Agradecido Está Este Blogue - Em Defesa do Benfica
A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02/04/2018

Agradecido Está Este Blogue

02/04/2018 + 5 Comentários
AOS SEUS LEITORES TOMANDO O EXEMPLO DE UM DELES.



Um leitor escreveu e juntando ao que outros escreveram, o texto de hoje, é dedicado a todos eles - apoiando-se neste último texto enviado há uns dias (mas que foi sendo adiado face à actualidade) - pois um blogue apesar de ser formado por textos e escolhas pessoais, como passa para o domínio público, torna-se dos seus leitores (não gosto do termo seguidores). 

Quem o lê é que lhe dá grandeza e visibilidade
O contador dos totais de visualizações e o que indica quem está, a cada momento, sintonizado é importante mas completamente acessório. Por isso jamais serão tema com importância para lhe dedicarmos elogios a cada vez que são estabelecidos novos máximos que ficam para exclusivo conhecimento dos autores deste blogue. 

O essencial é sempre pensar no que deve ser feito para honrar agora quem nos honrou antes não só escrevendo acerca deles mas querendo respeitar a Cultura Benfiquista que criaram e nos legaram. Deste lado tenta-se acrescentar valor, credibilidade, honrar e afirmar a razão de ser da sua existência, do BENFICA



Este blogue nunca será uma madraça ocidental
Com o Futebol no ocidente a sobrepor-se à Política (ideologia) e à Religião (fé) depressa houve quem se apercebesse que criar ódio entre adeptos de emblemas desportivos é um bom negócio. Comentadores televisivos (fomentados e formatados pela necessidade de audiências/dinheiro dos respectivos canais), fóruns e blogues afectos, muitos envolvidos em «anonimatos sábios» - e alguns controlados pelos dirigentes dos clubes - funcionam como autênticas madraças fanatizando e instigando ao ódio, transformando adversários em inimigos como se um clube pudesse ganhar alguma coisa sozinho! Não há nenhum clube inocente. Os grandes clubes tornaram-se um misto de ideologia e fé, em toda a Europa mas principalmente nos Países do Sul, com destaque para a Grécia e Portugal, além da Rússia onde é mais fácil fanatizar por questões culturais ancestrais. Este blogue jamais contribuirá para tal.

Serão sempre adversários, nunca inimigos
Os principais rivais do Benfica, instituições centenárias, que - tal como o "Glorioso" - são o principal contributo para o desenvolvimento desportivo de Portugal fazendo o que os governos sempre se demitiram de fazer: promover o desporto/desportivismo desde o ensino básico, daí ser fácil manipular e «manietar» os portugueses. Ainda para mais quando só existe Futebol (e derivados) como modalidade colectiva. Todas as outras não têm expressão europeia, a não ser o Hóquei em Patins que é amador ou não existe em todo o Mundo, a não ser apenas profissional em quatro países. Não tendo prática desportiva não há conceito de desportivismo daí ser fácil manipular as pessoas instigando-as a odiar outras só porque apoiam um clube rival. Este blogue jamais contribuirá para isso. Tomará posição face aos clubes rivais quando estes ultrapassarem os limites, mentindo acerca de assuntos que acabem por envolver o "Glorioso". Mas daqui nunca haverá qualquer tipo de insinuações, «denúncias anónimas», suspeições ou insultos. Foi sempre assim a Cultura Benfiquista.    

O caminho está delineado desde há sete anos
O guião deste blogue, desde que foi criado, ou seja, desde que publicou pela primeira vez um texto, em 28 de Fevereiro de 2011, há sete anos, está perfeitamente delineado e seguirá escrupulosamente sem se desviar um milímetro (embora em dias maus - porque qualquer construção humana os tem - essa ânsia de bem fazer possa ultrapassar das marcas que serão sempre excepção) por isso caminhará sempre pelo mesmo trilho que é este, há muito escrito, funcionando como rosa-dos-ventos com bússola:

Belos versos que sintetizam o que é Ser Benfiquista. 



São eles que nos guiam diariamente pois é neles que pensamos a cada instante que escrevemos e compomos os textos com ilustrações

Alberto Miguéns

NOTA: Quando, por qualquer motivo, não existirem condições mínimas - as que o "Glorioso" exige para ser honrado - este blogue jamais definhará. Simplesmente deixará de existir! Ficará como registo passado! 
5 comentários
comentários facebook
  1. Neste espaço, tenho aprendido muito sobre o Glorioso. Por isso, eu é que agradeço. Enquanto forem estas, as que elencou, as linhas orientadoras, por aqui andarei.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto,
    o seu blogue é um referencial de Benfiquismo.
    Benfiquismo é sinónimo de verdade, desportivismo, ambição, respeito na vitória e na derrota, dignidade, competência, conhecimento, fraternidade, amizade.
    É na defesa permanente desses valores que seremos sempre mais altos, mais dignos, diferenciados dos restantes. Assim manteremos e divulgaremos o Ideal que nos deixaram os nossos Ases do Passado, a duras penas e gloriosas jornadas. O Sport Lisboa e Benfica merece tudo. Este blogue é um defensor e divulgador ilustre do Benfiquismo. Nos dias de hoje continua igual ao que sempre foi, diferenciado-se cada vez mais dessa norma degradada que muitos outros blogues tomam como bitola. Estou certo do que leio e do que conheço do autor que nunca será outra coisa. Pelo Benfica, sempre!

    ResponderEliminar
  3. Caro Sr. Alberto Miguéns: quando tenho alguma dúvida sobre a história do Benfica, a minha 1.ª fonte é este excelente e fidedigno blog, que amiúde frequento. Os comentadores melhor informados andariam se em vez da "cartilha" bebessem a informação desta fonte. Pelo menos não diriam asneiras e imprecisões, nem ouviriam mentiras ou meias verdades sobre o Benfica, sem reagir com firmeza, repondo a verdade, ali mesmo e no imediato. Eu por vezes, ao ouvi-los, fico a pensar se a verdade, na espuma destes dias que se vivem no futebol, interessa a alguém...
    Um grande abraço de um benfiquista que muito o admira, quer pela qualidade do seu trabalho quer pela verticalidade do carácter que demonstra.

    ResponderEliminar
  4. Eu sinto-me agradecido pelos conteúdos, sempre rigorosos, pelo estilo, nobre, recto, verdadeiro e agregador, e pelo serviço ao benfiquismo.

    Que possa continuar por muitos anos, muitos como eu sentem que este é um dos refúgios dilectos do Benfiquismo.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  5. Abraço sentido caro Alberto.

    De fez em quando ainda penso em incomodar com a questão do "hino" mas como já deve estar aí bem esclarecida prefiro ir fazendo arqueologia do blog. Há tanto ainda para aprender!

    ResponderEliminar

Subscrever este blogue