SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

29 agosto 2020

Premiar a Infâmia

29 agosto 2020 7 Comentários
VALENTIM LOUREIRO FOI O "CENTRO" DA CORRUPÇÃO QUE ENVOLVEU O FUTEBOL EM PORTUGAL NO INÍCIO DO SÉCULO XXI (PORQUE ANTES NÃO HOUVE CORAGEM). 


Valentim Loureiro é a figura mais tenebrosa em toda a história do Futebol em Portugal (Pinto da Costa soube tirar proveito presidindo a um clube muito maior e implacável - FC Porto - de alguém influente, promotor de esquemas, presidindo a um emblema menor - Boavista FC - mas que tinha necessidade de crescer). Juntou-se "a fome com a vontade de comer".



Valentim Loureiro foi presidente da Direcção do Boavista FC, entre 1966/67 (o clube estava na III Divisão) e 1996/97; presidente da Liga de Clubes entre 1989 e 1994 e de 1996 a 2006; presidente da CM Gondomar, entre 1993 e 2013.




PARTE I
1 de Outubro de 2000
Neste dia, um jovem árbitro, de nome Rui Mendes, deslocou-se a Campo Maior para arbitrar o SC Campomaiorense – UD Leiria, quando se encontrou com um vogal do Conselho de Arbitragem da FPF, Nemésio de Castro. Este terá indicado que seria importante que o SC Campomaiorense ganhasse o jogo, uma vez que os resultados estavam a ser maus e o seu treinador, Diamantino Miranda, estava ameaçado de despedimento. Rui Mendes arbitrou o jogo, que terminou empatado a uma bola, normalmente, numa boa arbitragem, não acompanhada pela nota do observador, que o classificou com uma nota altamente negativa. Revoltado, Rui Mendes escreveu ao presidente da Liga, Valentim Loureiro (também presidente da Câmara Municipal de Gondomar (PCM), eleito pelo PSD), relatando tudo o que se tinha passado. E ficou sem resposta durante seis meses, até que foi chamado por José Luís Oliveira, na altura vereador da Câmara de Gondomar ("braço-direito" do presidente), para uma reunião na sede desse município com o autarca Valentim Loureiro. Sucede que José Luís Oliveira era também presidente do Gondomar SC, que lutava desesperadamente pela subida à Segunda Liga. Ora, o PCM de Gondomar e José Luís Oliveira terão dito a Rui Mendes que a nota era reversível, afastando assim o espectro da despromoção à segunda categoria da arbitragem, desde que este aceitasse arbitrar o jogo do Gondomar SC na Trofa, o que sucedeu. Rui Mendes, posteriormente, contactou Pimenta Machado (presidente do Vitória SC Guimarães, entre 1980/81 e 2003/04) seu amigo, que o aconselhou a denunciar o caso à polícia e a escrever uma carta a Valentim Loureiro, relatando tudo. E assim começou o Apito Dourado.



PARTE II

Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades
Inimigos com muito ódio à mistura, Ricardo Bexiga (vereador sem pelouro, eleito pelo PS, para a CM de Gondomar) denuncia a promiscuidade entre Valentim Loureiro (presidente da Câmara de Gondomar e da Liga), José Luís Oliveira (vereador na Câmara e presidente do Gondomar SC) e a arbitragem presidida por Pinto de Sousa (ligado ao Boavista FC) no sentido de protegerem o Gondomar SC na necessidade deste subir de escalão. Em declarações, na Policia Judiciária, refere que tendo Gondomar tradição na filigrana os árbitros "favoráveis" eram agraciados com ouro de Gondomar.



PARTE III

Telefones sob escuta, foi apanhar uma teia de interesses
Que envolviam empresários, dirigentes (FC Porto, Boavista FC e Gondomar SC) além de muitas outras figuras federativas e regionais (AF do Porto, por exemplo) até do poder autárquico, desde Leiria à Área Metropolitana do Porto. Uma vergonha sem punição! Valentim Loureiro é uma figura sinistra, medonho que conspurcou e viciou para sempre resultados, classificações e alterou a relação de grandeza entre clubes. Quem devia estar preso é agraciado pelo Proença. Nojo!




Olha que cinco: Pedro Proença (árbitro anti-Benfica), Pinto da Costa (presidente do FC Porto), Pinto de Sousa (boavisteiro e presidente do Conselho de Arbitragem da FPF), José Luís Oliveira (presidente do Gondomar SC e vereador da CM de Gondomar) e Valentim Loureiro (ex-presidente do Boavista FC, presidente da CM de Gondomar e presidente da Liga):



Até este boçal (Fernando Gomes, FCP, depois LPFP e agora, FPF) está enterrado até ao pescoço! 

Fernando Gomes: «É daquele assunto que falámos, não é!?». «Eh pá! Depois quando meter a factura, a factura das.. das... outras despesas... de restaurante, mete isso!» «Percebe!?». Cambada!



Outro "pintarolas" (João Loureiro) filho de peixe sabe nadar. Antes anunciava o pai rumo ao «Apito Dourado». Não me dês moral... Corja!




Dá-me um irreal, um imaginário...dá-me um irreal
Dá-me um irreal, um imaginário...dá-me um irreal
Dá-me um ideal, um ar ilusório...dá-me um ideal
Dá-me um ideal, um ar ilusório...dá-me um ideal
Popular, surrealizar por aí
Popular, surrealizar por aí
Popular...
Não me dês moral...dá-me irreal ideal social popular avançado


Dá-me um irreal, um imaginário...dá-me um irreal
Dá-me um ideal, um ar ilusório...dá-me um ideal

Popular, surrealizar por aí
Popular, surrealizar por aí
Popular...
Não me dês moral...dá-me irreal ideal...
Popular, surrealizar por aí
Popular, surrealizar por aí
Popular...
Não me dês moral...dá-me irreal ideal social popular avançado


Andei mais de vinte anos a saber que me estavam a enganar, a viciar jogos do Benfica, nada podendo fazer e depois descobriu-se que era bem pior a realidade que a percepção dela! Quando devia estar tudo preso andam em palcos mediáticos a receber prémios! Mas que piolheira é esta!?

Valentim Loureiro nunca será o que o Poder do Futebol quer que seja, mas a vergonha que foi!

Alberto Miguéns

NOTA: Nunca se percebeu o papel passivo dos media. Isto num País a sério teria dado credibilidade à comunicação social. Assim transformou jornais conceituados em lixo escrito. Por mim, desde que nada fizeram, «podem morrer todos à fome» que não vou contribuir com um cêntimo para eles! Quem tem medo compra um cão!
7 comentários
  1. Dúvidas não existem de que a máfia tem controlado o desporto em Portugal há mais de 40 anos. Tam bém não há dúvidas de que o SLB "foi a equipa escolhida" para ser "destruída", pois as máfias sabem que têm que proteger sempre quem está sob os seus domínios. Acontece que os benfiquistas (não me refiro a quem tem andado dentro do clube e a vendê-lo aos grupos que trabalham para a máfia do porto!) deixaram de acreditar na lei e aceitaram "ser sabujos" dos ex-braço direito de Pinto da Costa, sim o tal "a quem arranjaram o lugar de presidente, mesmo sendo adepto do clube adversário que mais odeia o Benfica", passando a fazer as figuras que antes eram imputadas aos viscondes falidos, pelo que, de há algum tempo para cá se vão ouvindo frases como: "pode ser que para o ano possamos fazer um pouco melhor" e "é pá, o homem (o presidente que já devia ter sido corrido) tinha que mostrar que conseguia montar uma equipa de futebol feminina PAGA A PESO DE OURO PARA DISPUTAR UM CAMPEONATO DA 2ª DIVISÃO E CUJAS ASSISTÊNCIAS RONDAM OS 300 ASSISTENTES, pelo que, não podia preocupar-se com o penta porque teria que comprar 2 ou 3 jogadores relativamente baratos MAS QUE O JORGE MENDES NÃO TINHA! O Rui Vitória e o Lage "demonstraram demasiado respeito por um velhaco que só vê os esquemas mafiosos e a forma fácil de ganhar dinheiro", não se importando com o clube cujo nome o tem impedido de ser preso! Se alguém do Benfica quer saber quais são as possibilidades de haver um 25 de abril no futebol português, só há duas formas de o fazer! Tem que haver "gente de peso, sem medo e com contatos em 2 ou 3 países europeus", porque muitas personalidades vão berrar em tudo o que é comunicação social. Depois, bem, vai ser a UEFA a informar sobre a decisão tomada que nada tem a ver com "o arranjinho dos deputados e dos tribunais". A UEFA não brinca com coisas sérias e até o atual presidente, o sr. Infantino, esteve a "ver a sua vida toda vasculhada devido a uns rumores".

    ResponderEliminar
  2. Houve alguém que do alto da sua sabedoria disse que a Liga de Clubes tinha de ficar no Porto, até porque era uma forma de homenagear Valentim Loureiro.

    E de fininho aproveitou para fazer um protesto de que ninguém se apercebeu e deixar a direcção da Liga (ele não, o Benfica).

    Quem recita um lema de um clube rival na Gala do Benfica, e tem tiradas destas, bem que podia propor o Proença para receber também um prémio prestigio na próxima Gala. Espero é que ele nessa altura já lá não esteja.

    Viva o Benfica

    PS_ fui só eu que sentiu vergonha alheia no discurso (discurso??) do major?

    Gostei muito foi das palavras de quem recebeu o prémio fair-play - "agradeço o prémio, mas o fair-play não ganha jogos", ahahahahahaha.
    Esta festa ou lá o que foi aquilo além de pindérica foi surreal.

    ResponderEliminar
  3. É a cara da Liga. É a cara do Sr. Proença. A falta de vergonha na cara.
    Um dos rostos da corrupção condenada em Portugal.
    Homenageie-se. Hoje Valentim, amanhã Pinto. Tudo farinha do mesmo saco.

    Nojo.

    ResponderEliminar
  4. Qual foi o montante do prémio? Dá ao menos para comprar um saco de batatas?

    ResponderEliminar
  5. Só faltou atribuírem (o ROLHA, a Sónia BORREGA e a Leninha LAGARTA) o Prémio do Apito MAMÃO, ao Rui OURIÇO PINTAROLAS pelos serviços INFORMÁTICOS prestados à CA(U)SA NOSTRA da POCILGA

    ResponderEliminar
  6. Não vale a pena falar nos outros quando sabemos o passado daquele que está no Benfica, homem de confiança do Pinto da Costa, parece que com algum envolvimento nas transferências de 94,ler a entrevista do Pacheco, sócio tricolor, Decos, Ovchinikovs, essa merda de clube, merda essa qye tomou de assalto à 19 anos de forma sorrateira, os outros não prestam mas nunca estiveram no Benfica, mas o que está no Benfica deixa muito a desejar, para ser simpático e está lá e veremos se não continuará

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: