SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 abril 2019

A Cidade do Porto Está Mais Benfiquista

06 abril 2019 0 Comentários
LEMBRARAM-SE DE TRAZER A MAIS BELA (E PREMIADA INTERNACIONALMENTE) ESTÁTUA DA CIDADE PARA JUNTO DA TORRE DOS CLÉRIGOS.


Que é só (a par da avenida dos Aliados) o local mais turístico da cidade. Lembro-me de ver a estátua lá para um jardim esconso muito atrás da Câmara Municipal do Porto. Agora está numa das áreas mais nobres da cidade. 


Notável obra premiada em Paris
Da autoria do avintense (talvez Benfiquista como o seu conterrâneo Adriano Correia de Oliveira) Fernandes de Sá (1874/1959) consta que este magnífico trabalho de pura arte recebeu uma menção honrosa do «Salão de Paris» em 1898 e a «Medalha de Bronze» na Exposição Universal de 1900.


Uma espécie de ninfeto do Doiro
Eis o mais belo dos mortais (Ganímedes) que pelo que nos conta o poeta Homero, no canto XX da «Ilíada» foi Zeus que se transformou na Águia mais imponente de sempre e raptou-o para servir de néctar os deuses no Olimpo dando-lhe a imortalidade, fazendo parte da constelação de Aquário.


Eis a mais bela e imponente Águia de sempre
Imortalizada no Céu por Zeus e na Terra, pelos portuenses, na cidade Invicta.


Até o Tribunal portuense vai ganhar
A destoar de uma estátua de liberdade os imponentes edifícios - Tribunal da Relação, Centro Português de Fotografia e a Reitoria da Universidade do Porto - ao seu redor e junto dela. Consta que agora tem tanto escroque lá dentro como os que andam cá fora armados em Sacanas Deprimentes. Até isso vai mudar!



«Acabadinho» de chegar de uma das mais belas cidade de Portugal, a cidade do Porto, venho contente.

O Porto cada vez mais bonito. Cada vez mais Benfiquista!

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: