SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

18 março 2020

Galiano no Quarto Anel

18 março 2020 5 Comentários
MORREU UMA GLÓRIA DO TÉNIS DE MESA DO BENFICA (E DE PORTUGAL).


Aos 98 anos e dez meses (nasceu em 18 de Maio de 1921), também associado n.º 1, desde 24 de Outubro de 1932 (tinha dez anos e foi "prémio" do pai por concluir a 4.ª classe) faleceu em 18 de Março de 2020, o gigante das raquetes, Carlos Galiano.




É o quarto Glorioso Mesatenista com mais temporadas na primeira categoria, superado por Fernando Oliveira Ramos (26 épocas), Francisco Campas (25 temporadas) e Júlio Costa (23 épocas). Carlos Galiano honrou o «Manto Sagrado» durante 22 temporadas, entre 1938 e 1960. Humberto Gaspar é «um caso à parte». 

Trio espectáculo (segundo dizia Francisco Campas): da esquerda para a direita, Fernando Oliveira Ramos, Francisco Campas e Carlos Galiano. Num jogo para o campeonato nacional, frente ao FC Porto, em 13 de Julho de 1958

Contemporâneo de grandes jogadores - Fernando Oliveira Ramos, Francisco Campas, Manuel Carvalho, Ernesto Silva e Mário Santos - era um dos suplentes mais utilizados nos trios campeoníssimos pelo «Glorioso». Tem um palmarés dos mais recheados de Portugal, com a participação em dez plantéis campeões nacionais e em doze campeões regionais, além de outros títulos mistos. Numa modalidade com elevado cariz individual, o mais significativo, a nível pessoal, é o campeonato nacional de "pares-homens" conquistado, em 1953/54, fazendo dupla com Fernando Oliveira Ramos.



NOTA: O facto da Biblioteca Nacional de Portugal se encontrar encerrada devido à porcaria do CoronaMau impede que haja o destaque que Carlos Eduardo Matos Galiano tem de ter pelo que fez. Pelo modo como «honrou os ases que nos honraram o passado». Fica prometida uma verdadeira homenagem quando esta treta viral der tréguas.



Até sempre campeão

Alberto Miguéns 


5 comentários
  1. Que descanse em Paz. Condolências à sua família.

    Faleceu com as honras máximas de ser o sócio nº 1 e de ser um antigo e prestigiado atleta do Sport Lisboa e Benfica. Que descanse em Paz.

    ResponderEliminar
  2. O meu sogro ainda jogou com ele na década de 50, no final da sua carreira, e ainda joga com mais de 80 anos.

    Que a sua Alma regresse em Paz a Casa.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Descanse em paz, campeão!
    Os meus sentidos pêsames aos familiares.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, senhor Alberto! Queria ver sobre o vosso Humberto Gaspar que ganhou muitos campeonatos nacionais do tênis de mesa ao vosso clube? Bom natal.luis

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: