SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02 maio 2019

Leonardo da Vinci Benfica

02 maio 2019 1 Comentários
O MESTRE DOS MESTRES FALECEU HÁ 500 ANOS, EM 2 DE MAIO DE 1519.


Há precisamente cinco séculos faleceu, em França, um dos maiores génios da Humanidade a par de Albert Einstein, Ludwig van Beethoven e William Shakespeare, entre outros (mas poucos).


O Mestre e a Águia I 
Muito gostava ele de desenhar Águias ou partes delas. Uma questão de bom gosto!


Foram 67 anos de genialidade
Nasceu no território da actual Itália, num lugarejo (Anchiano) pertencente a Vinci na região de Florença, em 15 de Abril de 1452. Faleceu em França, no centro deste país, em Amboise, há 500 anos, já reconhecido em Itália e França, mas não só, como um «Génio da Humanidade».


Ninguém dava nada por ele
Parecia o Benfica nos primeiros tempos. No Verão de 1907 até o Sporting CP preferiram. Filho ilegítimo foi ostracizado em criança sendo obrigado a "fazer-se a ele mesmo". Apoiado pelo pai, um notário afamado - a mãe era uma camponesa - pode escolher o que quis. Perdeu-se provavelmente um notário competente - o pai descendia de gerações de notários competentes e abastados - mas a Humanidade ganhou um Génio. Com "jeito" para desenhar e pintar o seu mestre (Verrocchio) era pintor famoso. Da Vinci entrou para aprendiz na adolescência. Pouco tempo depois, conta o historiador de arte e cronista que viveu no século XVI, Giorgio Vasari, que Verrocchio pediu a da Vinci para fazer um segundo anjo em contraponto ao que ele (Verrocchio) tinha feito, numa pintura em madeira, a pedido do mecenas Lourenço de Médici. Passado algum tempo, ao contemplar o anjo pintado pelo aprendiz, o mestre Verrocchio ficou tão impressionado que decidiu "nunca mais pegar num pincel"! Dedicou-se à escultura e ourivesaria! O Benfica chegou ao futebol quando os ingleses dominavam este desporto em Portugal. Depois de suplantados, em 1909/10, pelo «Glorioso» que lhes conquistou o Campeonato Regional - impedindo que ficassem na posse definitiva do troféu - abandonaram as competições oficiais. Efeito Da Vinci!


Ao contrário de outro génio contemporâneo
Nunca se dedicou à escultura embora desenhasse esboços para as fazer mas depois faltava-lhe a paciência. Leonardo da Vinci era cerca de 23 anos mais velho que Miguel Ângelo (nascido em 6 de Março de 1475) que foi escultor e pintor de excelência. O melhor dos melhores. Mas Da Vinci foi muito mais que desenhador e pintor. Era ecléctico como o Benfica. Perfeccionista como o «Glorioso». Com curiosidade infinita foi inventor e cientista. Anatomista e poeta. Músico e matemático. Só a incapacidade tecnológica do seu tempo não permitiu fazer o que projectou. E a Águia com a sua capacidade, vigor e resistência a voar foi estudada ao pormenor por Da Vinci, como possibilidade para permitir ao Ser Humano voar.  




Leonardo da Vinci é incomparável
Como incomparável é o Benfica!





O Mestre e a Águia II 
Leonardo da Vinci criou até um desenho com uma Alegoria (a Águia, o Lobo e o Barco) para mostrar a imponência da Águia que pode ser bem a «Alegoria do Benfiquismo». Por muito que o Lobo (adversários trapaceiros e desleais) se sintam protegidos por entidades incompetentes, complacentes e coniventes, por isso, cúmplices (Barco) a Águia (Benfica) esperará por eles e deles tratará para os reduzir à real insignificância e correspondente malefício. A Águia domina o Mundo dos justos. Já Leonardo da Vinci ilustrou há mais de 500 anos!






Glorioso Leonardo da Vinci!



Alberto Miguéns
1 comentários
  1. Curioso que ainda há alguns dias me passou pelos olhos este desenho da alegoria do Barco, do Lobo e da Águia (circa 1516).
    O simbolismo neste desenho de Leonardo é magnífico.
    Pelo que li o Lobo estaria conotado, numa imagem algo negativa, com a Igreja.
    A Águia estaria conotada com o Imperador Alemão da época, rival nos jogos de poder com a Igreja.
    Leonardo parece simpatizar com a Águia... E de facto desenhou-a como ninguém
    Olhando para aquela majestosa Águia bem se pode dizer que as associações que o Alberto faz são bastante felizes.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: