SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

20 agosto 2019

A Realeza Benfiquista

20 agosto 2019 12 Comentários
COM CLASSE DENTRO E FORA DE CAMPO.


Estas declarações da «Realeza Benfiquista» personificadas em Costa Pereira e José Águas dão sempre um prazer ilimitado. Clicar para reportagem da RTP em 1962. Estes dois Bicampeões Europeus têm classe para "dar e vender"!



Há 69 anos, em 20 de Agosto de 1950, no Lobito
José Águas comprometia-se a representar o «Glorioso» depois de ter jogado (e marcado) frente ao Benfica, pela selecção do Lobito, na tarde do dia 19 de Agosto, na digressão do Campeão Latino (desde 18 de Junho de 1950) a África. À noite (conta Rogério Lantres de Carvalho) no jantar entre os componentes da digressão do Benfica e os futebolistas e dirigentes da selecção do Lobito, o treinador Ted Smith concordou que José Águas seria elemento importante para integrar o plantel do Clube. José Águas disse que teria de falar com a família nessa noite, quando chegasse a casa, reservando para o dia seguinte a resposta. Que foi afirmativa. E rápida pois o Benfica jogaria a 21 de Agosto mais a sul, em Benguela. Um «Nobre do Benfiquismo» estava a caminho.


A estreia de José Águas com o «Manto Sagrado», em 25 de Agosto de 1950, no jogo em Sá da Bandeira, frente à Selecção de Huíla-Lobango, numa vitória por 7-0, com três golos desta "rara especiaria do Lobito"

Costa Pereira chegaria quatro anos depois, em 2 de Agosto de 1954
Integrando o Benfica, com Rogério Lantres de Carvalho, na despedida deste "Glorioso Futebolista", em 5 de Setembro de 1954, com José Águas a entrar, aos 15 minutos, para Rogério sair. O quarto de hora em que coexistiram, em campo, dois gigantes do Clube, dois génios da bola: um deu os últimos toques e um outro - Coluna - estreou-se. Além de Costa Pereira, Alfredo e Naldo.



Com 48 anos de diferença a mesma ideia: em "luta" o adversário não nos será superior 
Há a curiosidade de José Águas dar a mesma ideia, em Abril de 1962, que Cosme Damião tinha dito no Verão de 1914 a propósito de uma pergunta acerca do que se dizia de um Benfica enfraquecido com a saída de Artur José Pereira para o Sporting CP:


Orgulho Benfiquista

Alberto Miguéns

NOTA (às 12:34 horas): Tive curiosidade de confirmar as sábias palavras de Croft de Moura que sublinhou que no ano anterior Béla Guttmann acedera falar. E ouvir mais uma vez José Águas (clicar para RTP 1961).
12 comentários
  1. O Sport Lisboa e Benfica tem na sua História tantas figuras de enorme estatura e qualidade humana. Orgulho Benfiquista.

    ResponderEliminar
  2. Ficamos tão enfraquecidos que fomos bi-campeões europeus... grande Aguas!

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  3. Por vezes penso que gostava de ter vivido nesses tempos... mas nasci em 86.
    Já se passou por muito nesse clube desde a consolidaçao de 94 passando pelo fosso até 2003 e por fim novamente por um periodo de consolidaçao de Tetra + 1.
    Felizmente que temos alguem que honre esses mesmos valores como o grande Bruno Lage.
    Como diz o Arq. Croft Moura:
    Confiemos!

    ResponderEliminar
  4. Acabo de ler no blog do Viriato de Viseu (Em defesa do Glorioso) este estrato no ultimo post que ele publicou.
    "Se bem me lembro, a pressa da inauguração do Museu era tanta, quando Moniz e Varandas estavam de outro lado, que LFV teve que se rebaixar e chamar o proscrito Dr. Alberto Miguéns, para que, com os seus "limitados e pouco saberes das coisas do Benfica", ajudasse o ceportinguista Serrado na história do Museu, para que este fosse inaugurado antes das eleições, a fim de desarmar aquela dupla se esse tema fosse abordado na campanha.

    Depois, passados uns tempos, já a pressa deixou de ser pressa porque, tanto Varandas como Moniz se tinham passado de armas e bagagens para o lado "certo da barricada", e o proscrito passou um ano depois, ou qualquer coisa como isso, a ser de novo...proscrito. Aliás, o lambebotismo deixou-o andar por lá...até que o proscrito se apercebeu que continuava a ser proscrito...
    Sei que nao tenho nada a ver ou contra qualquer das pessoas, mas la ao ler que o Sr. Alberto é uma pessoa com "limitados e pouco saberes das coisas do Benfica" e até mesmo "proscrito" que achei que lhe deveria dar a conhecer tais afirmaçoes, pois pelo que sei e aquilo que tenho lido aqui no seu blog, esta muito longe da verdade que este paladino do Benfiquismo tenta fazer passar, por mais sendo alguém que vai ao ponto máximo da preguiça ao fazer posts onde aquilo que escreve (para poupar os seus neurónios, segundo palavras do proprio" sao "copiar/colar" de mensagens de outras pessoas num outro blog denominado NGB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      Agradeço a informação.

      Vou ler com atenção e depois tomarei posição se tal for necessário, embora dê sempre preferência, entre benfiquistas que dão opiniões particulares, a um esclarecimento privado e directo.

      Obrigado

      Gloriosíssimas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Sem querer ser advogado do diabo, até porque não concordo com muitas das opiniões do Viriato, o sentido do seu post (seu, dele, Viriato), é precisamente o contrário da que o Carlos3113 interpretou.

      Pelo que se vai lendo nesse blog, o Viriato é um admirador do Miguens, não faria sentido que escrevesse algo que pudesse ser interpretado dessa maneira. Aliás, só um idiota assumido poderia escrever contra os conhecimentos do AMiguens acerca da história do nosso clube.

      O post utiliza o sarcasmo para marcar uma posição contra os que ele considera lambe-botistas (Moniz e JNM).

      Essas afirmações irónicas que poderiam ser interpretadas como uma desqualificação do Alberto, são precisamente o contrário, em contraponto com o tal Serrado, e seriam mais claras se o Viriato tivesse colocado as frases entre aspas.

      Peço desculpa de me intrometer num assunto que não me diz respeito, mas acho que é claro no texto o que o Viriato pretendia transmitir, e acho que ele o confirmará.

      Viva o Benfica.

      Eliminar
    3. Ehehehehe! Ó Carlos3113, é ironia, pa! e até está entre aspas:

      (...)Dr. Alberto Miguéns, para que, com os seus "limitados e pouco saberes das coisas do Benfica"

      https://eddglorioso.blogspot.com/2019/08/nuno-martins-moniz-e-vieira-olha-que.html

      Eliminar
  5. Caro Alberto Miguéns,

    peca por tardio o agradecimento por nos contar um bocadinho mais de Benfica a cada dia que passa.

    Força e continue com este grande trabalho.

    Pena que as suas capacidades e conhecimento não sejam reconhecidos por quem o deveria reconhecer.

    ResponderEliminar
  6. Leio este blog há muitos anos e costumava ver o caro Alberto Miguéns na Benfica TV. Tenho livros do Benfica, adoro ler sobre a sua história.

    Posso afirmar, com toda a certeza, que não há ninguém que se aproxime sequer do conhecimento e saber do Benfica do que o Alberto Miguéns. Alguém que diga o contrário, ou está a ser irónico, ou ignorante.

    ResponderEliminar
  7. esse consócio do blogue em defesa do glorioso deixa bastante a desejar,pelas opiniões todas elas a procurar dividir os benfiquistas em vez do contrário ,podemos não concordar com tudo o que a direcção faz mas,daí até atacarmos a direcção que nos representa é atacarmos o Benfiquismo e a alma Benfiquista todos por um , Que é o Benfica !

    ResponderEliminar
  8. O Chakra disse tudo.
    Tenho pena que haja pessoas que não saibam destrinçar a beira da estrada com a estrada da Beira.

    Claro que estava a ser iónico, quando falava nos "limitados e pouco saberes do Dr. Alberto Miguéns" o que eu queria dizer era precisamente o contrário.
    Se ele até tem a factura da compra da primeira bola...como poderia eu duvidar dos seus "SABERES"???

    E digo mais, se LFV amasse o Benfica como Ama o Dr. Miguéns, seria este a liderar TODA a informação do Glorioso, seja na BTV, no Jornal, na Mística...em TUDO!!!

    Só que LFV não gosta de estar rodeado de gente do calibre do Dr. Miguéns. Gosta mais dos outros...daqueles cujo interesse no clube é o final do mês.
    --------------------------------------

    Respondendo agora ao caro Luis, Salazar também não devia ser atacado...era ele quem nos representava.
    O caro Luis acha que o Benfica é o Vieira...que sem Vieira a alma do Benfica morre, é isso?
    Não meu caro. O Benfica não nasceu em 30 de Outubro de 2003...nasceu muito antes e já ganhava muito quando LFV chegou ao Benfica.
    Qual a razão de Vieira não ter levado o Alverca a outros patamares???

    ResponderEliminar
  9. Uma coisa é certa caro Miguéns, espero vê-lo de volta ao Benfica para fazer aquilo que mais gosta (escrever cartas à namorada).

    Bem sei que não é preciso estar dentro do Clube para fazer o seu trabalho, mas o rigor é a verdade que são o seu timbre são preciosos e seriam uma grande mais valia. Oxalá!

    Abraço

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: