SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

03 julho 2017

Eh Pá! Decidam-se...

03 julho 2017 2 Comentários
NOS ÚLTIMOS ANOS TENHO REPARADO QUE HÁ UM RITUAL QUE VAI FAZENDO CAMINHO.



A cada início de pré-época há a tendência para alguns Benfiquistas compararem os plantéis "de agora" com os da segunda metade dos anos 90 do século passado.

Todos têm direito à sua opinião
Há quem considere que os plantéis eram muito fracos, com demasiados futebolistas sem qualidade e treinadores de nível abaixo do exigido para um Clube como o "Glorioso". Nada a dizer. É opinião.
Há quem considere que o FC Porto nos anos 90 ganhava mais porque era um clube de "esquemas" que estava sempre pronto e com muita "gentinha" pronta para tramar o Benfica. Nada a dizer. É opinião.

Eu também tenho a minha (quem não tem!)
Os plantéis (incluindo treinadores) do Benfica até final do século XX nunca foram inferiores aos do FC Porto. Nos anos 80 eram claramente superiores e nos anos 90 eram ligeiramente superiores. Os resultados nas competições da UEFA mostram isso, embora o FCP tenha conquistado uma Taça dos Clubes Campeões Europeus (1987) e o Benfica não tenha ido além de duas finais perdidas (1988 e 1990). Mas se compararmos época-a-época  na UEFA o Benfica conseguia melhores resultados na globalidade. Mesmo na segunda metade da década de 90. Depois o Clube - afastado consecutivamente da Liga dos Campeões por via dos "procedimentos internos do FCP - foi-se enfraquecendo financeiramente com reflexos no século XXI, em que até durante duas temporadas nem foi às competições europeias.

Todos têm direito à sua opinião
O que me parece pouco coerente é depois lá para meio da temporada quando começam os "problemas" decorrentes da proximidade pontual e pressão mediática exercida pelo portismo, os mesmos Benfiquistas que no início da época consideram que os plantéis eram fracos começam a justificar que o FC Porto vigarizava o futebol em Portugal! Por isso o Benfica tem menos títulos do que devia e o FCP o inverso.

Coerência precisa-se
Considerar as duas situações conforme a fase da temporada não me parece correcto. Se os plantéis do Benfica eram fracos porque necessitava o FC Porto de viciar o Futebol e implantar um "Sistema"? Chegava-lhe ter melhores dirigentes, treinadores e futebolistas para vencer. Ou uma coisa ou outra. As duas situações em coexistência não me parecem nada coerentes. E a coerência permite sempre uma sensação de conforto e justiça!

Para os Benfiquistas o Benfica não pode ser um lugar estranho


Alberto Miguéns
2 comentários
  1. Alberto Miguéns, quais foram as temporadas em que o Benfica não foi a UEFA?
    Só me lembro de ter sido uma mas nem sei qual era o ano/temporada.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Caro

    Foram em 2001/02 (após o 6.º lugar) e 2002/03 (após o 4.º lugar).

    TETRAsaudações Gloriosíssimas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: