AS REFERÊNCIAS AO GLORIOSO REMONTAM A 1907 (SEGUNDO D. CESINA BERMUDES). A PALAVRA ESCRITA COMO GLORIOSÍSSIMO DATA DE 2 E 4 DE SETEMBRO DE 1908.
Por isso um mês antes da "tal" notícia publicada no jornal "O Século" em 25 de Outubro de 1908 e que foi mote para o texto de ontem aqui no blogue.
Vejamos a palavra escrita. Em 2 de Setembro de 1908, Luís Carlos de Faria Leal (vice-presidente da Direcção do Sport Clube de Benfica) classifica o Sport Lisboa de "Gloriosíssimo"!
Dois dias depois (4 de Setembro) Félix Bermudes (delegado do Sport Lisboa na reunião da Direcção do Sport Clube de Benfica) volta a utilizar o termo. E quem melhor do que ele para o utilizar (como pode ser visto no texto a seguir a esta digitalização da acta n.º 94).
E o que me contou a D. Cesina Bermudes em finais dos anos 90 do século passado que foi o XX!
Numa das muitas conversas entre pai e filha com o Benfica pelo meio, D. Cesina que sendo solteira (ou divorciada casada apenas...um dia) vivia com o pai e a mãe questionava o porquê do pai, criador (proponente) da legenda "E Pluribus Unum", andando por Belém em finais de 1903 e conhecendo os fundadores não era fundador. Félix Bermudes explicou-lhe (vou deixar essa explicação para daqui a umas quantas meias-noites). Então o porquê de estar a escrever acerca disso? Porque acaba por se ligar ao termo "Glorioso"!
D. Cesina perguntou (depois de ouvir a explicação de Félix Bermudes de não estar em Belém a 28 de Fevereiro de 1904) se alguma vez se arrependeu! Félix Bermudes respondeu à Félix Bermudes. Arrependido? Nada! Arrependi-me foi de não ter ido ver o jogo em que "nós" derrotamos os ingleses invencíveis. Não quis ir a Carcavelos e fiz mal porque não presenciei esse momento histórico (Nota do EDB: dia 10 de Fevereiro de 1907). Só soube numa tertúlia no Café Gelo (NOTA do EDB: no Rossio/topo norte/lado esquerdo) que tínhamos ganho! Respondeu: Vencemos os invencíveis!? Mas hoje é um dia de Glória. Que dia memorável. Glorioso!
E assim ficou!
Alberto Miguéns
A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o SL Benfica e a sua Gloriosa História. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.
- Início
- BenficArte
- História do SLB (1904-1954)
- História do SLB
- Ano da Fundação SLB
- Estatutos SLB
- Regulamento Geral SLB
- Linha de vida dos 24 Fundadores
- Fichas dos 24 Fundadores
- Cosme Damião (Entrevista/1911)
- Livro de Cosme Damião - 1925
- Cosme Damião (Entrevista/1945)
- Félix Bermudes (Entrevista/áudio)
- Colecção de Cromos 1904-2024
- CAPAS "O Benfica"
- Editorial
- Contacto
SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS
03 junho 2017
Félix Bermudes e o Glorioso
● Alberto Miguéns ● 03 junho 2017 | ● 00:00 | 1 Comentários |
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
E assim de faz a grande história do Glorioso. Assim com figuras de primeira grandeza. Para mim fica esclarecido que foi da boca de Félix Bermudes que se originou o termo Glorioso ou até Gloriosíssimo (ainda mais bonito).
ResponderEliminarEstou muito curioso com a explicação para que Félix não tenha sido fundador. Há com certeza muitos mais que deveriam ter sido e só por acaso não foram uma vez que foram relevantes para a vida do Clube nos primeiros anos. No caso de Félix Bermudes essa relevância foi durante toda a sua longa e Gloriosa vida.
Excelente artigo. Muito oportuno e muito importante. Assim se aprende a História do Glorioso! Obrigado.