SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

25 julho 2017

Em Defesa de Coluna

25 julho 2017 3 Comentários
AS PUBLICAÇÕES TÊM TODA A LEGITIMIDADE PARA FAZER ESCOLHAS E CONSEGUIR ORDENÁ-LAS.



Mas os leitores também mereciam ser informados dos critérios dessas escolhas pois é dificílimo comparar futebolistas todos diferentes e a jogar em períodos de tempo completamente distintos. Se é difícil escolher 10, 50, 100, 500 ou 1000 muito mais difícil é classificá-los em numeração ordinal: 1.º, 2.º, etecetra. Esta publicação (clicar) parece-me pouco credível até porque não vislumbro - embora o meu entendimento da língua inglesa também não ajude - o que leva a que uns sejam imediatamente melhores do que outros.



Se forem utilizados critérios objectivos (percentuais para comparar realidades distintas face ao número de encontros que são jogados), tais como internacionalizações pelas selecções nacionais e clubes (em percentagem dos jogos feitos no período em que estiveram em actividade) bem como títulos nacionais e internacionais, além de fases alcançadas pelas selecções nacionais e clubes nas competições internas e internacionais:

Coluna é um dos 50 melhores futebolistas mundiais de sempre, tal como Eusébio é um dos dez melhores.

Alberto Miguéns

NOTA: A 4.4.2 tem legitimidade para escolher quem quiser e ordenar os futebolistas de 100.º a 1.º. E eu como leitor tenho legitimidade para mandá-los "dar banho ao cão"!
3 comentários
  1. Vou chocá-lo com a minha opinião, mas não sei se Coluna não foi superior a Eusébio. Entrou na equipa cinco anos cedo demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Não choca em nada. Eu tenho uma frase que cheguei a citá-la ao Coluna.

      «O melhor futebolista português de todos os tempos foi Eusébio. O melhor futebolista do Benfica de todos os tempos foi o Coluna»

      Como entender as duas frases? Não sei! Mas é o que sinto!

      Gloriosíssimas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Não tendo lido os 30 primeiros, pelos nomes apresentados e dos que vi jogar, não me parece deslustroso para o Coluna estar entre os 100. Talvez criticasse a posição do Masopust, Scirea (mas foi campeão do mundo), Sivori e Rivera. Ver as imagens de TV dos jogos de Coluna hoje em dia, fazem-me descrer um pouco da qualidade que tinha em memória, o futebol é muito diferente actualmente e então quando se vai mais atrás como nalguns dos nomes referidos em que quem escreve já não os pode ter visto jogar, a coisa ainda mais se complica.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: