SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

20 julho 2019

Casa do Benfica na Lua

20 julho 2019 1 Comentários
HÁ 50 ANOS, EM 20 DE JULHO DE 1969, ÀS 03:56 DA MATINA, DE PORTUGAL CONTINENTAL.


O Ser Humano fez milagres. Conseguiu passear calmamente na Lua, ir e voltar do satélite natural do planeta Terra.  Outro milagre foi irem acordar com sucesso um terráqueo na madrugada de uma segunda-feira, em pleno Verão, para assistir numa televisão - a preto-e-branco de válvulas incandescentes - a imagens que mal davam para perceber o que se estava a passar parecendo tudo fantasmagórico, entre sombras negras e perfis brancos. 

A Lua entra na Gloriosa História pelos ingleses
Daniel dos Santos Brito um dos 24 fundadores, futebolista na segunda categoria e secretário do Clube, escolhido em 28 de Fevereiro de 1904, contou o seguinte a propósito da gloriosíssima vitória, em 10 de Fevereiro de 1907 (62 anos antes da NASA chegar à Lua):
«Lembro-me de que a primeira vez que ganhámos aos ingleses a rapaziada chegou lá cansada, pois alguns enganaram-se e meteram-se no comboio que ia somente até Paço de Arcos, tendo que ir a correr até Carcavelos, para chegarem à hora marcada para o jogo. 
Quando regressámos, todos satisfeitos, trouxemos o inglês Frood, um belo rapaz (futebolista no Carcavellos Club e árbitro). Jantámos no restaurante do Batão, na Praça de D. Fernando (actual Praça Afonso de Albuquerque em frente ao Palácio de Belém); e, como atrás digo, o grupo, como bom português de gema, lá apareceu com a guitarra e o seu fado, que ele (Frood) apreciou.
Também me lembro de que alguém lhe perguntou se gostava de Portugal, e do que é que ele mais gostava de cá. Ele respondeu: - " Gosto muito. É tão bonito que até se vê a Lua de dia!"». Tem dias... digo eu!





Eu imaginei um arco-íris
mas tu seguraste-o entre as mãos
Eu tinha visões breves 
mas tu viste como um todo
imaginei ir pelo Mundo por uns anos
enquanto ficaste pelo teu quarto
Eu só vi o crescente
tu viste a Essência da Lua
a Lua completa!

tu estavas lá a controlar
com o vento nos calcanhares
tentavas ir para as estrelas
e sabes o que é sentir para alcançar-se 
mais ALTO mais LONGE mais CEDO
tu viste a Essência da Lua

Eu estava de castigo
enquanto tu cobriste os céus
fiquei consciente da verdade
tu enganas através de mentiras
Eu vi a chuva sujar o vale
tu viste o Paraíso
Eu apenas vi o crescente
tu viste a Essência da Lua

Eu falei de asas
tu simplesmente voaste
Eu questionei-me, eu imaginei e eu tentei
tu bem sabias
Eu suspirei
...mas tu DESMAIASTE!
Eu só vi o crescente
tu viste a Essência da Lua
a Lua completa!

com uma tocha no teu bolso
e o vento nos teus calcanhares
tu escalaste a escada
e sabes o que é sentir para chegar-se
mais ALTO mais LONGE mais CEDO
tu viste a Essência da Lua

a Lua completa!
Unicórnios e balas de canhão
palácios e cais
trompetes, torres e cortiços
vastos oceanos cobertos de lágrimas
bandeiras, panos, barcaças
lâminas e lenços
todo o sonho precioso e visionário
por baixo das estrelas
tu escalaste a escada
com o vento nas velas
surgiste como um cometa
deixando um rasto ardente
mais ALTO mais LONGE mais CEDO
tu viste a Essência da Lua

(tradução livre da minha responsabilidade com base na letra impressa no disco em vinil publicado em Edimburgo, na Escócia, em 1985

Nome do grupo «Waterboys" inspirado nesta canção do imortal Lou Reed:



EUA na Lua? E  Benfica? Há muito que a Lua o conhecia!

Alberto Miguéns
1 comentários

Artigos Aleatórios

Apoio de: