SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

19 maio 2019

As Pérolas Habituais I

19 maio 2019 0 Comentários
AS MENTIRAS QUE SÃO DITAS E ESCRITAS APÓS CADA CONQUISTA DO BENFICA SÃO IMPRESSIONANTES.



Quando são outros clubes a conquistar talvez se propaguem as mesmas mentiras mas além de não me dizerem respeito não tenho (nem vou gastar tempo) a procurar que tipo de veracidade ou mentiras contêm.

Uma das últimas - mas há mais a desenvolver na próxima semana - é a de que o clube nunca foi Campeão Nacional com tantos futebolistas formados no «Glorioso». 

Uma das mentiras mais abjectas. O Benfica é o maior formador de futebolistas - em quantidade e qualidade desde sempre - o que não quer dizer que o seja em todas as 115 temporadas que tem a jogar Futebol. Mas é o maior formador de futebolistas em todos os decénios. Aliás esse sempre foi um dos alicerces do «Glorioso Futebol» desde 1904/05. Manuel Gourlade e depois Cosme Damião ainda deu mais força a essa ideia fizeram questão de ter cinco plantéis a competir em simultâneo nos campeonatos regionais da 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª categorias além do Grupo Infantil. Sempre com o objectivo de formar em qualidade a vencer pois para Cosme Damião nem havia equipa principal. eram todas principais nos respectivos campeonatos.



Sem tempo para fazer grandes pesquisas - estou mais interessado em fazer um texto acerca da conquista, hoje à tarde, do título de campeão nacional pelo plantel sénior de Hóquei em Patins - veja-se bem esta equipa que jogou, em 15 de Fevereiro de 1976, frente ao CF "Os Belenenses", na 21.ª jornada em temporada de revalidação do título de Campeão Nacional.


Não havendo melhor (hoje é domingo) utiliza-se a ficha do portal www.zerozero.pt que com a sua habitual falta de rigor indica que o jogo foi numa segunda-feira quando foi às 15:00 horas de domingo (15 de Fevereiro de 1976) 

José Henrique, Artur Correia, Eduardo Luís, Eurico Gomes, António Bastos Lopes, Vítor Martins, Sheu, Néné, Rui Jordão e Diamantino Costa, ou seja, dez dos treze futebolistas (sobram Malta da Silva (chegou com 19 anos para a categoria Reserva), Toni e Moinhos) foram todos formados no Benfica, Campeões Nacionais em Juniores e alguns em Juvenis!  

Inventem outras mais difíceis de desmentir!

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: