SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

05 julho 2019

Skovdhal 19 Anos e o SLB 6 - FCP 2

05 julho 2019 4 Comentários
NO DIA DO 19.º ANIVERSÁRIO DE EBBE SKOVDHAL O BENFICA CONQUISTOU A TAÇA DE PORTUGAL. HÁ 55 ANOS.



Derrotando o FC Porto por... 6-2 no Estádio Nacional, em 5 de Julho de 1964, com o treinador Lajos Czeizler a orientar o Benfica pela última vez com "dobradinha" em época (1963/64) de Bicampeonato.

E foi dispensado?
Foi! Não foi Campeão Europeu!



Final da Taça de Portugal
A conquista, há precisamente 55 anos, foi o culminar de uma temporada extraordinária em que o Benfica depois de conquistar o campeonato nacional (13.º título em 30 edições da competição) "tirou" a Taça de Portugal ao FC Porto, segundo classificado (a seis pontos do «Glorioso») no campeonato nacional aplicando-se "seis-a-dois", no Vale do J'amor, depois de dois jogos muito complicados no Nacional: empate a dois golos («Saudosa Catedral») e empate a um golo (estádio das Antas). Para "ler" esta final da Taça de Portugal, clicar para «Diário de Lisboa» (início) (meio) (fim).




Ebbe Skovdhal
O treinador dinamarquês completa hoje 74 anos, pois nasceu em 5 de Julho de 1945. A estreia dele no Benfica ocorreu em 26 de Julho de 1987. Quase há 32 anos. Como o tempo passa. Parece que foi ontem que o Benfica, no estágio de pré-temporada, em Davos, Suíça, "despachou", por 5-1, o Grasshopper CZ. Regressando a 1964, neste dia Ebbe Skovdhal comemorou, certamente em Copenhaga, o seu 19.º aniversário, como futebolista do Vanlose IF (com o "ó" traçado, mas não sei como se faz).   




Lajos Czeizler
Foi um treinador extraordinário. um gigante mal compreendido no Benfica. Vivia-se obcecado por Béla Guttmann e tudo o resto era inferior. Nasceu em Heves (centro da Hungria, então Império Áustro-húngaro), a 5 de Outubro de 1893, como Czeizler Lajos (tal como Fehér Miklós) estreando-se no «Glorioso», aos 69 anos, enfrentando o poderoso FC Barcelona, em 31 de Agosto de 1963, no Torneio Rámon de Carranza, em Cádis, com o Benfica a derrotar por 3-2 o clube catalão. Seguiu-se a ACF Fiorentina desbaratada com 7-3 e a conquista do prestigiado (e imponente) troféu. A época seria assim. De goleada em goleada, com o "acidente" na Taça dos Clubes Campeões Europeus, onde um Benfica desfalcadíssimo foi copiosamente derrotado em Dortmund, por 0-5, pelo BVB 09. Nunca lhe perdoaram, mesmo sem metade dos titulares disponíveis. Nem os 6-2 da final da Taça de Portugal frente ao vice-campeão nacional, nem as 21 vitórias em 26 jogos (quatro empates e uma derrota) e 103/26 em golos, ou seja, um golo sofrido por jornada e 3,96 golos marcados por jogo, no campeonato nacional serviram para dar-lhe mais uma oportunidade. Não teve atenuantes. Não conquistou a «Terceira», estava dispensado. Um Senhor, com enorme respeito ao Benfica - ele que era um ídolo em Itália - aceitou a "desfeita" com muita classe, dizendo que treinando o Benfica e este não o querendo, o «Glorioso» ficaria como o grande marco final da sua longa carreira, não aceitando treinar mais nenhum clube do Mundo. Pouco tempo depois (três anos) adoeceu vindo a morrer de trombose num hospital de Budapeste, onde estava internado há três semanas, em 6 de Maio de 1969, quase cinco anos depois de orientar o Benfica pela última vez, em 5 de Julho de 1969, há 55 anos. Seja em 6 de Maio de 2020, seja em 5 de Outubro de 2019, Lajos Czeizler merece ser honrado neste blogue.


Um dos irmãos Laudrup. o pai deles (Finn) e o cunhado deste... Ebbe Skovdhal

Há 55 anos se dissessem a Skovdhal que um dia, aos 42 anos, treinaria o clube que no dia do seu 19.º aniversário aniquilara, por 6-2, o FC Porto, ele não acreditaria. Mas, também, nem em Badajoz se soube, quanto mais em Copenhaga! Mas foi mesmo. Benfica, 6 - FC Porto, 2 nos anos 60, em dia de aniversário de um futuro treinador do Benfica, dos anos 80.
       




É assim que, enquanto o tempo corre, tempo tem, se faz BENFICA!

Alberto Miguéns

4 comentários
  1. Lagos Czeizler ainda teve o azar, para além dos 5-0 de lá em que foi Rita o guarda redes e neve com fartura se bem me lembro, de o Benfica ter ganho na Luz por 2-1 com diversas (5?) bolas aos postes.
    Repare-se que na equipa do Benfica desta vitória por 6-2 jogou Serafim contratado ao Porto nessa época (nessa altura a melhor linha avançada era do Benfica e a 2a também). Serafim que na época anterior marcou os 2 golos na Luz, Riera treinador, que resultaram na única derrota do Benfica (consentiram-se mais 2 empates, Leixōes fora e, creio, Olhanense, na Luz). Nesse jogo que o Porto ganhou por 2-1 Américo, segundo o Mundo (Norte?) Desportivo, defendeu n bolas com a marca de golo.
    Ouvi no Muxito, através de uma janela do hotel e juntamente com o meu amigo dono da estância, a preleçâo do treinador do Porto: Otto Gloria antes dessa estrondosa derrota.
    Sobre Skovdhal saiu muito cedo da equipa (acusou-se Gaspar Ramos de o ter contratado por um único motivo: ter dado luta ao Porto na época ant). Estive nas duas derrotas caseiras do Benfica (Setúbal - Estádio Nacional e Marítimo) antes de Skovhal ser substituído. Depois com Toni "foi-se" até Estugarda.

    ResponderEliminar
  2. Sr.Alberto,no livro A HISTÓRIA DO SPORT LISBOA E BENFICA 1904-1954 encontram-se todos os resultados da equipa de honra até então??
    OBRIGADO!!!!!
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Amaral

      Praticamente todos (talvez 95 por cento) e meia dúzia de erros o que é notável para os recursos que havia nesse tempo. Mário de Oliveira e Rebelo da Silva à sua custa - foram eles que pagaram os custos, bem superiores aos benefícios - fizeram um trabalho e deixaram um legado que devia ser mais honrado!

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. É uma pena que a direção do clube despreze tanto a história do MAIOR CLUBE PORTUGUÊS!!!

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: