SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

10 dezembro 2019

Que Dizer de um Jogo Destes?

10 dezembro 2019 6 Comentários
QUE O BENFICA SÓ TEM QUE VENCER É PONTO ASSENTE.



Infelizmente é um jogo para a Liga dos Campeões embora no caso da Benfica, objectivamente, já não o seja. É para continuar ou não na Liga Europa. Três pontos são fundamentais para tentar continuar nas competições da UEFA. Depois há várias possibilidades. Os "ses"...



Caso tipo 1:

Se o Olympique Lyonnais perder com os alemães, o Benfica "só" tem que vencer o FC Zenít (seja qual for a expressão da vitória): 1.º - RB Lípsia com 13 pontos; 2.º - FC Zenít com 7 pontos; 3.º - SL BENFICA com 7 pontos; 4.º - OL com 7 pontos. Com três clubes empatados o critério é a pontuação entre eles (os golos não contam):
FC Zenít fez os sete pontos com o SLB e o OL (perdeu os dois jogos com os alemães);
SL Benfica com seis pontos (três com OL e três com os russos);
OL com quatro pontos (três com o SLB e um com os russos).




Caso tipo 2:

Se o Benfica não vencer o FC Zenít por 2-0 ou por outro resultado com três golos de diferença... Adeus UEFA! Ou seja, se o Benfica vencer o FC Zenít por 1-0, 2-1, 3-1, 4-2, 5-3, 6-4, 7-5, 8-6, 9-7, 10-8... Adeus UEFA! Isto porque...

Se o Olympique Lyonnais empatar com os alemães, o Benfica "só" tem que vencer o FC Zenít por 2-0 ou outro resultado por três golos de diferença (4-1, 5-2, 6-3, ...) para anular o 1-3 de Sampetersburgo: 1.º - RB Lípsia com 11 pontos; 2.º - OL com oito pontos; 3.º - SL BENFICA com 7 pontos; 4.º - FC Zenít com 7 pontos.

Se o Olympique Lyonnais vencer os alemães, o Benfica "só" tem que vencer o FC Zenít por 2-0 ou outro resultado por três golos de diferença (4-1, 5-2, 6-3, ...) para anular o 1-3 de Sampetersburgo: 1.º - OL com 10 pontos (duas vitórias frente ao RB Lípsia); 2.º - RB Lípsia com 10 pontos; 3.º - SL BENFICA com 7 pontos; 4.º - FC Zenít com 7 pontos; 

NOTA: Assim que for divulgada, neste sábado, a lista dos 18 futebolistas convocados será feita a habitual previsão de um treinador de bancada.

    ASSIM VAI O PLANTEL DE 30 GLORIOSOS
NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizadoSuplente utilizado substituído;  Suplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; F - Férias; S - Suspenso (expulsão no Campeonato Nacional);  A – Assistências para goloG – Golos



Talvez o maior «corre-Mundo" do Futebol
Regista jogos com todos os cinco maiores clubes da capital da Rússia além do FC Zenít da sumptuosa Sampetesburgo. Aliás foi com este clube - então com a cidade na «Era Soviética» designada por Leninegrado - que tudo começou. E passou por um encontro com a selecção da URSS do outro lado do Mundo, na Indonésia. Depois dos jogos iniciais em "campo neutro" (Itália e Indonésia) registam-se mais vinte e um jogos, onze "em casa" e dez como forasteiro.

VINTE E TRÊS JOGOS DO BENFICA COM ADVERSÁRIOS DA RÚSSIA*
* Incluindo clubes da URSS sediados no actual território da Rússia (bem como a selecção nacional)
Época
Com
Estádio
Cidade
S
Clube
V
E
D
63/64
Tor
Comunale
Florença
N
FC Zenít (Leninegrado)
0-1
75/76
Tor
Senayan
Jacarta
N
Sel. Nac. URSS
1-1

77/78

TCE
Luz
Lisboa
C
FC Torpedo
(Moscovo)
0-0
Dínamo
Moscovo
F
0-0
Vgp
79/80
Par
Luz
Lisboa
C
FC Dínamo (Moscovo)
2-1
89/90
Par
Luz
Lisboa
C
FC Spartak (Moscovo)
2-3
92/93
TU
Torpedo
Moscovo
F
FC Dínamo
 (Moscovo)
2-2
Luz
Lisboa
C
2-0
96/97
TVT
Luz
Lisboa
C
FC Lokomotiv
(Moscovo)
1-0
Lokomotiv
Moscovo
F
3-2
04/05
TU
Kuban
Krasnodar
F
PFC CSKA
(Moscovo)
0-2
SLB
Lisboa
C
1-1
11/12
LC
Petrovsky
S.Peters.
F
FC Zenít
(Sampetersburgo)
2-3
SLB
Lisboa
C
2-0
12/13
LC
Luzhniki
Moscovo
F
FC Spartak
(Moscovo)
1-2
SLB
Lisboa
C
2-0
14/15
LC
SLB
Lisboa
C
FC Zenít
(Sampetersburgo)
0-2
Petrovsky
S.Peters.
F
0-1
15/16
LC
SLB
Lisboa
C
FC Zenít
(Sampetersburgo)
1-0
Petrovsky
S.Peters.
F
2-1
17/18
LC
SLB
Lisboa
C
PFC CSKA
(Moscovo)
1-2
Arena
Moscovo
F
0-2
19/20
LC
Krestovsky
S.Peters.
F
 FC Zenít
 (Sampetersburgo)


1-3
SLB
Lisboa
C
?


TOTAIS
23 J - 8 V - 5 E - 10 D (26/29)

Melhores marcadores
São 20 os marcadores dos 26 golos. Isaías e Cardozo com três golos cada um lideram uma extensa lista com 15 futebolistas a marcarem um golo. Entre eles, com dois golos cada um, dois dos melhores jogadores do clube nos últimos vinte anos: João Pinto a fechar os anos 90 e Maxi Pereira entre meados da primeira e segunda década do século XXI.

Futebolistas
(20)
Total
(26)
Casa
(14)
Fora
(11)
Neutro
(1)
Isaías
3
1
2
Cardozo
3
2
1
João Pinto
2
1
1
Maxi Pereira
2
1
1
Moinhos
1
1
Alberto
1
1
César
1
1
Hernâni
1
1
Lima I
1
1
Iúran
1
1
Panduru
1
1
Donizete
1
1
Karadas
1
1
Nélson Oliveira
1
1
Lima II
1
1
Jonas
1
1
Gaitán
1
1
Talisca
1
1
Seferovic
1
1


De Tomás
1
1


A poucas horas do 24.º jogo frente a equipas de adversários russos
São sete adversários - seis clubes e a selecção nacional da URSS - que perfazem 23 jogos, com menos duas vitórias (oito) em relação a derrotas (dez) e mais três golos sofridos (26 marcados) que os 29 sofridos.

TODOS OS SETE ADVERSÁRIOS DA RÚSSIA*
* Incluindo clubes da URSS sediados no actual território da Rússia (bem como a selecção nacional)
Adversário
J
V
E
D
GM
GS
FC Zenit (Sampetersburgo)
8
3
-
5
8
11
PFC C.S.K.A. (Moscovo)
4
-
1
3
2
7
FC Dínamo (Moscovo)
3
2
1
-
6
3
FC Spartak (Moscovo)
3
1
-
2
5
5
FC Torpedo (Moscovo)
2
-
2
-
0
0
FC Lokomotiv (Moscovo)
2
2
-
-
4
2
Selecção URSS
1
-
1
-
1
1
TOTAIS
23 J - 8 V - 5 E - 10 D  26/29
  
Carrega Benfica

Alberto Miguéns


6 comentários
  1. Bom dia, Prof. Miguéns

    Fui procurar imagens do jogo contra a Selecção da União Soviética (tenho um certo fascínio pelas camisolas vermelhas a dizer CCCP) mas os registos que encontro, numa busca rápida na net apontam para um jogo com o FK Dnepr de Dnepropretovsk (na actual Ucrânia, se bem que tenho ideia que o clube foi extinto e com quem jogámos em 1990, julgo).

    http://www.rsssf.com/tablest/tridasawarsa75.html
    https://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Temporada_1975_del_Club_Atl%C3%A9tico_Rosario_Central#Mes_de_agosto
    http://sejarahpersebaya.com/2018/08/26/ketika-argentina-menyambangi-surabaya-di-tahun-1975/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JMJ

      AS pesquisas devem ser feitas nos jornais, em Bibliotecas e Hemerotecas. A internert está cheia de mentiras.

      http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06823.173.27325#!17

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Aqui, um jornal argentino identifica a equipa soviética como sendo o FC Dnepr Dnipropetrovsk, corroborando os links anteriores (com as necessárias reservas) para páginas indonésias e para a página do wikipedia do Rosario Central, vencedor do troféu (que foi mais tarde roubado e devolvido ao clube). Em nenhum lugar vejo referência a uma selecção da União Soviética, mas admito que possa estar errado.

    https://archivodefutbol.wordpress.com/2010/06/07/rosario-central-1975-copa-yakarta/#jp-carousel-161

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JMJ

      O jogo foi anunciado na Imprensa portuguesa como sendo frente à Selecção da URSS e depois foi comentado como sendo frente à selecção soviética. Quanto aos jogos internacionais, telefonei ao Mário Pais (que além de ter o que eu tenho - jogadores do Benfica e informação para cada um deles) ainda tem informação idêntica para os adversários e até as equipas de arbitragem. Confirma. O adversário foi a selecção da URSS que jogou com o equipamento respectivo, com as tais iniciais CCCP e o símbolo da Federação de Futebol Soviética. Agora eu nunca vi nenhuma fotografia do jogo, mas as informações em Portugal, nos dias antes e depois do jogo são inequívocas. E isso é que conta. Portais como zerozero e o resto têm centenas de milhares de informações mas dezenas de milhares estão aldrabadas. Aliás, se a AFL e a FPF publicassem os boletins dos jogos muita informação mudaria, disso tenho poucas dúvidas. Não havendo há que seguir um critério. O meu é se houver três publicações que tenham escrito a mesma informação, valido essa informação. Por exemplo o Almanaque do Benfica (Rui Miguel Tovar)e o zerozero só consultaram uma publicação e aceitaram, porque o interesse é ter informação, não tentar ser o mais rigoroso possível. Isso tornada o "produto" muito caro para ter viabilidade económica. No meu caso e no de Mário Pais (jogos internacionais) o interesse foi tentar chegar o mais possível à verdade. Isso leva anos e nunca alguém que faça para vender faria isso. Há jogos que levam mais de vinte horas de pesquisa - uns 30 jornais consultados em Portugal e, até, no estrangeiro (Madrid, Paris e Londres, no meu caso) - para se apurar o que é que a maioria escreveu acerca do que ocorreu.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Carissimo Prof. Alberto Miguéns,

    Como saberá, este não é o meu primeiro comentário neste Blog, onde muito aprendi sobre o Benfica, o Benfiquismo, a sua história, a historia do desporto em Portugal e a própria história do nosso país pois todos estes se misturam nos mais de 100 anos de vida do nosso clube.

    Apenas chamei a atenção para ter visto três fontes, nenhuma delas tão credível como a que apontou, que repetem a mesma informação. A própria informação que trago terá (e tem) insuficiências (por exemplo aponta a equipa soviética como "Subcampeã", o que não é manifestamente verdade). No entanto, e perante a dúvida, sabendo como o Prof. Miguéns preza a exactidão, achei por bem apontar aquilo que consegui verificar numa busca (necessariamente curta) que fiz durante a manhã.
    Não pretendo colocar em causa todo o esforço e dedicação que muito admiro. Antes pelo contrário. Pretendo sempre valorizar.

    Saudações benfiquistas,
    João Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista João Jorge

      Agradeço as palavras elogiosas e agradeço que questione sempre. Há sempre a possibilidade de existirem incorrecções nas informações que escrevo, por ignorância, desatenção ou, até, negligência (algumas vezes por ter pressa por falta de tempo). Já tenho corrigido informação por ter sido chamado, e bem, à atenção por leitores deste blogue. Agradeço que digam podendo corrigir a manter a informação errada.

      Quanto à questão que colocou só justifiquei o porquê de manter a mesma informação. Não é por teimosia ou desinteresse, é que não vejo motivos para alterar. Nem eu, nem o Mário Pais. E depois justifiquei o porquê. Quanto a esse jogo só alterarei a informação vendo fotografias do mesmo e constatando que, ao contrário do que li, o adversário não equipou "à selecção da URSS". Se assim for é preciso saber com que equipamento jogou o adversário do Benfica.

      Questione sempre. Eu até posso voltar a justificar um outro assunto com a mesma "lengalenga" mas aí terá de desvalorizar pois não consigo decorar todos os leitores que comentam os assuntos. Não é por falta de respeito para com eles é que com o tempo esqueço-me. Por exemplo, não sabia que já tinha feito comentários. É um defeito meu ter fraca memória visual e não decorar os nomes dos leitores. Sei que é verdade.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: