SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14 setembro 2017

Cumprir o Desejo de Guttmann em 1974

14 setembro 2017 3 Comentários
OS BENFIQUISTAS SÓ NÃO SABEM QUANDO.



O treinador Bicampeão Europeu, em 1961 e 1962, deu uma entrevista durante o mês de Junho e publicada em 1 de Julho de 1974 após aquela que foi a sua última temporada (1973/74) como treinador. Faleceu seis anos depois, em 27 de Agosto de 1981.


Que eu saiba esta é a última entrevista
Béla Guttmann fala do Benfica como sempre falou. Com respeito, admiração e gratidão. Não podendo (por razões "técnicas") colocar toda a entrevista - retirei as questões acerca do FC Porto e da Selecção Nacional - deixo o que ele pensava do Benfica no início da temporada de 1974/75.




Tudo o que não é falar de Béla Guttmann como Benfiquista
Ou seja, alguém do Benfica que deseja o melhor para o Clube é pura palermice. E em "palhaçadas" só embarca quem quer.




Na entrevista
É perceptível o carinho que continuava a ter pelo "Glorioso", mais de uma década da dupla conquista europeia e quase cinco anos depois da segunda passagem como treinador do Clube (1965/66).


Este blogue já mostrou duas entrevistas
Em que o Benfiquista Béla Guttmann se assume. A primeira em 24 de Maio de 2014 (clicar)

Aqueles que enchem a boca com supostas maldições
Mostrem-nas impressas em papel da época. Não em construções de "fótóchope e paintes". Até o fazerem, até a mostrarem. Para todos vocês, cambada de aldrabões:



Tomem lá uma bem medida!

Alberto Miguéns

NOTA1 (À PARTE PARA NÃO CONSPURCAR JUNTANDO O INÚTIL AO ÚTIL - DECLARAÇÕES DE BÉLA GUTTMANN): Pior que as redes sociais são os media em Portugal. Terceiromundistas ainda vivem de maldições, profecias e bruxarias. Tendo "em casa" as entrevistas, simplesmente, ignoram-nas porque é mais vendável primeiras páginas com labreguices.

NOTA2: O Benfica voltará a ser Campeão Europeu (e não é conquistar a Liga Europa - onde também já vale a suposta "maldição" - é mesmo a Liga dos Campeões) correspondendo ao desejo de Béla Guttmann e de todos os Benfiquistas. Como ele. Um Clube do Povo de um País como está o Benfica para Portugal arrisca-se a ser Campeão Europeu. É só fazer no Glorioso Futebol o que deve ser feito. Os negócios da Benfica SAD devem ser um fim para fazer um Benfica mais forte no Futebol e não a finalidade do Futebol do Benfica. E será Campeão Europeu. Com Luís Filipe Vieira (seria o ideal porque estaria mais perto do dia de hoje) ou com quem lhe suceder. 
3 comentários
  1. A suposta maldição é apenas um aproveitamento manhoso de quem usa a manha como um dos métodos para negar o óbvio. O SLB é o maior Clube em Portugal, o mais querido. Será preciso uma conjugação de factores feliz e muita competência para voltar a conquistar a Europa. De resto o primeiro factor já o SLB tem. Aliás sempre teve, a sua massa associativa. Aquela mesmo que Béla Guttmann tão bem sentiu e caracterizou:

    "Chove? Tá frio? Faz calor? Que importa? Nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves da serra, ou no meio das chamas do inferno, por terra, por mar ou pelo ar, eles aí vão, os adeptos do Benfica atrás da sua equipa... Grande, incomparável, extraordinária massa associativa".

    Arrepia de tão verdadeiro, de tão sentido.

    Quem melhor para a caracterizar que o treinador mais ganhador da nossa História. Quem melhor do que um homem que percorreu inúmeros países e diversos continentes para treinar equipas de futebol? Béla Guttman fez-se Benfiquista porque percebeu que entre todos os grandes Clubes que treinou e os que enfrentou, O Sport Lisboa e Benfica era especial. E fê-lo seu. Provavelmente o quarto que faltou ficou para o seu Kispest AC.

    Carinho e agradecimento eterno à memória do grande Feiticeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente foi o que não se viu neste confronto contra o CSKA, 38.323 muito pouco para quem se intitulo a maior de Portugal. Cheguei a sentir vergonha!

      Eliminar
  2. Bom dia Alberto, como sempre... Vou roubar!

    Saudações TETRAGloriosas

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: