SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

23 dezembro 2017

Messi, Ronaldo e Eusébio

23 dezembro 2017 3 Comentários
PASSAM 56 ANOS NESTE DEZEMBRO QUE EUSÉBIO CHEGOU AO BENFICA.



Estive a ver um "resumo alargado" do jogo de hoje no campeonato espanhol e cada vez tenho a sensação que Eusébio tinha o melhor dos dois melhores futebolistas da última década. Eusébio era um futebolista com mais potência e precisão que Ronaldo e possuía maior gama de recursos técnicos que Messi. Era superior aos dois em todos os aspectos menos nos cabeceamentos (inferior a Ronaldo) e na leitura táctica de Messi (mas o futebol no tempo de Eusébio gozava de maior improviso estando menos "amarrado"). Nem me interessa quem é melhor ou pior - nem entre Messi e Ronaldo (ainda não terminaram a carreira), nem entre estes e Eusébio - pois é muito difícil fazer comparações entre épocas tão distantes e com tantas diferenças. Até as Leis do Jogo mudaram, embora pouco.



Eusébio tinha uma forma de jogar única que enchia o campo entre as duas "linhas de fora-de-jogo" e uma gama de recursos técnicos infindáveis e imprevisíveis. Infelizmente só ficaram registados dez por cento dos golos e um por cento das assistências para golo, pois era esta a sua principal função durante uma década, até já não ter capacidade para fazer jogo no meio-campo. Passou grande parte dos jogos a servir José Águas e depois José Torres. A seguir Artur Jorge, Jordão, ou Victor Batista, entre outros (Iaúca, Serafim, Pedras ou Moinhos) que passaram pela posição de avançado-centro do Benfica ou na selecção nacional.





Eterno Eusébio

Alberto Miguéns
3 comentários
  1. Que elegância!... Que jogador!!... não há nestes tempos quem se assemelhe...

    ResponderEliminar
  2. Ah, que saudades...!!!
    Há um golo para mim inesquecível (deu no resumo, muito ràpidamente...), no antigo estádio dos corruptos, estava eu no peão, que era por onde entravam os ciclistas para a antiga pista...o Eusébio (de cabeça atada com uma ligadura, porque tinha chocado na 1ª parte contra o Rolando), o Eusébio, dizia eu, pegou na bola no meio-campo junto à lateral do meu lado, que era o lado esqº do ataque do Benfica, e começa a esgaçar por ali fora, comeu todos os que lhe apareceram e...na linha de fundo, sem ângulo nenhum, mandou um bilhete...que passou entre o gr dos corruptos (Rui) e o post e...só parou contra as malhas da baliza!
    Cágranda golo crlh...!!! Quanta saudade mesmo!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Foi um génio que teve contra si o tempo em que jogou...
    Colocassem as botas de futebol de então em Messi e CR...
    Sujeitassem-nos aos cuidados médicos de então...
    Treinassem com os métodos e recursos de então....
    Então se conseguiria uma certa justiças nas comparações.
    É ridículo comparar fora do tempo. é ingrato comparar no mesmo tempo.

    Eu não tenho nenhuma dor de corno entre Eusébio e CR. Gosto de CR mas amo Eusébio. Eusébio sempre. Agora comparações? Ridículas.

    Púskas ou Di Stefano? Garrincha ou Zizinho? Coluna ou Didi? Pelé ou Eusébio?
    Cruijff ou Beckenbauer? Yashin ou Zoff? Romário ou Ronaldo? Messi ou Ronaldo?

    Todos! Todos!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: