SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 maio 2019

As Pérolas Habituais II

21 maio 2019 5 Comentários
QUANDO O BENFICA CONQUISTA CADA TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL É NECESSÁRIO ESTAR SEMPRE A ESCREVER O MESMO!



O PRIMEIRO TREINADOR CAMPEÃO NACIONAL PELO BENFICA FOI VÍTOR GONÇALVES EM 1935/36 E NÃO LIPO HERCZKA COMO OS JORNAIS, TELEVISÕES E RÁDIOS QUEREM À FORÇA TODA QUE SEJA.



Todos os jornais publicados no domingo mentem:


Jornal «A Bola»; 19 de Maio de 2019; Página 3. Além de Lipo Herczka só ter conquistado dois títulos falta Vítor Gonçalves com um. Nos futebolistas campeões esqueceram-se de Jardel
Jornal «O JOGO»; 19 de Maio de 2019; Página 7
Jornal «Correio da Manhã»; 19 de Maio de 2019; Página 6
«Jornal de Notícias»; 19 de Maio de 2019; Página 5

Jornal «Record»


Consultando a imprensa da época ou os Relatórios e Contas do Benfica sabe-se que Lipo Herczka só a partir de 1936/37 foi contratado como treinador do «Glorioso» pois apenas chegou a Lisboa no dia 13 ou 14 de Outubro de 1936 (início da temporada de 1936/37) por isso nunca poderia ser o treinador do primeiro título do «Glorioso», em 1935/36, cuja última jornada foi disputada em 3 de Maio de 1936, ou seja, mais de cinco meses antes de Lipo Herczka chegar a Portugal vindo de Espanha. Aliás a notícia até pode ser lida na internet no jornal «Diário de Lisboa» (clicar).



Aquando do falecimento de Lipo Herczka o jornal «O Benfica» é inequívoco. O treinador conquistou dois títulos, os de 1936/37 e de 1937/38. Não o de 1935/36. Esse foi da responsabilidade do ex-futebolista, capitão do «Glorioso» e internacional por Portugal, Vítor Gonçalves.




Enquanto este blogue existir servirá, antes de tudo o mais, para:

«Honrar Agora os Ases que nos Honraram o Passado»

Alberto Miguéns

NOTA: Os responsáveis/dirigentes do Benfica há mais de 15 anos que sabem que têm de dar esta indicação de forma oficial para os media através de um comunicado mas são negligentes e deixam que a ingratidão prevaleça com Vítor Gonçalves (retirando-o da lista de treinadores campeões) e corrigir a inexactidão para com Lipo Herczka pois este certamente que não quereria recolher os louros daquilo a que não tem direito. NADA FAZEM.
Vítor Gonçalves é tão importante como qualquer outro treinador campeão incluindo Bruno Lage. Aliás como figura do Clube até é mais importante pois foi futebolista campeão regional (1919/20), jogando 15 temporadas - onze na 1.ª categoria, entre 1916/17 e 1926/27 - capitão em 131 jogos dos 201 em que participou com o «Manto Sagrado», internacional português enquanto futebolista do Benfica, dirigente eleito, seccionista do Futebol, membro da Comissão Técnica com Cosme Damião e António Ribeiro dos Reis, além de treinador, em duas temporadas (1934/35 e 1935/36) com 56 vitórias/261 golos em 98 jogos. O Benfica não é apenas um clube do Presente. É um clube do (e com) Passado, do Presente e do Futuro. É intemporal e nenhum Presente se sobrepõe ao Passado. Tal como nunca nenhum Presente se sobrepôs ou sobreporá ao Futuro. Que é para onde vai o Benfiquismo. Sempre com a ideia que o Futuro será ainda mais Glorioso apesar de tanta Glória já averbada. Vítor Cândido Gonçalves falecendo, em 7 de Março de 1965, já cá não está para repor a verdade, mas não se consegue enganar a «Gloriosa História». Respeitem quem já nos honrou e muito! 
5 comentários
  1. Arre que é só gente jornaleira de cabeça dura!

    ResponderEliminar
  2. Sempre atento. Obrigado e que nunca lhe falta essa minúcia na (pois claro) defesa do Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, não sabem não falem, assim é que é, sempre em defesa do Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Não há piolho que escape ao pente fino do Miguéns!!!

    ResponderEliminar
  5. Caro Sr. Alberto Miguéns,

    Como Investigador de História...tenho de enaltecer a sua preocupação com a verdade histórica...Continue esse bom caminho..

    Saudações Benfiquistas...Rumo ao 38

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: