Há precisamente cinco séculos faleceu, em França, um dos maiores génios da Humanidade a par de Albert Einstein, Ludwig van Beethoven e William Shakespeare, entre outros (mas poucos).
O Mestre e a Águia I
Muito gostava ele de desenhar Águias ou partes delas. Uma questão de bom gosto!
Foram 67 anos de genialidade
Nasceu no território da actual Itália, num lugarejo (Anchiano) pertencente a Vinci na região de Florença, em 15 de Abril de 1452. Faleceu em França, no centro deste país, em Amboise, há 500 anos, já reconhecido em Itália e França, mas não só, como um «Génio da Humanidade».
Ninguém dava nada por ele
Parecia o Benfica nos primeiros tempos. No Verão de 1907 até o Sporting CP preferiram. Filho ilegítimo foi ostracizado em criança sendo obrigado a "fazer-se a ele mesmo". Apoiado pelo pai, um notário afamado - a mãe era uma camponesa - pode escolher o que quis. Perdeu-se provavelmente um notário competente - o pai descendia de gerações de notários competentes e abastados - mas a Humanidade ganhou um Génio. Com "jeito" para desenhar e pintar o seu mestre (Verrocchio) era pintor famoso. Da Vinci entrou para aprendiz na adolescência. Pouco tempo depois, conta o historiador de arte e cronista que viveu no século XVI, Giorgio Vasari, que Verrocchio pediu a da Vinci para fazer um segundo anjo em contraponto ao que ele (Verrocchio) tinha feito, numa pintura em madeira, a pedido do mecenas Lourenço de Médici. Passado algum tempo, ao contemplar o anjo pintado pelo aprendiz, o mestre Verrocchio ficou tão impressionado que decidiu "nunca mais pegar num pincel"! Dedicou-se à escultura e ourivesaria! O Benfica chegou ao futebol quando os ingleses dominavam este desporto em Portugal. Depois de suplantados, em 1909/10, pelo «Glorioso» que lhes conquistou o Campeonato Regional - impedindo que ficassem na posse definitiva do troféu - abandonaram as competições oficiais. Efeito Da Vinci!
Ao contrário de outro génio contemporâneo
Nunca se dedicou à escultura embora desenhasse esboços para as fazer mas depois faltava-lhe a paciência. Leonardo da Vinci era cerca de 23 anos mais velho que Miguel Ângelo (nascido em 6 de Março de 1475) que foi escultor e pintor de excelência. O melhor dos melhores. Mas Da Vinci foi muito mais que desenhador e pintor. Era ecléctico como o Benfica. Perfeccionista como o «Glorioso». Com curiosidade infinita foi inventor e cientista. Anatomista e poeta. Músico e matemático. Só a incapacidade tecnológica do seu tempo não permitiu fazer o que projectou. E a Águia com a sua capacidade, vigor e resistência a voar foi estudada ao pormenor por Da Vinci, como possibilidade para permitir ao Ser Humano voar.
Leonardo da Vinci é incomparável
Como incomparável é o Benfica!
O Mestre e a Águia II
Leonardo da Vinci criou até um desenho com uma Alegoria (a Águia, o Lobo e o Barco) para mostrar a imponência da Águia que pode ser bem a «Alegoria do Benfiquismo». Por muito que o Lobo (adversários trapaceiros e desleais) se sintam protegidos por entidades incompetentes, complacentes e coniventes, por isso, cúmplices (Barco) a Águia (Benfica) esperará por eles e deles tratará para os reduzir à real insignificância e correspondente malefício. A Águia domina o Mundo dos justos. Já Leonardo da Vinci ilustrou há mais de 500 anos!
Leonardo da Vinci criou até um desenho com uma Alegoria (a Águia, o Lobo e o Barco) para mostrar a imponência da Águia que pode ser bem a «Alegoria do Benfiquismo». Por muito que o Lobo (adversários trapaceiros e desleais) se sintam protegidos por entidades incompetentes, complacentes e coniventes, por isso, cúmplices (Barco) a Águia (Benfica) esperará por eles e deles tratará para os reduzir à real insignificância e correspondente malefício. A Águia domina o Mundo dos justos. Já Leonardo da Vinci ilustrou há mais de 500 anos!
Glorioso Leonardo da Vinci!
Alberto
Miguéns
Curioso que ainda há alguns dias me passou pelos olhos este desenho da alegoria do Barco, do Lobo e da Águia (circa 1516).
ResponderEliminarO simbolismo neste desenho de Leonardo é magnífico.
Pelo que li o Lobo estaria conotado, numa imagem algo negativa, com a Igreja.
A Águia estaria conotada com o Imperador Alemão da época, rival nos jogos de poder com a Igreja.
Leonardo parece simpatizar com a Águia... E de facto desenhou-a como ninguém
Olhando para aquela majestosa Águia bem se pode dizer que as associações que o Alberto faz são bastante felizes.