SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28 agosto 2020

Béla Guttmann 55

28 agosto 2020 5 Comentários
HÁ 55 ANOS, EM 28 DE AGOSTO DE 1965, O TREINADOR BÉLA GUTTMANN VOLTAVA A ORIENTAR O BENFICA.


E tudo começara em 8 de Maio desse ano (1965) quando o tema das Eleições foi... o treinador húngaro. Devia (António Catarino Duarte pela Lista B) ou não (Fernando Lourenço pela Lista A) regressar ao Clube. Devia! Com o Benfica campeão nacional na antepenúltima jornada, em competição na Taça de Portugal (depois de eliminar o FC Porto, 2.º classificado no Nacional) e apurado, em 6 de Maio, para a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus frente ao FC Inter (que devia ser disputada em Roma e foi em... Milão). Maldição do Guttmann!

Com Gastão Silva como responsável pelo Futebol (na lista vencedora)
Foi fácil fazer regressar Béla Guttmann pois em 1959, foi Gastão Silva que sugeriu a Maurício Vieira de Brito, que o treinador indicado para substituir Otto Glória estava em Portugal e vivia no Porto.



Guttmann foi contratado a 9 de Agosto
E em 16 de Agosto já estava na «Catedral» a orientar o primeiro treino para 1965/66. A época anterior (1964/65) terminara em grande, a 17 de Julho de 1965, com o Benfica a conquistar, em Caracas (Venezuela) a «Pequena Taça do Mundo» (um dos mais prestigiados torneios de Verão nos Anos 50 e 60) frente ao Club Atlético de Madrid.

Em 28 de Agosto de 1965, há 55 anos
(Re)estreava-se como treinador do «Glorioso», em Cádis, no prestigiado torneio do sul de Espanha, na XI edição do Troféu Ramon de Carranza. O Benfica apurou-se para a final, afastando o clube de Sevilha, Real Bétis Balompié (Futebol em castelhano mas que nunca "pegou").



A temporada correria muito mal (em Portugal e na UEFA)
Fez "pior" que os treinadores que o antecederam {Fernando Riera (62/63), Lajos Czeizler (63/64) e Elek Schwartz (64/65)} e sucederam {Fernando Riera (66-68), Otto Glória (68-70) e Jimmy Hagan (70-74)} até se despedir de Portugal e do Futebol. Há muitas interpretações para o sucedido. Todas validadas por quem o conheceu bem (melhor que eu) e fez interpretações diferentes (vivendo os acontecimentos), muito ou pouco, da interpretação que eu faço. Macarrão, Caiado, Gastão Silva, Armando Abreu Rocha, Francisco Calado, são alguns dos Benfiquistas com quem falei acerca do "assunto". Retiro os futebolistas que são "parte interessada". Para mim Béla Guttmann queria que o "Mundo do Futebol" se adaptasse à sua personalidade e ideias em vez de ser ele a perceber que o Futebol entre 1960 e 1965 mudara muito mais, ou seja, mais mudanças em menos tempo, que entre 1945 e 1960. Béla Guttmann em 1960 estava na dianteira pois acumulara sabedoria e experiência conseguindo ter à sua disposição um plantel com muita classe, ávido de rechear com triunfos essa qualidade. Em 1965 o Futebol Europeu era muito mais físico que em 1960. Muito mais estudado e testado que só ter conhecimentos e colocá-los em prática. Béla Guttmann desactualizou-se ao sair da Europa, em 1962, para o CA Peñarol. Mesmo o regresso à Europa, na Áustria, apenas permitia que observasse como espectador o jogo. Quando chegou ao clube de topo do Futebol Europeu, o Benfica, que dominou a Taça dos Clubes Campeões Europeus, em oito temporadas, entre 1961 e 1968, estava ultrapassado e a sua autoconfiança e narcisismo derrotaram-no. Depois culpou Eusébio e o facto de a equipa querer jogar para ele ou depender dele. Guttmann queria o quê? Teve nas mãos, em 1966, o melhor futebolista do Mundo (Bola de Ouro em 1965) e não o soube aproveitar. Em 1965/66, foi o homem errado no tempo certo! Para mim continua a ser o melhor treinador que passou por Portugal (incluindo portugueses) a par de Otto Glória. 


Béla Guttmann não merece
A vigarice de lhe atribuírem uma maldição que nunca existiu. Foi um treinador competente, Bicampeão Europeu e morreu a dizer que era Benfiquista. Trazia sempre, na lapela, o emblema do Benfica. Como disse numa das últimas entrevistas que deu, a última em Portugal (clicar) depois de deixar o FC Porto e o Futebol.


Até amanhã, Benfica!


Alberto Miguéns

5 comentários
  1. O regresso de Béla Guttmann foi infeliz mas acabou por demonstrar que mais importante do que qualquer currículo e auto-confiança é perceber o tempo, os jogadores e o Clube. Uma lição para o presente e para o futuro.

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto, imenso obrigado por mais uma vez repor a verdade a respeito de um dos maiores magos de e para sempre do futebol mundial.
    Desgasta e incomoda haver benfiquistas mal informados e outros que até conhecem a verdade, irem na ladainha da "maldição", só porque sim!
    Béla Guttmann foi um génio.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. A maldição existe e não tem nada a ver com o Bella Guttman, ela existe porque o Benfica perdeu 11 finais seguidas, contando com os miudos, mas para mim são 8 finais europeias seguidas, e já as perdeu de todas as maneiras possiveis e imaginarias.

    Em termos europeus o Benfica deve ser o pior clube no racio de vitorias e derrotas nas suas finais europeias, temos apenas 20% de vitorias e 80% de derrotas, não é normal, é uma maldição, mas que nada tem a ver com o Bella Guttman.

    Tem a ver com cultura ou falta dela para abordar as finais, como alguem uma vez disse as finais não se jogam ganham nem vamos lá para participar e ficar contentes com isso, para isso é preciso ter mentalidade ganhadora que o Benfica deixou de ter, basta ver que os benfiquistas agora falam é em 37, 38, 39, 40, e para mim quero que isso se lixe, nunca meti nem meto os pés no marquês, eu queria era a 3ª, 4ª 5ª orelhuda e por ai fora, se fosse possivel, mais umas ligas europa, e pelo meio umas supertaças e uns mundiais, e depois iamos ganhando uns titulos domesticos

    Mas esta é a minha opinião que desde que vejo o Benfica desde a primeira metade da decada de 70, sempre ouvi dizer e falar que o objectivo era voltar a ser campeão europeu e a competição europeia era sempre a competição mais importante, dai as tão famosas noites europeias na Catedral da Luz, um ambiente indescritivél, mas isso já só são memorias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      A Juventus FC perdeu 7 finais da TCCE/LC (tem dois títulos) e uma final na Taça UEFA. Na "Liga Jovem UEFA" não pode perder nenhuma pois não risca.

      O SLB tem 2 títulos na TCCE e 5 finais perdidas mais 3 da Taça UEFA/LE.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Caro

      A Juventus FC perdeu 7 finais da TCCE/LC (tem dois títulos) e uma final na Taça UEFA. Na "Liga Jovem UEFA" não pode perder nenhuma pois não risca.

      O SLB tem 2 títulos na TCCE e 5 finais perdidas mais 3 da Taça UEFA/LE.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: