SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 junho 2020

Dia da Memória 73

12 junho 2020 8 Comentários
HÁ 73 ANOS FALECEU O NOSSO PAI BENFIQUISTA.


Magnífica composição do Benfiquista Victor João Carocha que «Honra Agora os Ases que Nos Honraram o Passado»

Em 12 de Junho de 1947, aos 61 anos, partia para o «Quarto Anel», Cosme Damião.


Nasceu em 2 de Novembro de 1885
Às quatro horas da tarde na travessa do Alqueidão, ao Lumiar, no norte de Lisboa. Filho de Cosme Damião e Rosa Maria Marques. Ainda não tinha completado dez anos quando fica órfão do pai, em 11 de Junho de 1895. Quase no mesmo dia... 52 anos depois, faleceu Cosme Damião, há precisamente 73 anos, assinalados hoje. 


Baptismo com registo de nascimento
Em 27 de Dezembro de 1885, na igreja paroquial de São João Baptista do Lumiar, é baptizado e registado Cosme Damião, com quase dois meses de existência (clicar). 

O adro da igreja do sacramento baptismal do nosso Pai Benfiquista num festivo dia de feira


Entrada para a Real Casa Pia de Lisboa
Em 30 de Abril de 1896 depois de um primeiro ofício datado de 22 de Abril do mesmo ano. Tinha dez anos e seis meses.




Foi na Casa Pia que se interessou pelo Futebol
Como demonstra documentação existente na instituição, no jornal «O Social»:



Metódico, aos 16 anos e pouco mais que um mês, tal como seria toda a vida, obtida a necessária autorização "A Comissão" abriu a subscrição aos restantes alunos bem como elaborou um "Regulamento" com quatro condições:




Depois de sair (provisoriamente) da Casa Pia
Fez parte do grupo de ex-alunos da Instituição, a «Associação do Bem» que reforçou o Grupo dos Catataus (ou Belém FC) dando origem ao "Glorioso", em 28 de Fevereiro de 1904.

A inconfundível e inigualável assinatura de um tesoureiro que faleceu há 73 anos mas deixou muitos filhos que se têm multiplicado a cada dia


Na fundação do «Glorioso» ainda frequentava a Real Casa Pia de Lisboa
Ainda que esporadicamente, entre 26 de Agosto de 1902 (provisoriamente) e 1 de Setembro de 1904, quand0 deixa, definitivamente, a nobre instituição. Não é de admirar que aos domingos fosse dos casapianos mais assíduas a andar por Belém.





Cedo se fez Homem
E do Clube o baluarte do desporto português e um dos «Clubes Míticos» do futebol mundial. Obrigado, Pai Cosme.



Cosme Damião não consta da lista por esquecimento ou não quis assinar?
Verdade! Mas é a caligrafia dele pois há documentos muito próximos de 1904 - são de 1908 - em que a letra é igual. Para quem tanto escrevia - era Secretário da Casa Palmela na primeira metade do século XX - a letra foi-se alterando com o tempo como mostram documentos manuscritos por ele, em final dos anos 30. O motivo pelo qual o nome não consta ou a razão de não assinar é apenas colocar hipóteses. Não quis, esqueceu-se, era óbvio, recusou protagonismo? Só hipóteses, pois não há em nenhum documento ou entrevista qualquer explicação.




Sem particular protagonismo até 1906
Num clube que primava pelo colectivo, começou a destacar-se quando, ainda, futebolista (médio-centro) da 2.ª categoria reforça como defesa-direito a 1.ª categoria, em 17 de Março de 1906. Neste blogue já se escreveu acerca desse dia: Cosme Damião pela Primeira Vez na Cruz Quebrada (clicar).

Da esquerda para a direita. De cima para baixo. Defesas e meio-campo: António do Couto, Albano dos Santos, Emílio de Carvalho, Manuel Móra (guarda-redes), Cosme Damião, Fortunato Levy e H. Hannour (árbitro inglês/futebolista do Carcavellos Club)Avançados: Carlos França, António Rosa Rodrigues, Daniel Queiroz dos Santos, Cândido Rosa Rodrigues e Silvestre José da Silva (capitão) 

No Verão de 1907
É um dos grandes responsáveis (com Félix Bermudes e Marcolino Bragança - que teve a ideia) pela resistência à debandada dos melhores futebolistas decidindo inscrever, como 1.ª categoria, no campeonato regional de Lisboa, em 1907/08, os futebolistas inscritos como 2.ª categoria, em 1906/07! Uma decisão sábia para os que ficaram e proveitosa para as gerações seguintes, ou seja, para todos nós! E os nossos descendentes!

Entrevista de Cosme Damião concedida a Mário de Oliveira; jornal «A Bola» n.º 11; 5 de Março de 1945; páginas 5 e 7 (excertos) 

Depois é Lenda! Sempre a pensar Gloriosamente... assim:

Na primeira página do jornal "O Sport Lisboa"; n.º 58; 26 de Setembro de 1914

Alberto Miguéns



NOTA: Agradecimento aos responsáveis pela Casa Pia de Lisboa que facultaram, para este blogue, todo o processo do seu ilustre aluno n.º 2487.
8 comentários
  1. Sr.Alberto,ultimamente não tem respondido ás minhas questões,espero que eu não tenha sido deselegante ou tenha cometido outra falha que não me apercebi.
    Como é óbvio não tem obrigação de me responder,mas como dantes respondia com prontidão,daí a dúvida..
    Pra quando uma plataforma na net em que se possa consultar a HISTÓRIA GLORIOSA sem erros??O único sitio em condiºões é aqui!!!Mas o clube devia ter a sua própria plataforma!
    MUITO OBRIGADO POR TUDO!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Amaral

      Estão guardadas. Não tenho tido tempo nem vou ter tão depressa, mas a ideia é responder.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      NOTA: Tenho mais de vinte pessoas a pedir informações. Estão todas em lista. Não há hipótese, por agora.

      Eliminar
  2. Honra à memória querida de Cosme Damião. Foi um dos 24 fundadores e o mais brilhante de todos nós. Deu o exemplo, deixou obra, mostrou carácter. Colocou sempre o Clube acima de todos. Saiu quando foi eleito Presidente simplesmente porque achava que não era esse o melhor lugar para ele servir o Clube. Foi um exemplo de amor e lucidez postos ao serviço do Clube.Humildade. Benfiquismo. Tudo sentimentos que hoje faltam a quem nos dirige.

    É fundamental que todos os sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica tenham presentes estes valores. Que conheçam e acarinhem a memória de Cosme Damião.

    O Clube acima de todos. Todos por um! Todos pelo Clube!

    ResponderEliminar
  3. É sempre um deleite ler bons nacos da história do nosso Glorioso, por quem sabe.

    ResponderEliminar
  4. Aguardarei com paciencia.Já muito faz o senhor em ensinar-nos!!O clube é que devia tirar-nos dúvidas,mas o clube está doente...
    MUITO OBRIGADO!!!!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!

    ResponderEliminar
  5. Caro Benfiquista Amaral

    Pergunte sempre. Como sabe algumas das suas perguntas permitiram corrigir erros de transcrição de informação da base de dados para os textos do blogue. Questionar é sempre positivo.

    Gloriosas Saudações

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  6. Seria muito interessante se pudessemos assistir a um debate entre Cosme Damiao e LFV.
    Ou sera que LFV tambem se recusaria a conversar e discutir o SLB com Cosme Damiao?
    Tal a arrogancia que tem demonstrado nao me admiraria que se recusasse!!
    Viva o Glorioso de Cosme Damiao.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Srº Alberto por mais um lição de Benfiquismo.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: