SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 janeiro 2019

Este é o Património-Mor do Glorioso

12 janeiro 2019 2 Comentários
OS SIMPATIZANTES EM TODAS AS REGIÕES DO MUNDO MAS PRINCIPALMENTE EM PORTUGAL.



O mais importante num Clube ou em qualquer organização são as pessoas. O maior património do Benfica são os Benfiquistas. São estes que apoiam nos estádios, nas estradas e nas pistas. É destes que saem os associados. E estão nos associados os dirigentes que tomam as decisões. O restante património - desportivo, troféus e infraestruturas - dependem da quantidade de adeptos e da qualidade dos sócios. É esta a grande vantagem do Benfica perante os outros. É por estes que o Benfica pode ter períodos de menos fulgor mas depois resolverá sempre a seu favor o domínio desportivo. O Benfica está condenado a ganhar enquanto for o maior clube português, tão grande quanto todos os outros juntos. Importa preservar esta grandeza.  




Onde está a Gloriosa Equipa (de Futebol) está a Capital do Benfiquismo pois os Benfiquistas estão em maioria (excepto Grande Porto)
É nas deslocações para longe de Lisboa que se percebe a dimensão demográfica do Benfica. O estudo mais credível que conheço até agora é o da UEFA realizado pela empresa Repucom em Novembro de 2012 (clicar para a página 41 desse estudo). Não há clube em 38 federações - mas as quatro britânicas estão agregadas - que foram objecto de estudo por parte da Confederação Europeia (que tem 55 Federações filiadas) que seja tão dominante em cada país como o Benfica.




São 47 por cento dos habitantes em Portugal interessados no Futebol
Que escolheram o Sport Lisboa e Benfica como clube da sua simpatia. Não há outro clube em qualquer país na UEFA com valores tão elevados. Uma honra para os Benfiquistas. O estudo da UEFA não dá indicação da repartição regional mas quem vive em Portugal sabe que quando o Benfica se desloca a qualquer parte do País é sempre recebido em quantidade e euforia por muitos adeptos. Ainda anteontem (no aeroporto) e ontem (no estádio), em Ponta Delgada, foi assim!  




Conhecendo um pouco Portugal de Norte a Sul
Só tenho dúvidas da superioridade do Benfica em seis concelhos dos 308 que constituem o território português: 278 no continente, onze na Região Autónoma da Madeira e 19 na Região Autónoma da Madeira. E depois ainda há a diáspora portuguesa e as ex-colónias portuguesas em África, Macau e Timor. Só me parece que em quatro concelhos: Maia, Gondomar, Valongo e Gaia, o Benfica terá, mais ou menos, 40/60 para o FC Porto e no concelho do Porto e Matosinhos deve ser 50/50 ou 45/55 para o FC Porto. E os Benfiquistas desses concelhos já têm escrito para este blogue dizendo que não é tanta a diferença. E eles conhecem a realidade melhor que eu.




É preciso manter esta dimensão
E assiste-se, principalmente no Minho, a um ataque a esta realidade. O SC Braga e o Vitória SC Guimarães não têm que estigmatizar os Benfiquistas. Têm que ir "buscar" simpatizantes a portugueses ou imigrantes dessas regiões que não manifestam interesse por nenhum clube ou por clubes de vilas e aldeias nos subúrbios da cidade de Braga e de Guimarães. Os Benfiquistas são livres de serem do clube que entendem ser e não podem ser incomodados por isso.




Os dirigentes do "Glorioso" têm que ter uma estratégia de defesa destes Benfiquistas
As Casas do Benfica são importantes mas o Benfiquismo está para além delas. Interessa que não sejam só os idosos e adultos a vibrarem com o Benfica. Tão importante quanto isso são os filhos também continuarem a ser do Benfica. No Minho (mas não só, pois deverá ser em todo o País mas neste momento com mais acuidade e veemência no Minho) o Benfica tem que ter uma estratégia para valorizar os jovens filhos dos Benfiquistas. É um património humano que não se pode perder. Nunca! Braga e Guimarães têm que ter Benfiquistas livres sem medo de o serem. 



Não há - não podem ser criados - guetos clubísticos em Portugal

A Constituição Portuguesa garante a liberdade de pensamento, expressão e conforto em todo o território. Jamais os dirigentes do Benfica podem permitir que se criem guetos no Minho ou no Grande Porto onde os Benfiquistas, apenas neles, se sintam protegidos. É preciso que o Benfica, que os seus dirigentes, sejam categóricos. Que nenhum dirigente de clubes adversários ouse criticar Benfiquistas só porque querem fazer rebanhos maiores utilizando o caciquismo regional para obrigar os Benfiquistas a deixarem de o ser. Nem se atrevam. O Benfica tem de responder à letra e fazer acções de promoção nessas localidades como eles fazem pois o território português é uno e indivisível. Tal como qualquer clube pode fazer acções de promoção em qualquer parte do território. O SC Braga e o Vitória SC que vão para Lisboa captar adeptos e fazer campanhas de angariação de associados.




Viva o Benfica, Clube do Povo de Portugal!


Alberto Miguéns

NOTA: Os dois próximos jogos vão ser "terríveis" no terreno do Vitória SC Guimarães que ontem também venceu, por 1-0, o Moreirense FC ultrapassando-o na classificação, terminando a primeira volta em 5.º lugar, embora ex-aequo com o adversário de desta 17.ª jornada:





2 comentários
  1. Todos estes ataques de alguns dos nossos adversário, este ódio visceral, este constante atropelo à decência, aos mais básicos princípios da ética e da educação só se explicam pelo que eles vêem dentro e principalmente fora do campo. O apoio ao SLB nos estádios e nas ruas é o que mais lhes custa. É esmagador. É comovente.É empolgante. É a demonstração do que o Alberto disse, de que o Benfica arranjará sempre forma de voltar a ganhar e ser superior aos adversários.

    Não é por acaso que nos últimos dias existe novamente uma concertação de discursos de gente do SCP e do FCP relativamente ao número de Benfiquistas. Unem-se para combater algo maior do que eles. Essa estratégia não é apenas um produto da inveja mas tem também um objectivo, um valor comercial. Os métodos são evidentes para quem quer que perceba de estratégias de comunicação. A mistificação, a repetição da mentira visa criar uma "realidade" alternativa em que o poderio do SLB possa ser combatido. É algo de básico que se aprende em diversas áreas, da política à justiça, da comunicação ao marquetinge e que visa opor à realidade a visão que lhes mais convém.

    O problema deles - por mais que apliquem todos esses princípios da mistificação e da arte de mentir, enganar, burlar, roubar e caluniar - é que os Benfiquistas não esmorecem no amor e no apoio ao seu Clube. É uma paixão que se renova todos os dias. É uma paixão que nos orgulha, que se sente dentro e fora dos campos, que atinge o clímax não apenas quando o Glorioso marca um golo mas também quando se vê aquele símbolo, num qualquer autocarro, numa qualquer bandeira ou camisola. Ela transporta-nos não apenas para os palcos desportivos mas também para o sorriso dos nossos pais, para os dias em que aprendemos a Ser Benfiquistas. O símbolo e as cores, o Ideal, que sentimos e não explicamos. O Benfica é tudo. Merece tudo.

    ResponderEliminar
  2. O problema é que muitas pessoas que estão no Benfica (propositadamente não escrevi muitos Benfiquistas) julgam que as coisas são imutáveis, e que não é preciso fazer nada para as manter.

    Para isso basta recordar os primeiros tempos de Pinto da Costa, onde não houve dirigentes profiláticos , a defender o clube, o que levou o Benfica a ser largamente ultrapassado no reinado de PC.

    Acordem para a realidade, senão os meus netos ainda passarão por algo impensável, o FCPorto com mais títulos nacionais do que o Benfica, porque infelizmente já nem há comparação com os títulos internacionais.

    Off topic- quando estava a tentar ver o nosso jogo com os links aqui postados apareceu uma imagem de PJ e Inspecção de Actividades culturais, o que quer dizer que andam em cima disso.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: