SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

03 julho 2020

César de Mello 140

03 julho 2020 4 Comentários
HÁ 140 ANOS, EM 1880, NASCEU UM DOS FUTEBOLISTAS QUE JOGOU NA ESTREIA DO «GLORIOSO».



Era um dos atletas mais eclécticos do seu tempo. Fazia um pouco de tudo, se bem que uns desportos melhor do que outros. O Futebol "não era o seu forte" mas tinha muita força, resistência e fama.


António Couto (capitão no jogo de estreia) faleceu em... 3 de Julho de 1946. Completam-se, hoje, 74 anos. Uma dupla efeméride com nascimento (César de Mello) e óbito (António do Couto).

Não admira que César de Mello tenha jogado a médio-centro
Naquele tempo, em 1 de Janeiro de 1905, "half-back" (meia-defesa) central. Tinha 24 anos... «a caminho dos 25».



Não deve ter agradado ou desinteressou-se
Pois não surge em mais notícias como futebolista do Clube.


Equipa n.º 3 (19 de Fevereiro de 1905). Da esquerda para a direita. De cima para baixo. Defesas e Meias-defesas (centrocampistas): José Cruz Viegas (defesa à direita), Manuel Mora (guarda-redes no tempo em que o capitão indicava ao árbitro, antes do início do jogo, quem podia defender com as mãos dentro da grande-área), Fortunato Levy (médio-direito), Albano Santos (médio-centro), António Couto (médio-esquerdo') e Emílio de Carvalho (defesa à esquerda); Avançados: António Rosa Rodrigues (ponta-direita), Silvestre Silva (meia-ponta-direita/capitão), Cândido Rosa Rodrigues (avançado-centro), José Rosa Rodrigues (meia-ponta-esquerda) e Carlos França (ponta-esquerda)

Seria Albano dos Santos a ocupar essa posição em campo
Até decidir rumar ao Sporting CP, no Verão de 1907. Albano dos Santos era mais novo, pois nasceu em 24 de Março de 1886. 



Não sei (ainda...) quando faleceu
Mas não deve ser difícil a notícia ter sido publicada. A menos que tão enorme desportista no início do século XX tenha morrido ignorado. Em Portugal tudo é possível!



Eis umas breves notas
É o que está (por agora...) disponível. Mas (quase...) todos os dias surgem mais informações acerca da «Gloriosa História». Pode ser que daqui a algum tempo, a propósito de nova evocação, seja possível acrescentar "mais dois dedos de conversa"!

Honrar os Ases Que Nos Honraram o Passado

Alberto Miguéns

NOTA: Agradecimento ao dedicado leitor deste blogue (Victor João Carocha) que possibilitou ilustrar, com qualidade, o texto de hoje.

4 comentários
  1. Muito interessante. Gosto sempre de saber a nossa História.

    ResponderEliminar
  2. No seu tempo foi uma figura de enorme destaque no meio desportivo nacional. Muito ligado à luta greco-romana e à esgrima, Foi dirigente do Comité Olímpico Português durante 4 décadas. Foi uma surpresa quando há uns anos soube pelo Alberto que César de Mello tinha sido o primeiro half back central do nosso Clube. A sua presença prestigiou a nossa equipa. Foi Glorioso por um dia.

    ResponderEliminar
  3. Srº Alberto vejo que a foto tem como legenda a equipa nº 3 a minha pergunta é se há fotos das equipas nº1 e nº2 ou esta é a nossa 1ª foto conhecida como equipa ?
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Silva Pinto

      É a primeira fotografia conhecida. Os equipamentos foram comprados np dia anterior!

      https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2019/01/ha-113-anos-ja-o-glorioso-era-noticia.html

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: