SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 setembro 2018

Luisão 599

26 setembro 2018 2 Comentários
O ÚLTIMO JOGO COM O "MANTO SAGRADO" FOI EM 21 DE JULHO DE 2018. 


Em Zurique, frente ao Sevilha FC, numa vitória por 1-0, com um golo de Castillo. Luisão recebeu a braçadeira de capitão de Jardel a oito minutos do final do encontro.

Chegou menino, partiu Homem
Ainda recordo aquele jogo no Estádio Nacional, em 14 de Setembro de 2003, num empate a três golos com Luisão a fazer o 3-1 a três escassos minutos do final do encontro que teria como resultado final um empate a três golos. A sua estreia registou-se na 4.ª jornada do campeonato nacional com o "Glorioso" a receber o CF "Os Belenenses".



Luisão merecia um jogo de despedida
Que já podia ter sido (8/9 de Setembro) ou poderia ser (13/14 de Outubro). O "Glorioso" até tem poucos futebolistas seniores seleccionados por isso conseguiria fazer um jogo agradável frente a um clube como por exemplo o Cruzeiro EC! Mas o que era tradição no Benfica, o que nos distinguia dos outros esbateu-se. Somos mais um clube. Um entre muitos em que apenas mudam as cores. Já não há sócios "Águias" de prata, bronze ou de mérito. Nada. Agora há funcionários de prata, bronze e de mérito, independentemente de serem ou não serem Benfiquistas. Deixaram de se fazer jogos de despedida e homenagem aos Gloriosos Futebolistas tradição que remonta aos anos 30, a Vítor Silva. Tudo à pressa. Tudo à peça! É a vida. Como dizia o outro.

CALENDÁRIO DE JOGOS (SETEMBRO.OUTUBRO/2018)
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
S
E
T
E
M
B
R
O
2
DOM
V 4-0
85.ª Primeira Liga.04
Choupana/Fora
5
QUA
Jogos das selecções nacionais
9
DOM
12
QUA
15
SÁB
V 2-1
12.ª Taça da Liga.1
SLB/Casa
19
QUA
D 0-2
64.ª Liga Campeões.1
SLB/Casa
23
DOM
V 2-0
85.ª Primeira Liga.05
SLB/Casa
26
QUA
27
QUI
GD Chaves
85.ª Primeira Liga.06
Chaves/Fora
O
U
T
U
B
R
O
2
TER
A.E.K. FC
64.ª Liga Campeões.2
Atenas/Fora
7
DOM
FC Porto
85.ª Primeira Liga.07
SLB/Casa
10
QUA
Jogos das selecções nacionais
14
DOM
17
QUA
19
SEX
96.ª Taça Portugal.1/32
  ? /Fora
23
TER
AFC Ajax
64.ª Liga Campeões.3
Amesterdão/Fora
27
SÁB
Belenenses SAD
85.ª Primeira Liga.08
Jamor/Fora
31
QUA
FC Paços Ferreira
12.ª Taça da Liga.02
SLB/Casa

Tal como já ficou para trás neste blogue, num texto aquando da renovação do contrato para 2018/19
Não fazia qualquer sentido prolongar o que nada havia para prolongar. Se fosse pela suposta influência no balneário não era preciso ser "exercida" por um colega de equipa. Luisão estava para lá disso.

Como este blogue tenta honrar os ases que nos honraram o passado
Na entediante semana em que jogam as selecções nacionais serão dedicados - estão previstos - seis dias para se escrever neste espaço acerca de Luisão. Ainda sem plano definido conta-se fazer alguns destaques: Grandes Jogos e Golos; Quantas vitórias e respectiva percentagem nos jogos com o "Manto Sagrado"; Jogos e golos por competição; Quantos jogos ausente e o motivo - selecção do Brasil, férias após competições de selecções, suspenso, não convocado ou convocado não utilizado e suplente não utilizado ou lesão; Jogos completos, incompletos e o porquê destes - substituído, suplente utilizado, saída por lesão sem possibilidade de poder ser substituído e expulsões.



A propósito destas (as expulsões) fica desde já arrumada esta para não estorvar em Outubro
Sem dúvida que a expulsão mais grave - das sete registadas - foi a que ocorreu em 11 de Agosto de 2012, na cidade alemã de Dusseldorf, aos 40 minutos, quando "tropeçou" no árbitro germânico que suspendeu, com zero-a-zero, o jogo frente ao Fortuna 1895 Dusseldorf, no nono encontro dessa pré-época de 2012/13. Seria depois suspenso dois meses, entre 15 de Setembro e 15 de Novembro de 2012, correspondendo a doze jogos: seis jornadas para o campeonato nacional, quatro para a fase de grupos na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e o particular frente ao BaniYas SC, disputado em Abu Dahbi, nos Emirados Árabes Unidos.  


Depois de uma primeira época penosa, em 2003/04
Com uma lesão prematura, Luisão em 2013/14 conseguiu actuar em 56 jogos dos 68 encontros disputados pelo Benfica! Mesmo em 2005/06 (49 jogos) e 2009/10 e 2010/11 (com meia centena de encontros) foram temporadas "trabalhosas"! Em 2015/16 (22 jogos) e 2017/18 (27 jogos) já se anunciava o desfecho de ontem.

  Clicar em cima da imagem para obter melhor visualização


Com companhia de excelência
Logo abaixo de Simões e acima de Sheu em termos de minutos. O oitavo com mais tempo a honrar o "Manto Sagrado". em termos de jogos será o nono, pois Sheu fez mais 48 jogos, embora com menos 2 151 minutos. É bom saber que 52 215 minutos são 870 horas consecutivas, ou seja, mais de um mês (36 dias) a jogar à bola ininterruptamente! Não Mente! Os números nunca mentem! Já quem os divulga...

Até Outubro...Luisão!

Alberto Miguéns


NOTA: Estes valores estão inflacionados pois Luisão tem muito menos jogos. Por exemplo não foi suspenso devido a um jogo em Dusseldorf. Foram os malandros dos dragartos ao inventaram o E-Toupeira que escavaram um buraco no campo do Fortuna, fizeram aparecer um holograma do Luisão e pumba, o árbitro não perdoou! Aliás todos os futebolistas têm os valores inflacionados não só pela inflação monetária devido à crise petrolífera de 1970. Por exemplo é mentira que o Benfica tenha começado a fazer a "Vénia" devido a um jogo frente à Selecção Nacional do Japão em que os internacionais japoneses fizeram a vénia aos nossos Gloriosos Futebolistas e ao público presente no estádio. O que ocorreu foi outra coisinha. O plantel foi ver o filme «Os Sete Samurais» e lembraram-se... 

2 comentários
  1. Foi uma carreira brilhante no Benfica. Obrigado por tudo.

    Obrigado pela liderança em centenas de jogos, pelo esforço e pelos golos decisivos.
    Aquele golo ao SCP em 2005 será sempre recordado pois inverteu o que parecia um ciclo sem fim de insucessos.
    Que o futuro seja bom e digno do passado. Felicidades!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: