SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

23 julho 2020

Regressos (Parte III)

23 julho 2020 3 Comentários
JORGE JESUS REGRESSA PARA RETOMAR O DOMÍNIO DO FUTEBOL PORTUGUÊS OU PARA AFIRMAR O BENFICA NA LIGA DOS CAMPEÕES?


É que aquando da "primeira passagem" foi demasiado titubeante na principal (e única de grande nível da UEFA), tanto que o presidente do Clube teceu-lhe duras críticas após a sua saída, até deixando entender que esse seria um dos motivos para ser dispensado.


A nível interno (campeonato nacional)
Seja com a dupla Luís Filipe Vieira/Jorge Jesus, seja com outro presidente depois das Eleições com Jorge Jesus, seja com outro presidente depois das Eleições e um treinador de igual estirpe, o Benfica está condenado a conquistar os títulos em campeonatos com 22, 26, 30, 34 ou 38 jornadas! O actual presidente só o conseguirá com Jorge Jesus como ficou demonstrado desde Maio de 2001 (quando assumiu a liderança da Benfica Futebol SAD) pois os títulos extra-Jesus parecem ter sido esporádicos. De forma consistente só com a chegada do treinador que completará amanhã (24 de Julho de 2020), os seus 66 anos. Desde já, os parabéns.

Não me parece que Jorge Jesus consiga fazer a partir de 2020/21 o que não conseguiu depois de 2009/10
Pode-se argumentar que tem mais Mundo beneficiando da saída do Benfica para perceber que o seu umbigo não é o Planeta Futebol. Mas também vai a caminho dos 70! E a idade, mesmo que não afecte todos de igual forma, vai "pesando". Jorge Jesus é um treinador sôfrego pelo sucesso, mas ter 55 anos (em 2009/10) ou ter 66 anos em 2020/2021 deve fazer diferença. Só espero que continue ávido de conquistas internacionais e que isso se traduza em passar nos próximos anos sempre à fase a eliminar da Liga dos Campeões. 

A nível interno (com efeitos externos)
O Benfica - com as debilidades financeiras do FC Porto (muitos vícios/senilidade do pintecostismo) e o desmembramento do Sporting CP como grande clube de futebol - tem caminho aberto para conquistar o que outros clubes que têm as suas características, em popularidade e prestígio, conquistam. O que faz esses emblemas serem campeões nacionais crónicos?  A necessidade de estar no pote 1 da Liga dos Campeões para aumentarem as probabilidades de terem campanhas na UEFA bem sucedidas. Que é o que o Benfica devia ter feito depois de 2013/14. Em 2020/21 deveria caminhar para o oitavo título consecutivo e afinal a preocupação é recuperar o título perdido para o FC Porto, em 2019/20! Inacreditável!



A nível internacional
O Benfica tem um potencial que está muito mal aproveitado.  Nos anos 90 e início do século XXI estava mais próximo dos melhores clubes europeus que na actualidade. É o pior nos cinco mandatos do actual presidente, desde 3 de Novembro de 2003 (tomada de posse). Ter uma visão provinciana do Benfica. O estudo mais credível que conheço até agora é o da UEFA realizado pela empresa Repucom em Novembro de 2012 (clicar para a página 41 desse estudo). Não há clube em 38 federações - mas as quatro britânicas estão agregadas - que foram objecto de estudo por parte da Confederação Europeia (que tem 55 Federações filiadas) que seja tão dominante em cada país como o Benfica.



Os actuais responsáveis pela Benfica Futebol SAD
Nunca acreditaram que o Benfica podia manter-se numa segunda linha do Futebol Europeu. Essa estorieta do Benfica em 2020 ser superior ao de 2000 não passa disso. Uma estorieta. Todo o Mundo evoluiu/mudou em duas décadas só o Benfica continuava estacionado no ano 2000. Alguém acredita nisso!? Se Jaime Antunes tem vencido as Eleições em 2003 o Benfica, em 2020, nunca estaria igual ao que é agora. É evidente que podia estar pior, mas também podia estar melhor, mesmo que Jaime Antunes há algum tempo tivesse deixado, perdesse eleições ou fosse substituído por outro(s). A prova de que é impossível aniquilar um grande clube é a Juventus FC. Em 2006/2007 competiu no segundo escalão. Depois de um 3.º lugar (2007/08), 2.º lugar (2008/09) e dois sétimos lugares (2009/10 e 2010/11) conquistou os últimos nove títulos (2011/12 a 2019/20, embora só na próxima ou na jornada seguinte seja realidade). Há década-e-meia estava na Série B! O Benfica até 1999/2000, em 66 edições (desde 1934/35) do campeonato nacional, o pior que conseguira foram dois quartos lugares, em 1939/40 e 1940/41 quando nem estádio tinha, tendo de alugar o do Lumiar (Sporting CP) e do Lumiar-A (GD CUF Lisboa). Só quem não percebe a grandeza do Benfica pode pensar que alguma vez o Benfica deixaria de ser o melhor clube português. É só uma questão de tempo acabar com períodos de quatro ou cinco anos consecutivos sem conquistar o campeonato nacional. Os dez campeonatos nacionais consecutivos perdidos, entre 1994/95 e 2003/04, ficaram a dever-se a inabilidade dos dirigentes do Benfica em desmascarar o que se passava no Futebol Português. Valeu-nos o «Apito Dourado» que até começou por ser um caso entre o Gondomar SC e uns tais de Dragões Sandinenses. As escutas aos mafiosos que "andam pelo Youtube" são efeitos colaterais do telefone de Valentim Loureiro (presidente da Câmara Municipal de Gondomar) e Pinto de Sousa (presidente do Conselho de Arbitragem da FPF), por exemplo, estarem sob escuta! 



O Benfica necessita de ter responsáveis na Benfica Futebol SAD ambiciosos. Que tenham... Mundo. Ou que este não seja o seu umbigo!
O Benfica terá sempre, mas sempre, associados que eleitos dirigentes manterão sempre o Benfica como clube mais popular em Portugal. É assim desde 10 de Fevereiro de 1907 (provar que os mestres do futebol, os ingleses de Carcavelos, não eram invencíveis perante futebolistas portugueses) e assim continuará, com períodos (poucos) menos bons e outros (muitos) bem bons. Não acredito que o Benfica fosse a excepção. Os clubes mais populares de cada País, mesmo quando vão à falência, recuperam e continuam a ser os mais populares e titulados. Só se tiverem clubes de igual dimensão terão dificuldades, ou seja, se houver dois ou três clubes com níveis de popularidade muito semelhantes em determinados países, como Escócia, Espanha, Bulgária ou Turquia, por exemplo.

Até amanhã, Benfica!

Alberto Miguéns



NOTA: Como respeito todas as opiniões mesmo as completamente contrárias também respeito e tenho em consideração esta do advogado do nosso treinador Jorge Jesus (clicar). Mas considero que o título conquistado pelo FC Porto, em 2019/20, bem como os milhões que conseguir fazer com pontos obtidos nos jogos da Liga dos Campeões e nas transferências de futebolistas não passam de uma bóia para não irem ao fundo. Mesmo assim o plantel de 2020/21 continuará a ser inferior ao do Benfica, o treinador é inferior e o presidente portista já deu o que tinha a dar, aos 82 anos. Não brinquemos. Percebe-se que está antiquado: só agora se lembrou da prospecção/formação; não tem Futsal; e não aposta nas equipas seniores femininas em várias modalidades. Opta por patrocinar outros clubes, como no Voleibol (plantel feminino) e ciclismo contando com a conivência das respectivas federações. Um Bicampeonato do «Glorioso» em 2020/21 e 2021/22 arrasará, para sempre, o FC Porto, no modelo competitivo que vigora na actualidade - o 1.º classificado ser apurado directamente para a Liga dos Campeões e o 2.º ser ou não (dependendo da capacidade competitiva nas competições europeias dos clubes de países como a Rússia, Bélgica e Holanda) - colocará o campeão de Portugal cada vez mais afastado de todos os outros clubes nacionais. Com tanta monotonia em todos os países da Europa (Inglaterra é excepção) pois em Espanha só dois - Real Madrid CF e FC Barcelona - conquistarão o título, será criado um «Campeonato Europeu de Clubes/CEC». E o Benfica entra ou não entrando tem de liderar a criação de uma Liga Europeia alternativa e forçar promoções e despromoções ao CEC.

3 comentários
  1. Temos tido um Benfica à imagem da capacidade intelectual do atual presidente. Bom para os negócios da construção e das comissões, mas que desertificou a estrutura do futebol de crânios e de ambição, ficando ele a tomar as decisões de que jogadores e treinador se contrata. Incrível a menorização do Rui Costa e mais incrível ainda como este se deixa menorizar. Temos o Jesus como treinador, e não um grande treinador estrangeiro, porque fala português (mais ou menos) e o Vieira não fala línguas estrangeiras, porque o Vieira não tem capacidade negocial internacional, nem contactos, dependendo do Mendes, e porque são compinchas, considerando o Vieira que assim é mais fácil controlar o treinador e o plantel. Ainda seria preciso perceber porque o Jesus obteve um aumento salarial brutal e totalmente desproporcionado na sua primeira renovação com o Benfica (e para que bolso foi parte da diferença) para se entender plenamente a escolha.

    Mas dito isto, o problema nem é o Jesus. Provavelmente o melhor treinador que aceitaria vir para o Benfica e que o Benfica poderia contratar. O que seria capaz de fazer o Benfica se o Jesus tivesse uma estrutura técnica e uma estrutura Diretiva competentes e ambiciosas, focadas nos resultados desportivos e em criar as melhores condições para o sucesso, tal como ele encontrou no Flamengo? Pois, é ver os resultados que ele obteve em apenas 1 ano...

    Alberto João

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto Miguéns,

    Uma pequena nota, os dois clubes melhores classificados do próximo campeonato serão apurados directamente para a Liga dos Campeões, indo o terceiro classificado a pré-eliminatórias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro

      Agradeço. Certo. Em 2020/21 e 2021/22 vai ocorrer essa situação. Em 2022/23 vai depender do que ocorrer esta temporada na Liga dos Campeões e na Liga Europa. Os clubes da Rússia vão querer pontuar mais que os portugueses, por isso esperamos que os de Portugal sejam mais competentes para não perderem a vantagem: Portugal (49.449) e Rússia (45.549). Em 2020/21 continua com seis clubes (3 + 3) e Portugal com cinco (2 + 3). Nas duas próximas temporadas invertem-se as posições e o número de clubes.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: