SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

24 agosto 2020

Enke 43

24 agosto 2020 3 Comentários
COMPLETARIA HOJE, 43 ANOS, MAS MORREU AOS 32.


Nasceu em Jena, ainda Republica Democrática da Alemanha (RDA) em 24 de Agosto de 1977, há 43 anos, falecendo em 10 de Novembro de 2009, na passagem de nível de Eilvese, nos arredores de Hanôver, representando o Hanôver SV 1896.


Nunca recuperou do falecimento da filha Lara
Em 17 de Setembro de 2006, com pouco mais de dois anos, devido a um problema congénito devido a uma mal formação do lado esquerdo do coração. Em 10 de Novembro de 2009 decidiu suicidar-se.


Só falei uma vez com ele
Mas percebia-se que era sensível, perfecionista e que não admitia cometer erros. Se isso é um problema em qualquer profissão imagine-se num guarda-redes. Até pediu desculpa por (ainda) não saber falar português como se isso fosse uma obrigação!




Chegou ao «Glorioso» em 1999/2000
Estreando-se a 19 de Julho de 1999, no primeiro encontro da pré-temporada, numa vitória por 5-1 frente ao FC Sachsen, na Alemanha.




Despediu-se, em 12 de Maio de 2002, num encontro da digressão a Angola, em final de época. Em três temporadas, honrou o «Manto Sagrado» durante 9 629 minutos, em 109 jogos, com 13 a capitão, depois da transferência de Fernando Meira no «mercado de Inverno».


Da esquerda para a direita. Em cima: Poborsky, Rojas, Nuno Gomes, Andrade, Ronaldo e Paulo Madeira; Em baixo: Calado, Kandaurov, Maniche, Enke e João Pinto (capitão).


1999/2000

Titular indiscutível (Bossio e Nuno Santos) em temporada de despedida de Preud'homme. A terminar a temporada é operado ao joelho.





2000/2001
Mais uma época em que é indiscutível (Bossio e Moreira) e novamente uma lesão depois de um jogo pela selecção B da Alemanha.




2001/2002
Repete-se o "Fado". Titular indiscutível (Paulo Lopes e Moreira) com mais uma lesão a findar a temporada. Capitão da Águia Rubra durante 13 jogos.


Seguiram-se outros clubes
E até regressou à selecção da Alemanha. 


Adeus
Para sempre no coração da Águia será Imortal.



Obrigado, Robert Enke.



Alberto Miguéns
3 comentários
  1. Profissional correcto de de grande categoria.
    Foram trágicos os seus últimos dias.
    Eternamente jovem.
    Que descanse em Paz.
    Obrigado, Robert Enke!

    ResponderEliminar
  2. Um Homem tranquilo, um grande GR e um daqueles que deixou a sua marca no Clube.

    Onde quer que se encontre que tenha encontrado a Paz que lhe faltou nos últimos tempos da sua curta passagem pela Vida.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Grande Robert Enke... Nunca mais esqueço na antiga e eterna Luz os penalties que defendeu contra o Paok numa eliminatória da Taça UEFA...Leiam a Biografia dele... Um Excelente livro sobre a vida e carreira deste malogrado jogador...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: