essa frase - "...sempre que atacam o Presidente do Benfica estão a atacar o próprio Benfica que dizem defender...".

      Cada um vota em quem quer e apresenta os seus argumentos, deixa lá essa conversa dos "ataques vis", quem apresenta argumentos no combate eleitoral defende aquilo em que acredita.

      Já te deste conta que acabas por fazer aquilo de que acusas outrem - atacas o caracter de outros benfiquistas porque não pensam como tu?
      Como diria o outro, "deixa jogar o Mantorras", ahahahahaha

      Viva o Benfica.

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: