SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 julho 2019

Tinha 47 Anos e Morreu

01 julho 2019 3 Comentários
SE NÃO TIVESSE MORRIDO FARIA HOJE 75 ANOS ESTE BENFIQUISTA. 


Vida breve mas que deu tantas vidas a muitos que as não teriam com mais uns quantos anos de Guerra Colonial.




Estátua merecida em Santarém para um castelo-vidense que, segunda a D. Natércia (viúva) me contou, numa conversa a saber a entrevista, há uns três ou quatro anos,quando já tinha a 4.ª classe, num dos Verões quentes alentejanos, passou pela minha aldeia de Montalvão, com o pai, para ir petiscar uma sopa de peixe lá para o rio Sever. Uns barbos e peixes assim e assado, até mais cozidos que fritos com bom pão montalvanense.



Esta é para o capitão da liberdade, Salgueiro Maia. 



Obrigado, capitão! Podias ter tudo e não quiseste nada!

Alberto Miguéns
3 comentários
  1. Quando se deu o golpe em que este senhor desempenhou um relevante papel, a primeira coisa que me veio à ideia foi que a guerra iria acabar. Vim de lá (da Guiné) em 1971, com a mágoa da morte de 19 rapazes do meu batalhão. Se mais não fosse, só por ter acabado com o morticínio da juventude portuguesa (e africana) a revolução valeu a pena.
    Bem haja, capitão! Pela coragem, pela generosidade, pelo serviço prestado aos Portugueses, pelo pundonor, pelo desapego aos poderes e às ribaltas. Descanse em paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nau;
      Este sim, este Capitão queria mesmo acabar com a guerra...já os outros...
      O golpe da Abril não era para acabar com a guerra...os Capitães do Quadro permanente não queriam a entrada dos Capitães Milicianos... e isso foi o rastilho...
      Também estive na "guerra do Ultramar" desde 1/1/68 a 20/5/70.

      Mas o que importa é agora é parabendizar o Miguéns por recordar um verdadeiro herói, que cumpriu o seu dever sem reclamar REGALIAS E BENESSES!!!

      Está sepultado em Castelo de Vide sua terra natal. Quando vou a esse cemitério por motivos familiares, passo sempre com muito respeito pela sua sepultura!!!

      Eliminar
  2. Não recebeu em vida as honras que merecia, antes pelo contrário.
    Mas por mais que alguns não queiram, Salgueiro Maia ficará sempre na nossa memória colectiva como o mais puro, o mais corajoso dos Capitães de Abril.
    Só poderia ser Benfiquista.
    Obrigado, Capitão!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: