Que falta de tudo. Jeito, noção, rigor e respeito. Pelo jogo, pelos futebolistas e pelas estatísticas.
Para ficar com tempo livre para acompanhar o jogo de Andebol, não tendo ontem oportunidade de ver, em directo, o jogo da Equipa B decidi, antes de ver a gravação na BTV, passar pelos portais da LPFP (clicar) e do zerozero (clicar). Embora sabendo que não são de confiar sempre dava (e deu) para fazer as anotações dos minutos (golos, substituições e amostragem de cartões). Assim estaria já preparado para anotar as mudanças.
Organizem-se:
1. Onde é que os andróides do zerozero foram buscar o 1-0 aos 16 minutos? Viram outro jogo!
2. Onde é que os andróides do zerozero foram buscar a primeira substituição aos 72 minutos? Viram outro jogo!
3. Onde é que os andróides do zerozero foram buscar a terceira substituição aos 84 minutos? Ainda nem aos 83:30 tinha chegado. Viram outro jogo!
4. Como é que acertaram na segunda substituição? Até porque deviam ter considerado 81 minutos quem sabe 82 minutos! Pois Thabo Cele já entrou em campo aos 80:02. Milagre!
Mesmo com transmissões televisivas é grotesco como cada um decide o que quer sem qualquer critério. Assim não é estatística. É um monte de números.
É evidente que são pormenores. O essencial na estatística dos jogos em qualquer modalidade é, por que fundamental:
Resultado;
Adversário;
Competição;
Campo;
Data.
Depois (ainda muito importante):
Constituição da equipa;
Marcadores dos golos;
Ordem da marcação dos golos;
Substituições.
Segue-se (ainda importante):
Minutos dos golos, substituições e expulsões;
Admoestações com cartões amarelos.
Acessório:
Tipo de golo;
Assistência para golo;
Minutos dos cartões amarelos.
E estamos a falar de haver pouco cuidado no tempo em que há jogos gravados com imagens cronometradas ao segundo! Agora imagine-se quando começamos a recuar no tempo.
Era bom que se dessem ao respeito
Alberto Miguéns
NOTA: Se considerarmos a Equipa B como continuação da anterior categoria de Reserva e antes desta da 2.ª categoria o jogo de ontem (sexta-feira) foi o 4 322.º. Menos jogos que a Honra (5218) mas mais que o Hóquei em Patins (4 287.º com vitórias e derrotas por falta de comparência) e o Basquetebol (4 029.º).