Há sempre surpresas pois estas fazem parte do Futebol. É por isso que há sempre ansiedade antes dos jogos se iniciarem e perceber para que lado vão correr bem e mal. É por isso que o Futebol é um desporto que apaixona. Surpresas que podem ser episódicas (um mau resultado) ou clubes que se afirmam. O Benfica em 1960/61 foi uma surpresas nunca vista no futebol europeu. E chegou para ficar.
O FC Basileia era amplamente favorito (em 2017/18 foi eliminado nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões pelo Manchester City FC vencendo até na segunda mão) e o PAOK FC foi afastado da fase de grupos da Liga Europa com duas derrotas frente ao Athletic Club (Bilbau). Teoricamente o Benfica beneficia desta surpresa pois o FC Basileia era cabeça-de-série na última pré-eliminatória com o FK Dínamo (Kiev) a ser provável adversário. Assim deixa de o ser. Mas o Benfica tem de fazer o "seu trabalho". A curiosidade vai ser o que irá a UEFA fazer se o PAOK FC for eliminado pelo FK Spartak (Moscovo)! Será que poderá haver uma eliminatória com possibilidade de sorteio entre um clube russo e um ucraniano?
Deve estar por horas a entrega da lista A de 25 futebolistas, com oito a serem obrigatórios como formados localmente: quatro no Clube e quatro em Portugal. Restarão 17! Sexta-feira vamos saber tudo. Depois cá estaremos para fazer uma NOTA FINAL.
LISTA de 25
(17 + 8)
NOTAS:
Minutos jogados; Titular; Suplente utilizado; Suplente utilizado substituído; Suplente não utilizado; L
- Lesionado; F* - Regresso de férias; F - Férias; A –
Assistências para golo; G – Golos; C - Formados localmente em Portugal; SLB - Formados no Caixa Futebol Campus
Vamos, Benfica!
Alberto Miguéns
NOTA (às 13:08 horas):
1. João Félix será inscrito na Lista B (entregue na segunda-feira). assim todo o plantel de 26 Gloriosos Futebolistas está disponível;
2. Nem deverá haver sorteio a não ser a ordem casa/fora dos jogos pois como não são sorteados clubes mas sim jogos, visto estes ainda nem se terem começado a realizar vamos ter: o vencedor do SL Benfica/Fenerbahçe SK a defrontar o vencedor do PAOK FC/FK Spartak (Moscovo); e o vencedor do FK Dínano (Moscovo)/RS Liége frente ao vencedor do AFC Ajax/SK Slavia Praga.