SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

07 outubro 2019

Centenário da Glória: Real Madrid CF, 1 - SL Benfica, 5

07 outubro 2019 5 Comentários
HÁ PRECISAMENTE CEM ANOS – 7 DE OUTUBRO DE 1919 – O BENFICA VENCE, EM MADRID, O REAL MADRID CF (ENTÃO MADRID FC) POR 5-1.


Uma proeza extraordinária tendo em conta que o clube espanhol foi campeão regional nessa temporada (ver wikipedia.espanha) sendo apurado para o Campeonato de Espanha (actualmente considerado Taça de Espanha por ser a eliminar) onde foi afastado pelo poderoso futebol basco, em Espanha, no início do século XX, pelo Athletic Club (Bilbau) (ver wikipedia.espanha).



Não foi a primeira vitória no estrangeiro (e em Espanha)… foi a oitava
Mas foi a mais expressiva e importante até essa data. O Benfica acumulava já dezasseis jogos em Espanha com sete vitórias, mas depois deste dia, há cem anos, para os espanhóis o «Glorioso» entrava para uma galeria de clubes cujo nome merece reverência. A deferência para com o Clube foi tanta – noticiado na Imprensa espanhola da época – que o regresso a Portugal previsto para 8 ou 9 foi adiando com o Benfica a aceitar o convite para mais quatro jogos na Galiza.

VITÓRIAS NO ESTRANGEIRO
Época
Adversário
Campo
Res.
1911/12
Real Clube Corunha
Monelos
V 1-0
1912/13
Sociedade Ginástica(SGE)
Princesa
V 2-1
Misto MFC - SGE
Princesa
V 2-0
1914/15
Real Madrid CF (MFC)
O’Donnell *
V 5-4
Real Madrid CF (1)
O’Donnell *
V 4-1
Vigo Sporting Club
De la Coya
V 2-1
1919/20
Clube Atlético Madrid
O’Donnell **
V 2-1
Real Madrid CF
O’Donnell *
V 5-1
NOTA: (1) Real Madrid CF reforçado com três futebolistas do SGE e um do CAM; * Campo do Madrid FC (depois Real Madrid CF); ** Campo do Athletic Club Madrid (depois Clube Atlético de Madrid)

Mais do que fazer interpretações ficam as notícias da Imprensa de Espanha
Com quatro jornais de Madrid (Madrid-Sport, ABC, Heraldo Deportivo e El Fígaro) e um de Barcelona (El Mundo Deportivo).






Os principais campos em Madrid
Ficavam junto à anterior praça de touros (4) e a rua O'Donnell (5). Mas havia mais dois campos importantes, entre os quais o que era considerado o melhor, em Madrid, o do Racing Club (De la Hermosilla) bem como o da Princesa.




A ida do Benfica foi apresentada
Com uma fotografia obtida, em Lisboa, no campo de Benfica (Quinta de Marrocos) num encontro frente ao Vitória FC Setúbal, em 20 de Abril de 1919.






Depois o Benfica seguiu para Vigo e Pontevedra
Disputando quatro jogos, dois com o Vigo Sporting Club (D 1-3 E D 0-2) e dois com uma selecção de dois clubes que se designou Pontevedra AC (V 5-2 E V 7-3), entre 10 e 16 de Outubro de 1919. 



Orgulho no «Glorioso»

Alberto Miguéns


5 comentários
  1. Excelente artigo!

    O Sport Lisboa e Benfica já tinha deixado um grande cartel em 1915, tal como sugerem os resultados publicados pelo Alberto. as vitórias e o futebol deixaram impressão muito positiva. Estou certo que socialmente também o nosso Clube se fez representar muito bem. Já vi um documento em que Cosme Damião é nomeado sócio honorário do Real Madrid.

    As viagens nesse tempo eram muito complicadas e o entendimento quer do treino quer de aspectos associados com o descanso, nutrição e recuperação física eram muito inferiores ou inexistentes comparativamente com os nossos dias. É fácil perceber a razão de serem maus alguns resultados dos primeiros jogos após chegada às cidades do anfitrião.

    Uma vez mais excelente artigo, não apenas pela quantidade como pelo trabalho de organização. Só quem já explorou hemerotecas estrangeiras sabe a paciência, persistência e trabalho que dá encontrar informação.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Só um Historiador com H grande é que pode nos pode dar estas Históricas e Gloriosas peças !!!

    Era bom que isto fosse lido por Vieira!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, simplesmente espectacular, muito bom Sr º Alberto.

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosa a fotografia dos nossos ases todos de fatinho.
    Fantástico.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: