SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02 outubro 2018

Dizer Não Quando é Não e Sim Quando é Sim

02 outubro 2018 5 Comentários
NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE ESCREVO EM ABSTRACTO MAS VAI SER ESTREIA EM CONCRETO.



Que trapalhada é essa do abstracto e do concreto? Um dos prazeres maiores que me dá "fazer" este blogue é conseguir saber que determinada figura pública é Benfiquista. Hoje vou escrever, pela primeira vez, acerca de Alfredo Cunha.

Abstracto
Todos sabemos que algumas das maiores/melhores figuras da sociedade portuguesa, entre os nascidos em meados do século XIX até ao presente (agora a despontar) são Benfiquistas. Um português (ou estrangeiro) que se distinga na Política ou na Cultura é intemporal. No Desporto nem vou falar pois são centenas ou milhares em 114 anos visto ser essa a essência do Clube. Um Ilustre deixa de ter tempo passa a ser eterno. Por exemplo, Viriato ou Dom Afonso Henriques são figuras eternas que da morte se libertaram. Terem dois mil ou mil anos é secundário. São hoje o que foram quando tiveram existência terrena. Antes de ter iniciado este blogue, entre passado e presente, gente da Política/Cultura portuguesa que reconhecia como Benfiquistas eram menos de 500 - sei o número exacto mas não interessa - mas com este blogue já vai em mais de 1500. Triplicou e muitos já existiam - e eram figuras públicas - eu e muitos com quem falava, mesmo "dentro" do Benfica é que não sabia/sabiam. Até sei o número exacto, pois aponto, passam de 1500 mas não interessa quantos são! Sem este blogue permitindo ser contactado ou informado pelos leitores nunca atingiria este valor. Nunca!

Concreto
Pois foi através de um dos leitores - não digo o nome mas ele pode comentar identificando-se - que pegando numa ponta do novelo fui desenrolando, ou fomos, e chegou-se a Alfredo Cunha um dos melhores fotojornalistas contemporâneos a par de Eduardo Gageiro, também Benfiquista e também identificado numa parceria - mais dele que minha - com um outro leitor, Victor João Carocha. Até já tinha escrito acerca de Alfredo Cunha (ainda sem saber que era Benfiquista) quando fiz um texto acerca de Eduardo Gageiro (clicar).


Este blogue fará o devido destaque a Alfredo Cunha
Publicando algumas das milhares de fotografias que ele registou desde o início dos anos 70 de actividades - Futebol...claro! - do "Glorioso" em 8 de Outubro deste ano, pois completará 65 anos. Eis uma delas, embora por motivos de direitos de autor esteja na posse da entidade empregadora da época. O nome da fotografia seguinte é da minha responsabilidade.

Eusébio Flor de Abril



Alfredo Cunha tem milhares de milhares de fotografias
Em muitos locais do Mundo, pois esteve em campos de refugiados, além da Roménia (1991), Iraque (2003), incêndio do Chiado (1988), descolonização e drama dos retornadas de África e Timor-Leste (1974/75) para além daquele que é o seu primeiro grande trabalho - tinha 20 anos - a madrugada de 25 de Abril de 1974 - sendo dele a mais ícone fotografia a que costumo dar o nome de:

Os Mais Belos Olhos da Liberdade


O Benfica tem de tudo mas principalmente do melhor
Os melhores fotógrafos são Benfiquistas mas os piores "bate-chapas"...também!
Os melhores cineastas são Benfiquistas mas os mais cabotinos...também!
Os melhores escritores são Benfiquistas mas os mais trapalhões...também!
Os melhores pintores são Benfiquistas mas os mais alarves...também!
Os melhores músicos são Benfiquistas mas os mais pimba...também!
Os melhores políticos são Benfiquistas mas os mais corruptos...também!
Os melhores arquitectos são Benfiquistas mas os maiores mamarrachos...também!
Os melhores actores são Benfiquistas mas os mais pacóvios...também!
Os melhores desenhadores são Benfiquistas mas os mais "espalha-brasas"...também!
Os melhores advogados são Benfiquistas mas os maiores vigaristas...também!
Os melhores economistas são Benfiquistas mas os mais aldrabões...também!
Os melhores dos melhores em todas as áreas são - em grande parte - Benfiquistas mas os piores dos piores - em grande parte - de todas as áreas...também!
O Benfica é o maior clube português porque tem a maior demografia em Portugal e por isso na quantidade a probabilidade de haver qualidade é maior!


Durante o século XX
Os dirigentes do Benfica percebiam que havia nesta riqueza intelectual e artística grande vantagem para o clube por isso recorriam a esses Benfiquistas pedindo-lhes colaboração. Bento Mântua e Félix Bermudes fizeram Estatutos e Bermudes a letra do Hino. O maestro Alves Coelho (pai) a música do Hino. Stuart Carvalhais desenhou o emblema do Clube (em 1929) e colaborou com caricaturas para a Odisseia que foi construir a "Saudosa Catedral". Luís Piçarra interpretou "na perfeição" o Ser Benfiquista. Tomás Taveira chegou a fazer um projecto para construir uma majestosa Sede junto à Bancada Central da "Saudosa Catedral" encaixada na bancada. José Esteves esteve no projecto de reformulação do Benfica século XXI. Isto só para dar exemplos de pessoas mais conhecidas com obras mais divulgadas.

Então porque recorrem os dirigentes actuais ao que há de pior e de mal
Tendo dos melhores Benfiquistas em todas as áreas porque procuram os piores, os mais pimba, ou então solicitam alguns que nem Benfiquistas são?! Que antes do Benfica os abonar bem até odiavam e caricaturavam o Benfica!?

Por que os Benfiquistas com qualidade
Tratando-se de assuntos do Benfica preocupam-se. Perguntam! Interessam-se! Questionam! Sugestionam! Quando não gostam dizem não. E propõem alternativas e mudanças. Mas recusam fazer o que pensam estar errado ou ser medíocre. O que não tem qualidade para ser...Benfica. Quando gostam dizem sim. E fazem! Felizes. Produtivos e criativos.

Por que os Benfiquistas sem qualidade ou os que nem Benfiquistas são
Tratando-se de assuntos do Benfica dizem sempre SIM a tudo e mais alguma coisa!

Até daqui a uma hora, uma hora-coisa-e-picos para escrever acerca do jogo em Atenas!

Alberto Miguéns

5 comentários
  1. Alfredo Cunha, tal como Eduardo Gageiro e Joshua Benoliel, é um dos fotógrafos que se libertaram das grilhetas do tempo enquanto existir Portugal. A sua obra terá sempre o cunho de nos emocionar, informar, revoltar, em resumo, de nunca deixar alguém indiferente perante os numerosos acontecimentos que ele registou com oportunidade, coragem, competência, responsabilidade e criatividade. E se no caso de Benoliel - em princípio - nunca o poderemos saber, sabemos agora por via de Alberto Miguéns que tal como Eduardo Gageiro também Alfredo Cunha é adepto do Sport Lisboa e Benfica. É tão bom saber que homens deste calibre partilham esse bom gosto com milhões de outros Portugueses (e não Portugueses).

    O preto e branco é magnético. Na verdade não é preto e branco quer tecnicamente (já tentaram digitalizar um documento a cores na opção "preto e branco"? Vejam a diferença...) que do ponto de vista da beleza e profundidade, enfim das mensagens visuais que nos transmite. Essa fotografia que tão apropriadamente designou "Eusébio Flor de Abril" é magnífica pois funde o Futebol e o Benfica com os novos tempos de Liberdade que se avizinhavam. E Eusébio fitava o horizonte, olhar algo desconfiado mas também seguro da sua força e genialidade. Que pena eu nunca o ter visto jogar ao vivo. Eusébio Flor de Abril, explosão do golo, frémito de genialidade, alegria do Povo. Sentimentos que para sempre associaremos ao grande Pantera Negra. Saudades. Saudades apesar de tudo com alegria. Alegria, porque ele existiu, porque foi Benfiquista, porque nos fez e continua a fazer Benfiquistas, sentimento que enche a nossa vida. Com alegria também porque esta fotografia de Alfredo Cunha nos imortalizou esses sentimentos, tal como imortalizou os olhos curiosos com brilho inquisitivo, sereno e atento de Salgueiro Maia, o mais puro dos puros da manhã daquele dia inicial inteiro e limpo, como disse a genial Sophia.

    E adoro essa frase do Alberto: "O Benfica tem de tudo mas principalmente do melhor". Então não sentimos isso lendo este texto? Então não sentimos isso no Estádio com os milhares à nossa volta? Então não nos emocionamos? Então não é essa a essência do Sport Lisboa e Benfica? É sim. É isso que nos faz felizes. E que nos envaidece.

    É por isso que é pertinente que exista consciência entre os Benfiquistas que há que proteger o Clube. Há gente mais do que competente para trabalhar no Benfica e quem tem a vantagem decisiva, o requisito primordial de Ser Benfiquista. Aprendam-se as lições dos dias que correm. Tirem-se as consequências. Defenda-se o Sport Lisboa Benfica, o Clube! "O Benfica tem de tudo mas principalmente do melhor" e para servir o Benfica que seja sempre e só o melhor do Benfiquismo e dos Benfiquistas. Sempre!

    ResponderEliminar
  2. Grande texto, parabéns! Também já me tinha perguntado porque motivo recorremos a indivíduos de outros clubes para lugares fundamentais do Glorioso? Um abraço

    ResponderEliminar
  3. E dentre os 1500 magníficos pôs lá o seu nome, Sr. Alberto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      claro que não. A nível profissional não tenho importância alguma a não ser querer ser competente. Em mais de 1500 retiro os dirigentes e associados do Clube a menos que tenham brilhantismo em actividades culturais e políticas.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. SEM QUERER ABUSAR-HOJE NÃO HÁ LINKS PARA FUGIR À SPORKOStv?

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: