SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

03 junho 2019

Pote 3: Dificilmente Não Será o do «Glorioso»

03 junho 2019 7 Comentários
MESMO COM A INDEFINIÇÃO DOS CLUBES QUE TÊM DE SE APURAR NAS PRÉ-ELIMINATÓRIAS.



Não parece provável que o FC Porto e o AFC Ajax sejam eliminados.


O FC Porto tem o caminho livre
O actual formato permitindo a entrada directa, na fase de grupos, aos melhores clubes dos cinco principais campeonatos tornou mais acessíveis as duas pré-eliminatórias, sem clubes de Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França. O FC Porto "despachará" os dois clubes que lhe tocarem em sorteio. 


O Amesterdão FC Ajax também
Este «Clube Mítico», tal como o Benfica, ainda terá o caminho mais facilitado. Clubes adversários "prováveis" com coeficientes muito baixos. 


Haverá surpresas como sempre
Mas não devem ser do FC Porto nem do AFC Ajax. Um destes (chega um!) tem de "cair" para o Benfica "saltar" para o pote 2.

Como não parece provável
O melhor é o Benfica "trabalhar" durante as férias para não ser surpreendido na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20. Desta vez não há desculpas - nem estar no pote 3 - para não chegar aos oitavos-de-final da competição. Para ver melhor com quem sabe (clicar para os jogos desta Liga dos campeões e respectivas previsões).

Vamos, Benfica!

Alberto Miguéns

7 comentários
  1. Talvez seja melhor o pote 3
    já estivemos no 1º. pote e o que nos valeu? fizemos zero pontos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fizemos 0 pontos por estar no Pote 1, fizemos 0 pontos apesar de estarmos no pote 1.

      Claro que os jogos ganham-se no relvado, mas nem que seja por aquilo que lhe está subjacente, um Benfica fora do pote 1, ou vá lá do 2 (por causa de o ranking da UEFA depender de terceiros).

      Eliminar
  2. atenção ao krasnodar jogem muito

    ResponderEliminar
  3. Caro Dr. Alberto,

    Quais as razões pelas quais o Benfica poderá ficar no Pote 3, e o FC Porto no Pote 2, isto se superar a pré-eliminatória, e posterior play off?

    Simples, e porque nada é bom ou mau se não for por comparação, ora vejamos, entre as edições 2014/15 e 2019/20, quantos pontos somaram FC Porto e Benfica, nessas 5 últimas edições Champions fase de grupos, 6 jornadas X 5 fase de grupos, disputaram ambos 30 jornadas nas 5 últimas fase de grupos, corresponde a um campeonato com 30 jornadas:

    FC Porto, em 30 jornadas da fase de grupos (últimas 5 edições):
    18 vitórias, 7 empates e 5 derrotas, somou 61 pontos, com 64 golos marcados, e 31 golos sofridos (saldo de 33 golos positivos).

    Benfica, em 30 jornadas da fase de grupos (as mesmas 5 últimas edições):
    8 vitórias, 6 empates, 16 derrotas, somou 30 pontos, com 29 golos marcados, e 49 golos sofridos (saldo negativo de 20 golos).

    No último Campeonato Português disputado com 30 jornadas e 16 equipas (temporada 2013/2014), fazendo a transposição da pontuação nas 5 últimas edições Champions (Grupos) com 30 jornadas disputadas por FC Porto/Benfica, para esse campeonato com as mesmas 30 jornadas, campeonato 2013/14:
    Campeonato 13/14: 3º FC Porto 61 pontos/Champions grupos últimas 5 edições: FC Porto 61 pontos.
    Campeonato 13/14: 13º Gil Vicente 31 pontos /Champions grupos últimas 5 edições: Benfica 30 pontos.

    O mais curioso, é que nos 5 últimos campeonatos (entre 2014/15 e 2018/19), o Benfica venceu 4, e o FC Porto apenas um, porém, em igual período, há uma grande divergência desportiva e pontual FC Porto versus Benfica na Champions, quase me atrevo a afirmar que é um verdadeiro case study, um Benfica forte com os fracos internamente, inversamente na Champions, um Benfica fraco com os fortes ...

    Saudações des_Portistas do Bairro da Graça

    ResponderEliminar
  4. Tanto faz a numeração do pote, precisamos é de ter a mesma sorte (vaca) no sorteio que os de Contumil: Benfica / Zenit / Shakhtar / Genk

    ResponderEliminar
  5. Paulo Oliveira também diz que o Sporting tinha mais adeptos que o Benfica até aos anos 60... só nalgumas zonas do país... não no global...
    O Porto tem tido grupos/ adversários mais acessíveis que o Benfica no período em referência, apostou mais na liga dos campeões do que no campeonato, e o Benfica teve uma época de 2017-18 aquém do mínimo exigido.

    Saudações benfiquistas besteirenses.

    ResponderEliminar
  6. Caro, se me permite rectificar, o que escrevi neste blog sobre umas sondagens feitas há 30 anos sobre a preferencia clubistica dos Portugueses, escrevi num contexto determinado que, Eusébio chegou a Lisboa em 1960, e então, Benfica e Sporting tinham ambos vencido 10 Campeonatos Nacionais (ainda sem o Benfica Europeu), e, supostamente teriam os dois Clubes uma massa social muito equiparada, com nota mais para o Sporting, pelos resquicios dos 5 violinos, afinal esse ainda é hoje o único ciclo hegemónico do Sporting!

    Caro, não isolei a penosa campanha na Champions do Benfica em 2017/18, agreguei as 5 últimas campanhas Champions.

    Quer mais evidências FC Porto/Benfica na Champions? Vejamos as 10 últimas participações Champions de FC Porto e Benfica:

    -O FC Porto nas 10 últimas participações na Champions, em 7 superou a fase de grupos.
    -O Benfica nas 10 últimas participações na Champions, em 7 foi eliminado na fase de grupos.

    Mais evidências? Entre os 32 provaveis equipas que irão participar na próxima edição da Champions 19/20, o FC Porto soma 93,000 pontos, e é o 8º classificado, já o Benfica soma 68,000 pontos, e é o 17º classificado. E, sublinho, esses pontos acumulados pelo FC Porto foram 95% deles somados na Champions, e não na Liga Europa!

    Grupos, e adversários mais acessiveis? Vou-lhe deixar um exemplo, nas 5 últimas participações do FC Porto, só em 2015/16 ficou pela fase de grupos, e na mesma edição, o Benfica passou à fase seguinte, e atingiu posteriormente os quartos final, vou-lhe deixar os grupos respectivos, pontuação e classificação dessa edição:

    -FC Porto teve como adversários em 15/16: Chelsea, Din. Kiev e Maccabi de Isarel, somou 10 pontos, foi 3º classificado, e caiu para a Liga Europa.

    -Benfica teve como adversários em 15/16: At Madrid, Galatasaray e Astana, somou 10 pontos, foi 2º classificado, e passou aos oitavos final da Champions.

    (curioso, FC Porto e Benfica, somaram ambos 10 pontos, o Benfica passou aos oitavos, o FC Porto caiu para a Liga Europa).

    E agora vou terminar, e convido-o a fazer um exercicio, observe e avalie o comportamento do FC Porto e do Benfica, na 2ª mão dos quartos Final da Champions, e da Liga Europa, disputados em abril deste mesmo ano. Vou-lhe deixar a minha opinião pessoal sobre essas duas partidas:

    -O FC Porto jogava no Dragão com o Campeão Europeu, e foi com tudo, não pensou nos Tondelas desta vida (nem estou a desprezar Campo de Besteiros), e deu um "amasso" no Liverpool nos primeiros 30 minutos. O Capitão do Liverpool lembrou na semana passada o FC Porto: "Se eles tivessem marcado primeiro...". Sim, levamos nas "trombas" mas fomos para cima deles sem medo, e sem pensar cá na "quintinha"!

    -O Benfica em Frankfurt, sinceramente, jogou para ser eliminado, tantos foram os equivocos posicionais, Rafa na direita, Félix na esquerda, as poupanças do Ferro e do Samaris, para quê? Para se pouparem para jogarem com o Marítimo, cujo o treinador na semana anterior já tinha assumido a derrota na Luz... Os sinais na Alemanha foram mais que evidentes, o Benfica não quis seguir para a meia final, justamente para evitar o Chelsea, e sobretudo, evitar em abril/maio uma ressaca europeia que hipotecasse o campeonato...

    Estes dois meros exemplos bem recentes, são reveladores que o FC Porto tem mantido viva a sua ambição Europeia, o Benfica não revela essa mesma ambição, já a teve, mas hoje não a tem ...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: