SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 julho 2019

Dia 11 da Época 116: Está na Hora

11 julho 2019 0 Comentários
ZIVKOVIC COMPLETA HOJE, 23 ANOS, NASCENDO EM 1996. 



Curiosamente neste mesmo dia, em 1970, nasceu Panduru que completa 49 anos. Em 11 de Julho, há mais nascimentos - pelo menos quatro - de Gloriosos Futebolistas.



Num clube gigante com o «Glorioso» também há muitos falecimentos neste dia
Para equiparar com os dois nascimentos outros tantos falecimentos, mas há pelo menos mais um: Pedras em 2017, há dois anos (clicar) e Pegado, há nove anos, em 2010.   



Regressemos ao Futuro. A 2019/20
Todos sabemos que o sucesso de um treinador depende do equilíbrio das decisões que tem de tomar. Para os adeptos é muito mais fácil. Avaliamos as decisões que o treinador toma e podemos sempre entender, no caso de existirem más exibições que coloquem o «Glorioso» mais próximo do insucesso que da vitória e conquista, que tomaríamos outras completamente diferentes.

Bruno Lage
Tem a confiança de todos. Se houver alguém contra será excepção mesmo que sejam alguns, no plural, sempre excepção, pois o Benfica tem milhões de adeptos que acreditam em Bruno Lage.

Mas é quando um treinador inicia uma época
Que é avaliado a cem por cento durante as seis dezenas de jogos dessa temporada pois foi ele que escolheu o plantel, orientou e concretizou em campo, através da eficácia da equipa, as qualidades que tem como treinador. Ou seja, provocou saídas e entradas. Alterações no modo de jogar. Geriu expectativas e concorrência interna. Mostrou a todos a coerência das suas decisões, foi respeitado e motivou. Etecetra. Esta é a época de afirmação de Bruno Lage pois iniciou-a logo desde o seu primeiro dia, em 1 de Julho de 2019.

Bruno Lage em 2018/19
Fez um trabalho de excelência no campeonato nacional onde as expectativas de o conquistar eram ínfimas pois o Benfica dependia do FC Porto perder quatro pontos, estando com sete de vantagem: o Benfica só lhe podia retirar três pontos, directamente, no estádio desse adversário. Enquanto Bruno Lage consolidava o grupo e refinava a metodologia, o FC Porto foi-se desfazendo terminando as 34 jornadas do campeonato nacional a dois pontos do «Glorioso».

Em 2019/20, Bruno Lage parece ter encontrado uma espécie de «Ovo de Colombo» para a defesa à direita
Salvio! Mas só o tempo (jogos) mostrará o valor da decisão. Salvio tem "peso no balneário" que Bruno Lage tem de saber usar em seu proveito que será o de todos e do Benfiquismo. Não parece ser futebolista para passar dez meses sem jogar com alguma regularidade. Na ala direita, como centrocampista, será Pizzi e mais três. É mais fácil jogar como defesa-direito onde só conta com André Almeida pois Ebuehi está "parado" há um ano! Compete a Bruno Lage na pré-temporada avaliar todos os prós e contras em relação a todos os futebolistas que tem, aqueles que pensa nada acrescentarem (antes pelo contrário) e aos que pode vir a ter.


Este clube ter escrito Fiorentina no emblema é redundante. Como seria se o do Benfica tivesse escrito Benfica. Talvez uns 95/99 por cento dos «consumidores» de Futebol no Mundo (antigamente chamados adeptos) sabem que é a Fiorentina (Associazione Calcio Florença [Firenze] Fiorentina). Há também os empresários/negociantes que usam o Futebol para reproduzir os seus milhões com impunidade. Esses, sim, necessitam de emblemas legendados pois nem sabem o que é o Futebol quanto mais gostar do jogo. Só dos mY£õ€$.   

Há mais um particular, sábado, em Coimbra com, talvez, mais 29 futebolistas convocados (Jonas já é saudade)
Com a chegada de Zivkovic dia 14 (passam a 30 e quando não houver lesões a 33) e a ida para os EUA a 15, mais os três jogos, em particular os dois frente a clubes transalpinos - ACF Fiorentina (dia 25) e AC Milan (dia 28) - vão obrigar Bruno Lage a tomar muitas decisões, em pouco tempo, num plantel com mais de 30 futebolistas que dava para fazer três "onzes":
- Quem fica;
- Quem sai (temporariamente para a Equipa B) ou definitivamente - pelo menos até Janeiro de 2020 - para outro(s) emblema(s);
- Quem é necessário adquirir;
- Quem é necessário adaptar;
- Quem é necessário recuperar.

     ASSIM VAI O PLANTEL DE 33 GLORIOSOS
NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizadoSuplente utilizado substituídoL - Lesionado; F - Férias;  A – Assistências para goloG – Golos

Bruno Lage vai ter que decidir e tem que aproveitar a confiança que temos nele para tomar essas decisões - dispensar, exigir, modificar - sem titubear (se é que esta palavra faz parte do seu vocabulário ou modo de ser).

Avança, Bruno Lage. Estamos contigo!

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: