A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o SL Benfica e a sua Gloriosa História. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

07/08/2019

Como Destruir o Belo

07/08/2019 6 Comentários
COM UM TEXTO MENTIROSO.


Que vale por ser curto (curtíssimo) e mesmo assim contém duas mentiras que deviam ser evitadas.


O jornal «Expresso»
Leitor deste Semanário desde o primeiro número - devem contar-se pelos dedos das duas mãos as edições que não li, desde 1973 - é lamentável ir perdendo confiança naquilo que lá vem escrito.E tem-se acentuado nos últimos tempos. Cada vez mais tablóizado!

Primeira mentira
O Benfica empatou com o Sporting no primeiro jogo (2-2) e venceu no segundo (2-1) e não o contrário como se escreve na notícia.


Segunda mentira
Se houvesse empate no segundo jogo a Supertaça de 1980/81 organizada pelos dois clubes que elaboraram o Regulamento era explícito como se publica. Aliás a golo da vitória foi obtido a escassos três minutos dos 90, ou seja, a Supertaça esteve a pouco tempo de "ir para prolongamento". Mas a posse do troféu ficaria sempre resolvida nesse dia 29 de Outubro de 1980 - nem que se chegasse ao desempate por pontapés da marca de grande penalidade - nunca estando previsto a realização de "uma terceira partida em campo neutro". Partida está a notícia que devia ser mais correcta. Totalmente correcta.


Esta noticiazinha do jornal «Expresso» em poucas palavras
Não aquece, nem arrefece. Tem demasiados erros para tão pouca informação e redundante. Mas o que preocupa não são os pormenores numa notícia que nem acrescenta, nem retira o que é importante. 

O que preocupa são os porMaiores
A falta de rigor habitual em assuntos do Futebol (e não só...). Se o fazem em assuntos quase insignificantes agora imagine-se o que é corriqueiro no que é importante e é tratado com vulgaridade. Além de terem enganado muitos dos leitores que a leram e ficaram com uma ideia errada do que se passou em 1980 e poderia ocorrer a seguir, a tal "terceira partida em campo neutro" que nunca esteve prevista.

Lá pelo jogo ser disputado essencialmente com os pés as notícias  acerca dele devem ser feitas com a cabeça 

Alberto Miguéns

6 comentários
  1. Não há piolho que escape, ao pente fino do Miguéns!!!

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Miguel, tb li o Expresso durante 25 anos, deixei de o ler quando nos últimos 6 anos, não foram capazes de colocar a simples notícia do Benfica Campeão na sua nobre 1ª Página na edição imediatamente seguinte à nossa consagração, os nossos últimos 5 títulos não tiveram direito a figurar na 1ª pág. após várias insistências nunca me conseguiram explicar tal facto, escondendo a enorme influência do lobby SCP no grupo Impresa/Sic/Expresso, (Balsemão, Nicolau santos, Henrique monteiro, Ricardo costa e o actual director João vieira, Todos Sportinguistas!!!), não esqueço na época 2010 com Trapatoni, na mesma semana clássico no porto, FCP 3 SCP 0, e nosso jogo na Alemanha com Estugarda (taça UEFA) 3 - SLB 0, a sic passou em rodapé durante vários dias, "Dragões vencem leões", e "Estugarda Esmaga Benfica".
    Expresso Nunca Mais, por muitas revistinhas que façam sobre o campeão Glorioso(e vão ter que fazer muitas nos próximos anos).

    Pedro Esteves - sócio 6598

    ResponderEliminar
  3. O expresso já perdeu toda a credibilidade há muitos, mas mesmo muitos, anos. Não passa de um órgão de propaganda de direita, assim como a sic!!!

    ResponderEliminar
  4. Para mim, há muitos anos que Expresso nunca mais.

    Nem o consulto na net.

    ResponderEliminar
  5. Amanhã é o dia do Benfica na SporTV. Isto promete...

    ResponderEliminar

Apoio de: