SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

04 outubro 2019

Taça de Portugal 2019/20

04 outubro 2019 9 Comentários
SEGUE-SE O CLUBE DESPORTIVO DA COVA DA PIEDADE.


O regresso do Benfica à freguesia da Cova da Piedade no concelho de Almada tem sempre dois significados, um sentimental e outro desportivo.


Cova da Piedade foi onde nasceu Cândido Rodrigues
O pai de três futebolistas do núcleo mais forte dentro dos 24 fundadores, o dos «Catataus». Entre os fundadores estavam José Rosa Rodrigues (escolhido para presidente, entre 28 de Fevereiro de 1904 até 22 de Novembro de 1906), Cândido Rosa Rodrigues e António Rosa Rodrigues. Com onze anos, aquando da fundação do Clube, mais tarde jogaria no Benfica o benjamim entre os cinco irmãos (quatro rapazes): Jorge Rosa Rodrigues.


Cândido Rodrigues (pai dos "Catataus") nasceu na Cova da Piedade em 5 de Outubro de 1850, baptizado em 23 de Novembro de 1850, em Almada, nascendo os seus filhos que fundaram e jogaram no «Glorioso» em 6 de Fevereiro de 1884 (José), 13 de Abril de 1885 (Cândido), 19 de Outubro de 1886 (António) e 1 de Julho de 1892 (Jorge) 

Primeira categoria em 1904/05. Da esquerda para a direita. De cima para baixo (médios e defesas): José da Cruz Viegas, Manuel Móra (guarda-redes no tempo em que o equipamento era todo igual), Fortunato Levy, Albano dos Santos, António do Couto e Emílio de Carvalho; (avançados) CÂNDIDO ROSA RODRIGUES, Silvestre Silva (capitão), ANTÓNIO ROSA RODRIGUES, JOSÉ ROSA RODRIGUES e Carlos França. História do Sport Lisboa e Benfica (1904/1954); I Volume; separata; Mário de Oliveira e Rebelo da Silva; obra em 24 fascículos; 1954 a 1956; Lisboa; edição dos autores 

Segunda categoria do Benfica em 1910/11. De cima para baixo. Da esquerda para a direita. Raul Nascimento, Francisco Pereira, Álvaro Vivaldo, JORGE ROSA RODRIGUES, Romualdo Bogalho e Carlos Costa; Virgílio Valente, João Martins Reis, Álvaro Gaspar, Rogério Peres e Alberto RioHistória do Sport Lisboa e Benfica (1904/1954); I Volume; página 155; 7.º fascículo; Mário de Oliveira e Rebelo da Silva; obra em 24 fascículos; 1954 a 1956; Lisboa; edição dos autores

A nível desportivo será o quinto jogo, quarto para a Taça de Portugal
O «Glorioso» sendo um “Mundo dentro de Portugal” com 5 339 jogos realizados, no estrangeiro e no País, dificilmente se estreia com adversários. É assim com o clube que lhe foi sorteado para os 32-avos-de-final na Taça de Portugal. São quatro jogos, com outras tantas vitórias e 22 golos marcados (por futebolistas) e seis tentos sofridos.

Campo na Quinta Farias, designado Parque Silva Nunes já com bancadas e uma outra disposição do rectângulo de jogo que foi alterada em meados dos Anos 50, onde o Benfica jogou dois encontros, vencendo por 3-2 e por 6-3

JOGOS COM O CLUBE DESPORTIVO DA COVA DA PIEDADE
Época
Competição
Res.
S
Local
Estádio
Marcadores
(minutos)
Nome
Fase

1950/51


Particular

-

V 3-2

F
Cova da Piedade

Farias
(03) Corona
(10) Manero
(85) Arsénio



1971/72




Taça de Portugal



QF



V 6-3



F



Cova da Piedade


Parque Silva Nunes
(02) Néné
(27) Victor Batista
(58) (65) Jordão
(67) (90) Eusébio

1984/85

Taça de Portugal

OF

V 4-0

C

Lisboa

Luz
(35) Jorge Silva
(63) (74) 
Néné
(72) Nunes




1988/89





Taça de Portugal




1/64




V 9-1




C




Lisboa




Luz
(08) (17) (61) Magnusson
(22) Lima
(44) Hernâni
(64) (67) Pacheco
(80) (85) 
Abel
2019/20
Taça de Portugal
1/32
?
F
?
?

NOTAS: QF - Quartos-de-final; OF - Oitavos-de-final; 1/64 - 64-avos-de-final; 1/32 - 32-avos-de-final

O sorteio desta eliminatória tem muito para contar
Mas isso fica para amanhã ou depois… Até porque nem se sabe se o Benfica vai jogar na Cova da Piedade. Há condicionamentos nos sorteios, "repescagens" e o que mais se sabe para desvirtuar uma competição a eliminar mas depois de "obrigar" os clubes do primeiro escalão a jogar no terreno do adversário este não tem condições para receber os clubes do escalão superior. Brincadeiras do «Futeluso».

Rumo à próxima eliminatória

Alberto Miguéns

NOTA: Agradecimento ao dedicado leitor deste blogue, Victor João Carocha para poder justificar o local de nascimento do pai de três dos nossos 24 fundadores
9 comentários
  1. O estudo da História do Sport Lisboa e Benfica tem-me proporcionado aprender muito sobre pessoas e episódios da vida do Glorioso. Há ligações inesperadas e muito interessantes de fundadores do SLB a distintos locais de Portugal Continental e Ultramarino (como se dizia então). Essa é uma das recompensas de Ser Benfiquista. O Sport Lisboa e Benfica é também Cultura.

    A Cova da Piedade é um desses locais, pelas razões que o Alberto expõe. Que seja uma vez mais um local de gratas recordações dos Benfiquistas. Que seja palco de uma vitória convincente do SLB!

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto Miguéns Esta prova tornou-se numa verdadeira aberração, como já frisou em algumas oportunidades. Hoje deixo-lhe mais esta pérola:
    Na 1ª eliminatória o CD Fátima deslocou-se à Marinha Grande para defrontar o AC Marinhense, tendo no final, após um empate a 0 bolas, derrotado o seu anfitrião por 4-1 na conversão dos pontapés da marca de grande penalidade. Ora para o sorteio da 2ª eliminatória, o AC Marinhense foi repescado tendo eliminado o seu opositor, pois aparece no sorteio da 3ª eliminatória. E qual foi o resultado deste novo sorteio? Não adivinha? Pois deu novo encontro na Marinha Grande ante o CD Fátima, exactamente como na 1ª eliminatória. Pode ser que agora consiga eliminar o seu opositor, já que na primeira tentativa, não conseguiu os seus intentos. E como se sentirão os homens da equipa fatimense, se hipoteticamente forem agora eliminados por uma equipa que haviam justamente eliminado? Belo imbróglio, sem dúvida alguma, e matéria a poder ser posta à Direcção da F.P.F. que doutamente terá algo de inovador e politicamente correcto a responder! Não acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Mário Rui Cardoso

      Agradeço o precioso comentário. Já tenho "trabalho" adiantado pois vou esmiuçar o que fizeram os "repescados"! inacreditável.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      NOTA: Passou-se do oito (dirigentes não remunerados que passavam pela Sede da FPF ao final do dia de trabalho) mas gostavam do Futebol para o oitenta (dirigentes bem pagos mas que não gostam de Futebol) por isso não respeitam a sua essência. Numa competição a eliminar o que é eliminado... eliminado ficou!

      Eliminar
    2. Surreal.
      E incrível como, entre tantos emblemas, a sorte junta os mesmos dois por duas vezes...
      Não acredito que não haja alternativas a este atentado a uma prova por eliminatórias. Ou incluir mais clubes, nem que seja por sorteio entre os dos distritais, ou deixando clubes isentos de jogar uma determinada eliminatória.

      Eliminar
    3. Não foi o único caso. O Canelas também vai jogar contra a equipa que já tinha eliminado na primeira ronda. Estes sorteios são uma fraude.

      Eliminar
  3. Caro Alberto uma retificação é Concelho de Almada ,freguesia da Cova da Piedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Luís

      Agradeço o comentário para explicitar melhor. Alterei «... regresso do Benfica à freguesia de Almada..." para especificar que era uma das freguesias pois desde a reforma administrativa juntaram quatro freguesias: Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_das_Freguesias_de_Almada,_Cova_da_Piedade,_Pragal_e_Cacilhas

      Obrigado

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Boa tarde,

    Queria apenas referir dois factos e deixar um desejo: sou natural da Cova de Piedade (ainda sem união de freguesias...) e sócio do Benfica vai para 40 anos, desejando profundamente que o jogo se realize na Cova da Piedade. Julgo, desde sempre, que os clubes mais pequenos devem jogar nos seus campos, exceto algo de muito extraordinário que o impeça inequivocamente.

    Cumprimentos,

    Pedro Vardasca

    ResponderEliminar
  5. este episodio Fátima/Marinhense, repetiu-se no Canelas (do macaco) /Valadares

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: