SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02 julho 2020

Pobre e Mal Agradecido

02 julho 2020 12 Comentários
PASSOU A VIDA A SONHAR COM O BENFICA NUNCA PERDENDO UMA OPORTUNIDADE PARA FALAR DO «GLORIOSO».


Já por uma vez faliu o clube dele e o Benfica deu-lhe um «balão de oxigénio», em 2017/18, quando o «Glorioso» podia ter conseguido o quinto título consecutivo, obrigando-o a "destratar" o treinador de 2017/18, arriscar ser eliminado dos milhões da Liga dos Campeões e sair pelo buraco da fechadura, em 2020 (eleições) pois o Benfica em 2019/20 estaria a comemorar o sétimo título consecutivo. Morde na mão de quem o ajudou. 


Em 2019/20 arrisca-se a ter mais um «balão de oxigénio»
Pois aquilo, lá por Contumil, parecia um ninho de lacraus. Valeu o Benfica estar a tentar entregar-lhe o título (29.º) numa bandeja azul-e-branca, colocar o FC Porto nos milhões, a UEFA/FIFA terem adiado acertar contas certas (com o pretexto da COVID-19), poder facturar mais umas quantas "c'roas" na fase de grupos da Liga dos Campeões e adiar a falência da SAD portista por mais uns meses. Continua a morder na mão de quem o ajudou. 


Mas não se vai safar...
O Benfica é o maior clube português, o único que pode nesta terceira década do século XXI tentar pertencer à I Divisão do Futebol Europeu.


O Benfica é o maior dos maiores 
É nas deslocações para longe de Lisboa que se percebe a dimensão demográfica do Benfica. O estudo mais credível que conheço até agora é o da UEFA realizado pela empresa Repucom em Novembro de 2012 (clicar para a página 41 desse estudo). Não há clube em 38 federações - mas as quatro britânicas estão agregadas - que foram objecto de estudo por parte da Confederação Europeia (que tem 55 Federações filiadas) que seja tão dominante em cada país como o Benfica.


O «Glorioso» está condenado a ganhar em Portugal
Pois o Futebol, em 2020 e anos seguintes, permite a criação de Super-Clubes nacionais como o FC Bayern Munique, a Juventus FC Turim, o PSG FC, o AFC Ajax ou o CFP Olympiakós, por exemplo. No século XX era difícil conseguir ciclos longos devido às limitações de regulamentos (número de estrangeiros) e financeiras (as transferências eram a tostões). Tudo mudou. O desígnio do Benfica é ter excelentes plantéis para pontuar na Liga dos Campeões e (lateralmente) "papar" campeonatos, em Portugal, com "uma perna às costas" do Costa!

Eu dou importância a Pinto da Costa porque sou "obrigado" como adepto
Só nas etiquetas deste blogue é a 25.ª vez, mais outras tantas na Benfica TV e umas 50 no nosso semanário "O Benfica". Pinto da Costa incomoda-me mais que a cómoda onde esbarro quando não quero acender a Luz.



Quando se está sempre à procura de um pretexto para se falar de algo
É porque esse algo ou é muito bom ou incomoda muito. Ninguém fala do que não interessa.

A única satisfação. Ao longo da sua longa vida falou tanto do Benfica, mas tanto, o que ilustra na perfeição a grandeza do «Glorioso». 

Alberto Miguéns

12 comentários
  1. Tem de ser clarificado é porque foram dados os tais balões de oxigénio. O Glorioso respeita os adversários, fazendo tudo para vencer. Se não faz tudo para vencer, abastarda-se a si e aos adversários. Estes balões não foram incompetência, e tem de ser pública a sua razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu considero que foi mesmo incompetência. Não alinho por teorias de conspiração. O atual presidente fez sair do clube os profissionais conhecedores e rodeou-se de parceiros das comissões e de yes man que pouco sabem e ainda menos dizem. A consequência foi uma aposta descontrolada e excessivamente optimista na capacidade do jogador feito no Benfica,
      e interesseira vendendo todos os anos os melhores, em simultâneo com um desinvestimento em jogadores estrangeiros de qualidade, porque o orçamento não dá para tudo num contexto em que até o último classificado do campeonato inglês tem maior capacidade de aquisição e de pagamento de salários. O resultado foi o enfraquecimento progressivo do plantel nos últimos cinco anos em que só ganhamos quando os outros se derrotaram a si mesmos, como o ano passado, por arrogância e excesso de confiança ou gestão de competições mal feita.

      Contudo, considero importante alertar para o seguinte: não se trata só de incompetência do atual presidente e estrutura. Trata-se igualmente do modelo de financiamento e gestão que está ultrapassado na atual conjuntura. Espero que tal se debata na próxima campanha e que não se limitem a discutir nomes.

      Alberto Jião

      Eliminar
    2. Basta ter em conta a altura em que as incompetências ocorreram para se perceber que não foram incompetências, mas sabotagem interna, propositada.

      Eliminar
  2. E aquela vez em que nos vieram pedir o dinheiro de transferencia de um jogador para nao falirem, la pelos anos 40 ou 50?

    De este ano/epoca, por já nao acreditar em nada de sério, disse nos meus circulos que o campeonato nao era para nos. Tal como em 17/18. Nunca poderia ser ou o fcp desaparecia. A parceria milagrosa no final do ano passado com o mendes a vender por bom valor um jogador do porto, mais os duzentos milhoes que LFV anunciou em vendas de dois jogadores no final desta epoca (ja estava apalavrado, segundo a noticia) que so podem ser via mendes... acho que da uma equacao bonita e clara do que esta a acontecer. Poderei ser eu que tenho imaginacao muito fertil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voce tem Toda a razao. O SLB tourno se Sport Vieira e Mendes mas sem o "Sport"

      Eliminar
  3. Pois o turista de Vigo o tal que foi condenado e o seu clube também, gostam de marrar e sempre que marram é com o vermelho, faz me lembrar o regime o tal que o safou duas vezes de descer aos escalões onde eles deviam estar por mérito próprio pois foram condenados por praticar actos de corrupção foram lhe retirados seis 6 pontos e não recorreram, sempre praticaram a batota, este turista de Vigo, morde a mão de qualquer um é um mordedor que não conhece o dono. o que me esta a incomodar é um batoteiro viver ás custas de um bando dos cinco.

    ResponderEliminar
  4. Caro Dr. Alberto,

    Acredite que respeito muito o seu Benfiquismo, tal como gosto muito de ler aqui o Senhor Vítor Carocha, outro Benfiquista com B Grande. Bom, mas vamos directos ao assunto, como sabemos tão bem, o Presidente Pinto da Costa não perde uma oportunidade de dar uma "fodinha" ao Benfica, se concordo? Não, neste caso, foram declarações despropositadas, e desnecessárias, mas afinal, qual era mesmo o Clube que estava 10 anos à frente dos rivais, como escreveu o António Galamba?

    '«Voltar à vaca fria»', qual o Clube fora das Ligas Top 4, que neste século, nesta era do Futebol Indústria venceu uma Champions, uma Taça UEFA, uma Liga Europa, ou uma Taça Intercontinental? Só quero um exemplo nesta Europa do Futebol... é verdade, sem vaidade, nem arrogância, mas utilizei esse argumento para definir a dimensão de Pinto da Costa, e sobretudo a sua obra, perpassou 5 décadas do Futebol Português sempre a ganhar (cá dentro, e lá fora...), e de forma quase inusitada, vai entrar na década 6 na próxima temporada!

    Com 82 anos de idade já se deveria ter retirado? Naturalmente, o Belmiro de Azevedo que era da colheita de Pinto da Costa, retirou-se com 70 e poucos anos, e foi plantar kiwis para o Marco Canavezes. Tem acumulado erros de gestão nesta década? Muitos mesmo. Mas volto a perguntar, qual o Clube na Europa que intervencionado há 3 anos pela UEFA, pode conquistar 2 campeonatos nos últimos 3 anos? Pode-me ajudar? Só pedia um mero exemplo...

    Em agosto de 2019, o FC Porto jogou em Krasnodar uma pré-eliminatória, como sempre, Pinto da Costa viajou com a equipa, e naturalmente viu a partida, o FC Porto regressou, e depois de 6/7 horas de viagem, chegada já de manhã ao Porto, e o Presidente do FC Porto com 82 anos de idade, foi a casa tomar um banho depois de uma longa viagem, foi para Bragança para o final de uma etapa da Volta a Portugal em bicicleta, terceira pergunta, será que o "homem da inteira confiança do senhor Pinto da Costa" também o faria? ...

    Termino com marcos, ou anos históricos:

    Em dezembro de 1960, Eusébio chega a Lisboa, em 1960 quantos campeonatos tinham conquistado os 3 Grandes: Benfica 10, Sporting 10, e FC Porto 5.

    Em abril de 1974, na revolução de abril, quantos campeonatos tinham conquistado os 3 Grandes: Benfica 20, Sporting 14, FC Porto 5.

    Em abril de 1982, Pinto da Costa é eleito presidente do FC Porto, quantos campeonatos tinham conquistado os 3 Grandes: Benfica 24, Sporting 16, FC Porto 7.

    No ano 2000, no século passado, quantos campeonatos tinham conquistado os 3 Grandes: Benfica 30, FC Porto 18, e Sporting 17.

    Neste ano 2020, e quando ainda falta determinar o campeão desta temporada, o Benfica ganhou 37 campeonatos, o FC Porto venceu 28, e o Sporting 18.

    "Quanto a esse resto, sobre o qual assentam os caboucos das grandes marcas de prestigio internacional, é inequívoco que Luís Filipe Vieira fez mais em desassete anos no Benfica, do que Pinto da Costa em trinta e oito anos no FC Porto..."

    Fernando Guerra n´A Bola, mais um com um extraordinário nome de Guerra ...

    Saudações des_Portistas

    ResponderEliminar
  5. como dói o porto ter títulos europeus a cores e em hd ... e não na telefunken dos anos 60.

    o porto tem um criminoso como presidente...
    e o benfica, olhando às notícias de hoje, o que tem? um presidente que comprava juízes nos tribunais.

    ResponderEliminar
  6. Auditoria independente, falando com todos os intervenientes pelo futebol do Clube, isso é que era!!!

    ResponderEliminar
  7. Como é que o bicho destes não morde a língua, ninguém na estrutura com 10 dez anos há frente se defende destes ataques, quem não deve não teme ou cera que alguém na tal estrutura com 10 anos há frente tem o rabo preso e não pode responder, estamos fartos de comer e calar por alguém que tem todos os seus telhados de vidro e o bando dos cinco.

    ResponderEliminar
  8. Paulo Oliveira, não sei se o senhor é um Portista com P grande. Ainda não conheci nenhum e explico porquê. Pinto da Costa é tudo isso que o senhor diz, um grande líder sem dúvida, só que infelizmente as vitórias do Porto na sua vigência estão sempre assombradas pelas maroscas paralelas de que o apito dourado é a ponta do iceberg. E isso permitiu-lhe a desfaçatez de, a certo ponto, jogar folgado cá para apostar as fichas todas na Europa. Até agora não conheci nenhum portista que reconhecesse isso, apenas conheci portistas para quem isso é irrelevante, desde que ganhe e desde que ganhe ao Benfica. É o complexo Kelvin 92. O célebre rouba mas faz, mas adaptado ao futebol.

    Dito isto, e não sendo hipócrita, reconheço que muita gente no meu clube tem inveja de não termos um "rouba mas faz" à altura de Pinto da Costa e veja em Luís Filipe Vieira o mais parecido, ao ponto de o querer eternizar até ao embalsamento no trono benfiquista por mais indícios de que a casa está a arder. Os Benfiquistas com B grande têm outras referências na presidência e preferem certamente perder do que ganhar com aldrabice. Estou convencido que José Monteiro da Costa também concordaria comigo.

    Quanto ao Guerra, esqueça isso. Faz parte de um ciclo que já terminou. Se em Outubro, por algum infortúnio do destino, esse ciclo receber um balão de oxigénio igual ao que o seu mentor Pinto da Costa recebeu do Luís Filipe Vieira quando mais precisava, então o Benfica terá a sorte que merece.

    ResponderEliminar
  9. https://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/106668859_1523180651187553_7776439681393148246_o.jpg?_nc_cat=102&_nc_sid=110474&_nc_eui2=AeHjdy--TWHFRLhl2cArXzzSScSPUSPka3JJxI9RI-Rrcp4R8LlTTBnGScsxW-f-4F4&_nc_ohc=d309sDAeqk0AX8lfQ_e&_nc_ht=scontent.fopo1-1.fna&oh=b4a8d45d41ce8537defc5e2ff3bc1c9a&oe=5F23F140

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: