SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 agosto 2017

O Benfica Deixou de Ter Grandeza (II)

01 agosto 2017 2 Comentários
A PRÉ-ÉPOCA DEMONSTROU QUE O PLANTEL É "CURTO" PARA UMA TEMPORADA QUE SE QUER COM 60 JOGOS.



Ou próximo disso. Serão 34 jornadas do campeonato nacional, sete na Taça de Portugal, cinco na Taça da Liga e um na Supertaça. Nas competições nacionais temos 47 jogos. Garantidamente seis na Liga dos Campeões mas que devem crescer, pelo menos, até aos dez (quartos-de-final). Temos 57. Com meias-finais (59) e final (60). Sonhar não custa. O Homem Sonha e a Obra Nasce!

O plantel revelou insuficiências
Pode-se argumentar que os adversários em Portugal são mais acessíveis e que na Liga dos Campeões as diferenças esbatem-se com jogos mais espaçados e apenas três substituições. Mas a Liga dos Campeões esta temporada pode ser terrível face aos clubes que enchem o pote 2. Mesmo nos outros dois, em 16 emblemas, há poucas "pêras doces". Há sempre o argumento de poder esperar pelo sorteio (24 de Agosto). O melhor é confiar no adágio popular: «Quem vai para o mar prepara-se em terra».


Oportunidade única
A nível interno há que contar que o FC Porto (quatro campeonatos perdidos nos últimas quatro épocas) e o Sporting CP (último título conquistado em 2001/02) sabem que à medida que o tempo vai passando estão mais próximo de regressar aos títulos. Compete ao "Glorioso" adiar (pelo menos mais uma temporada) essa inevitabilidade.

Ao contrário do que é dito "oficialmente"
Sabe-se que os clubes chamados "Três Grandes" conseguiram há algumas temporadas criar a norma de não se poderem defrontar nas três primeiras jornadas porque são estas as jornadas de Agosto. "Oficialmente" é porque ainda não têm os futebolistas na forma ideal para disputarem "Clássicos" (o das riscas e o de Portugal) e o "Dérbi de Lisboa". "Realmente" é porque ainda não têm os plantéis definitivos. Nesta temporada com quatro jogos em Agosto só aqueles sorteios sem credibilidade (ver NOTA FINAL) empurraram o primeiro "Clássico" (o das riscas) para a 8.ª jornada, em 1 de Outubro.



Tenho poucas dúvidas
Que tal como tem ocorrido nas últimas temporadas o Benfica vai fazer do mês de Agosto o tempo de reajustar o plantel. Além de ter que reduzir o plantel de 33 para 25/26 futebolistas há posições onde há futebolistas em excesso e outras em falta. Até eu que sou treinador de bancada e sofá apercebo-me disso. Paulo Lopes já não tem condições para ser guarda-redes do Benfica, há três defesas-esquerdos (sabendo-se que André Almeida pode ainda ser o quarto). Há três defesas-direitos (contando com o polivalente André Almeida). Há extremos "a mais" e médios-ofensivos (no futebolês, a posição 8) em excesso. O médio-defensivo (no futebolês, a posição 6) está carenciada: só Fejsa e Samaris é curto, pois outros futebolistas já mostraram não ser solução num lugar que é muito exigente quando se joga com dois avançados. Mesmo jogando com dois avançados há uma "carrada" deles: Jonas, Mitroglou, Raúl e Seferovic, além de Knovinovic, Rafa e João Carvalho, que também por lá poderem passar, quando Jonas não jogar. Até Diogo Gonçalves. Agosto tem 31 dias. Além de ser o mês mais longo do ano (a par de outros seis em termos de dia/noite/calor é mesmo o mais intenso)! Vão existir muitas movimentações. Como tem sido hábito.

DATA DE ESTREIA NAS CONVOCATÓRIAS DE FUTEBOLISTAS QUE NÃO ESTAVAM NO PLANTEL NO INÍCIO DAS PRÉ-ÉPOCAS MAS FORAM CONTRATADOS POR SE PERCEBER QUE O PLANTEL NÃO OFERECIA GARANTIAS DE UMA BOA ÉPOCA (Só para as dez últimas: 2006/07 a 2016/17)
Época
Início P-É*
Glorioso
1.ª convocatória
2006/07
8 de Julho
Kikin Fonseca**
1 de Agosto/ 7.º jogo P-É
Miguelito
9 de Setembro/ 2.ª J CN




2007/08




21 de Julho
Luís Filipe **
3 de Agosto/ 3.º jogo P-É
Andrés Diaz **
3 de Agosto/ 3.º jogo P-É
Feddy Adu **
14 de Agosto/ 5.º jogo P-É
Di María
29 de Agosto/ 2.ª m P.E LC
Maxi Pereira
2 de Setembro/ 3.ª J CN
Rodriguez
2 de Setembro/ 3.ª J CN
Edcarlos
2 de Setembro/ 3.ª J CN
Binya
19 de Setembro/ 1.ª J LC


2008/09


19 de Julho
Aimar **
25 de Julho/ 2.º jogo P-É
Sidnei **
25 de Julho/ 2.º jogo P-É
Reyes **
 9 de Agosto/ 6.º jogo P-É
Suazo
30 de Agosto/ 2.ª J CN
Moretto
30 de Agosto/ 2.ª J CN


2009/10


12 de Julho


Javi Garcia **
24 de Julho/ 6.º jogo P-É
Weldon **
24 de Julho/ 6.º jogo P-É
Keirrison **
1 de Agosto/ 8.º jogo P-É
Júlio César **
8 de Agosto/ Ú. J. P-É***
César Peixoto
16 de Agosto/ 1.ª J CN
Felipe Meneses
13 de Setembro/ 4.ª J CN
2010/11
10 de Julho
Salvio
28 de Agosto/ 3.ª J CN
2011/12
9 de Julho
Capdevila
Troféu EusébioCup (1)
2012/13
13 de Julho
Salvio
11 de Agosto/ Ú. J. P-É***
Lima
12 de Setembro/ D. 3.ª J CN****

2013/14

13 de Julho
Fejsa
31 de Agosto/ 3.ª J CN
Siqueira
14 de Setembro/ 4.ª J CN
Oblak
17 de Setembro/ 1.ª J LC

2014/15

18 de Julho
Pizzi
24 de Agosto/ 2.ª J CN
Samaris
31 de Agosto/ 3.ª J CN
Júlio César
31 de Agosto/ 3.ª J CN
Jonas
5 de Outubro/ 7.ª J CN
2015/16
19 de Julho
Mitroglou
9 de Agosto/ Supertaça
Raúl
23 de Agosto/ 2.ª J CN
2016/17
14 de Julho
Danilo
31 de Julho/ Ú. J. P-É ***
Rafa
9 de Setembro/ 4.ª J CN *****
2017/18
13 de Julho
?
?
NOTAS: (1) Capdevila: Como foi contratado depois da pré-eliminatória da Liga dos Campeões disputada pelo Benfica, antes da "EusébioCup", não foi inscrito, ficando impossibilitado de jogar na fase de grupos; * Primeiro jogo na pré-temporada; ** Estrearam-se na pré-temporada após a sua chegada ao "Glorioso"; *** Último jogo da pré-temporada; **** Lima estreou-se entre a 3.ª e a 4.ª jornada do campeonato nacional, frente ao Real Bétis (Sevilha) em Portimão. Aliás defrontou o Benfica, pelo SC Braga, na primeira jornada do campeonato nacional; ***** Rafa defrontou o "Glorioso", pelo SC Braga, na Supertaça (7 de Agosto)


O Benfica não pode abusar da "sorte"
Há que ter um plantel que dê garantias. E se alguém está a pensar que as idas a Chaves e Vila do Conde vão ser fáceis, desengane-se. As "malas" este ano - se for necessário - serão feitas mais cedo. A temporada de 2017/18 é decisiva para o FC Porto e Sporting CP. É bom recordar que para 2018/19 apenas o campeão tem lugar na fase de grupos. O segundo classificado na pré-eliminatória. O terceiro vai para a Liga Europa. Outro provérbio popular: «O seguro morreu de velho» ou adaptando: clube prevenido vale por dois.



Vamos Benfica!

Alberto Miguéns


NOTA: Em relação aos sorteios (embora não tenha assistido ao desta temporada) os sorteios só serão credíveis se a "chave" for encontrada num sistema de acaso mas...que previamente tenham fornecido, aos representantes dos clubes e dos media, todas as combinações possíveis. E depois de encontrada a "chave" cada um poderá saber o resultado do sorteio. Mas costuma ser: encontrar aleatoriamente os dígitos da "chave" e depois ser a Liga a dizer qual é a ordem! E quem garante que seja qual for a "chave" a ordem não é a que está definida? «À mulher de César não chega ser honrada, também tem de parecer honesta».
2 comentários

Artigos Aleatórios

Apoio de: