SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 novembro 2019

Pasmaceira

16 novembro 2019 7 Comentários
ESTES FINS-DE-SEMANA SEM GLORIOSO FUTEBOL COM A TEMPORADA A DECORRER ARRASAM A PACIÊNCIA.



Fazem-me lembrar as idas, à boleia, a Setúbal para ver o Benfica frente ao Vitória FC, muitas vezes em dias com nevoeiro. O condutor dizia que ia pela ponte e depois decidia meter o carro dentro do barco, do Cais do Sodré para Cacilhas (fazendo depois a Nacional 10) no meio de carroças para «poupar gasolina e portagens».



Eu bem dizia que a ponte já estava construída, tinha tabuleiro asfaltado, ou seja, estava completa mas, miúdo, ninguém me ligava embora acreditassem! Para passar o tempo e a desconsolação entretinha-me ir até junto das carroças (estas não tinham ponte alternativa) e chamar os burros pelos nomes dos principais futebolistas adversários. E não é que alguns "respondiam". 

Agora com as selecções é o mesmo!

Alberto Miguéns
7 comentários
  1. Caro Dr. Alberto,

    São de facto verdadeiras pasmaceiras, estas prolongadas paragens do campeonato, e infelizmente, só acontecem mesmo em Portugal. Nestes quase defesos competitivos, poderemos observar melhor "sorteios e calendários", com aspas, claro!

    Vejamos, na primeira parte das temporadas (de agosto a dezembro), quando decorrem as fases de grupo da Champions, e Liga Europa, a anteceder as jornadas Europeias, temos eliminatórias da Taça de Portugal, com um qq "Cabeça Gorda", para permitir descansar as nossas equipas que jogam na UEFA (mas de alguma forma, retira-lhes ritmo competitivo e intensidade), mas em contraste, em agosto quando se disputam play off´s de acesso à Champions, ou Liga Europa, não se protegem as Equipas Portuguesas (não seguem as boas práticas da Holanda), por exemplo, no campeonato passado, o Benfica entre o play off com PAOK, jogou um derby na Luz com o Sporting. Neste campeonato, se o FC Porto tem superado o Krasnodar, jogaria na Luz um clássico, "entalado" no meio do play off final de acesso à champions. Também neste campeonato, o Braga jogou em Moscovo um play off decisivo no final de agosto (e para bem do futebol português, eliminou o Spartak), todavia, 3 dias depois, jogou no Axa com o Benfica, e naturalmente foi goleado.

    Depois, temos a "rábula" dos "sorteios" da Taça de Portugal, um Marinhense Fátima, ou um Canelas Valadares, jogos na 1ª eliminatória, mas, pasme-se, Marinhense e Valadares foram repescados, e "coincidência", voltaram a cruzar-se na última eliminatória com os mesmos adversários que os tinha eliminado, extraordinário, não é? Por exemplo, no último sorteio, estava escrito nas estrelas que o Benfica iria jogar como visitante, porquê? Porque em novembro o relvado da Luz iria ser substituído...

    Nesta mesmo prova, Taça de Portugal, "curiosa curiosidade", o último derby disputado no Jamor, foi em 1996, naquela final fatídica, desde então, nunca mais se disputou um derby na Final do Jamor. E clássicos FC Porto Benfica no Jamor nos últimos 30/35 anos? Apenas um, em 2004, numa Final que o Benfica venceu, 4 dias depois do Jamor, o FC Porto ganhou a Champions em Gelsenkirchen. Naturalmente, à organização não lhes agrada mesmo nada Finais "quentes" e conflituosas no Jamor, devido a problemas de segurança quer do Estádio, mas também das zonas circundantes, são verdadeiros inimigos das forças de segurança!

    O que é que alvitro, para esta edição da Taça de Portugal? Se FC Porto e Benfica não cairem na Taça de Portugal (eliminados pelo Braga p.e.), muito provavelmente teremos clássico na Meia Final, e em que datas?
    04/05 fevereiro- 1ª mão da Meia Final TP.
    08/09 fevereiro- FC Porto Benfica (20ª jornada).
    11/12 fevereiro- 2ª mão da Meia Final da TP.
    É verdade, perspectivo, 3 clássicos FC Porto/Benfica, disputados no espaço de apenas uma semana, isto no mês de fevereiro. Depois não me chame "bruxo", por antecipar este cenário!

    Quer observar outras "coincidências", por exemplo, na Taça da Liga?
    22 de setembro, FC Porto Sta Clara para o Campeonato/25 de setembro, FC Porto Sta Clara na T Liga.
    1 de dezembro, Gil Sporting para o campeonato/4 de dezembro, Gil Sporting na T Liga.
    1 de dezembro, VFC-VSC para o campeonato/ 4 de dezembro, VFC-VSC na T Liga.
    16 de dezembro, Braga Paços para o campeonato/ 21 de dezembro, Paços Braga na T Liga.
    Isto não serão "coincidências" a mais?

    Saudações des_Portistas

    ResponderEliminar
  2. E vou para a 2ª parte, para terminar no Campeonato. É consensual, quem tem maiores orçamentos, tem melhores jogadores, e melhores equipas, e são essas equipas mais apetrechadas que habitualmente ganham campeonatos (salvo raras excepções, Leicester ou Boavista). No campeonato dos orçamentos em Portugal, FC Porto e Benfica tem orçamentos equivalentes, o 3º é do Sporting, o 4º do Sp Braga, e o 5º do VSC. Naturalmente, a classificação deste campeonato, não vai fugir muito da classificação dos orçamentos dos 3 Grandes e dos 2 "médios/grandes" do Minho. O outsider será o Famalicão (tal como foi o Moreirense na temporada passada), mas naturalmente irá resvalar, e não conseguirá manter o actual 3º lugar.

    Quais os jogos de elevado grau de dificuldade para FC Porto e Benfica, num campeonato tão pouco competitivo? O confronto directo, Sporting, Sp Braga e VSC de Guimarães, estamos de acordo?

    Ora vejamos este "calendário-espelho", para FC Porto e Benfica, ora na 1ª e 2ª volta, e jornadas respectivas:
    Jornadas 4 e 21: Braga-Benfica/ FC Porto-VSC.
    Jornadas 15 e 32: VSC-Benfica/ Sporting-FC Porto
    Jornadas 17 e 34: Sporting-Benfica/ FC Porto-Braga.
    Este será mesmo um "sorteio puro"? Não serão "coincidências" a mais? Ou estarei a criar teorias conspirativas muito rebuscadas?

    Saudações des_Portistas

    P.S. Para que conste, como adepto, não desejo uma Final no Jamor FC Porto Benfica, porquê? Porque a coisa em finais da Taça de Portugal estão muito desequilibradas: Benfica 8 FC Porto 1, até o Porto de Mourinho, Campeão Europeu, perdeu uma Final da Taça no Jamor com o Benfica de Camacho. Em contraste, no que diz respeito a Supertaças: FC Porto 10 Benfica 1, isto é, temos de respeitar estas crendices do mero adepto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da análise, estou de acordo. São coincidências a mais. Não tinha ainda ido verificar o calendário da possível meia final da Taça mas já estava desconfiado. Não acredito na veracidade destes "sorteios" (daí as aspas) e sobretudo porque os cabeças destas organizações que regem o futebol português, estão imersos num passado de esquemas, batotice e falsidade.

      Eliminar
  3. Sr.Alberto,a equipa de honra do BENFICA fez algum jogo nos Açores no fim da época 1998-1999??Se sim,podia dizer-me os resultados??OBRIGADO!!!!!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Amaral

      Os futebolistas "principais" foram de férias com a Benfica a fazer deslocar aos Açores uma equipa B (alguns tinham jogado a temporada no FC Alverca).
      2 de Junho de 1999; Estádio de São Miguel; Ponta Delgada; V 2-0; Selecção dos naturais dos Açores.

      Gloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Boa noite,

    Consegue corrigir os pontuadores do Benfica 3-0 Ginástica (voleibol) realizado a 17 novembro? Tive acesso a uma imagem do jornal record, mas está tão desfocada que não consigo ter a certeza dos pontos.

    André Lopes (10)
    Peter (?)
    Gaspar (4)
    Theo Lopes (20)
    Zelão (7)
    Pinheiro (3)
    Ivo (0)

    Simões (0)
    Sinfrónio (1)
    Aleixo (?)

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 20 Theo
      09 Peter
      07 Zelão
      06 Aleixo
      04 Hugo Gaspar
      02 Nuno Pinheiro
      01 Afonso Guerreiro
      01 Miguel Sinfrónio
      00 André Lopes
      00 Ivo Casas
      00 João Simões
      50
      25 Adversário
      75

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: