SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 maio 2017

Os Desesperados do Sistema

11 maio 2017 2 Comentários
O COMUNICADO DO SPORTING CP (clicar) E DO FC PORTO SÓ MOSTRA QUE JÁ PERCEBERAM O QUE OS ESPERA NO FUTURO.


E este apresenta-se negro. O Benfica conseguiu estar numa posição única desde que há competições nacionais de futebol, ou seja, desde 1921/22 com a primeira edição do Campeonato de Portugal, depois designado (1938/39) como Taça de Portugal.

O FC Porto não teve capacidade de regeneração
Pelo que sei - informação que me foi dada em 2003 ou 2004 - em final da temporada de 1999/2000 (depois do Sporting CP conquistar o título "fechando" o Penta ao FC Porto, impossibilitando o Bi-Tri ou Hexa) foi proposto - por um associado do FC Porto, agora uma figura muito conhecida - ao presidente portista que este nas eleições seguintes (2001 de certeza, penso que em Abril) deixasse a presidência e o apoiasse como delfim. Pinto da Costa com 63 anos e meio...recusou. O tempo dar-lhe-ia (momentaneamente razão) pois entre 2002/03 e 2012/13 conquistaria nove títulos de campeão nacional em onze temporadas, além de uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental e duas Taças UEFA, a última como Liga Europa. Só que com mais 12 anos "em cima" (2013, com 75 anos e meio) não percebeu (e espero que não perceba) que o prazo de validade para uma actividade tão competitiva como o Futebol é preciso ter capacidade de relacionamentos e procedimentos acertados e certos. Certamente que vai concorrer a novo mandato em 2020 mesmo não conquistando nenhum campeonato nacional. Nem alguém (e muito bem) se atreverá a ser ingrato. Nem para vencê-lo, nem não votando nele. E é justo para o maior presidente do clube e o mais titulado de sempre e para sempre (arrisco escrever isto) na História do Futebol! Com Pinto da Costa o clube definhará irremediavelmente e a História será justa. Vai deixar o clube como o encontrou: falido e desacreditado.

Resultados nas eleições do FCP realizadas no século XXI


  
O Sporting CP insiste num erro
Como a fábula da rã e do boi. O facto de ter conquistado apenas quatro títulos e concentrados dois a dois (1980-1982 e 2000-2002) em 43 temporadas, desde 1973/74, fez com que tenha perdido simpatizantes, Poder e capacidade financeira. Ao contrário do que o seu presidente afirma, não têm, em Portugal, três milhões de adeptos. Terão já menos de dois milhões. Aliás espero que no próximo Censo, em 2021, pelo INE, sejam feitas duas perguntas simples. 1. É simpatizante de algum clube? 2. Se sim, SLB? FCP? SCP? Outro: Qual? Acabam-se, definitivamente, as dúvidas. E existirão dados com apuramento fiável ao nível dos concelhos. Na última sondagem, com 21,8 por cento, mesmo adaptando para um universo com cerca de oito milhões de pessoas residentes em Portugal (retirando os que não têm clube e as crianças/bebés ainda sem simpatia definida, bem como extrapolando para os menores de 18 anos que não podem ser "sondados" por serem menores) o SCP teria menos de 1,8 milhões de simpatizantes. O clube não é viável a nível financeiro - captação de receitas - tendo um presidente eleito para o Conselho Directivo do clube que depois dirige a Futebol SAD. Só poderá ser uma espécie de um "tubo de ensaio". Ter um multimilionário que compre a Futebol SAD (que não é o mesmo que comprar o Sporting CP) como muitos querem fazer crer até em relação ao "Glorioso". Os clubes serão SEMPRE dos associados. Já as SAD's!!! Mas mesmo avançando para um investidor com 100 ou 150 milhões para gastar por época (ou nas duas/três temporadas iniciais) será sempre uma incógnita. E Bruno de Carvalho (desempregado de longa duração) e os sócios do SCP jamais aceitarão enquanto tiverem expectativas de regressarem, em breve, ao tempo dos "violinos"!


E o Benfica?
Em Junho, após a conquista da "dobradinha" escreverei neste blogue o que penso do futuro próximo. Que é risonho (magistral)...até ver!

Aproveita Benfica


Alberto Miguéns
2 comentários
  1. Estudo do CM sem credibilidade alguma.

    Na cabeça do CM os 3 grandes perderam adeptos e o Benfica perdeu quase 4 vezes que Porto e Sporting juntos. Tá bem..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Mas o Jorge de Sá é considerado muito competente. João Queiroz não conheço.

      Em 2001, SLB, FCP e SCP detinham 95.9 por cento da simpatia dos adeptos que assumiam ter um clube. Ou seja, restavam 4.1 por cento para outros clubes;

      Em 2015 passaram a ter 87.4 %, ou seja, 12.6 % de outros clubes. É razoável que seja o SLB a perder mais para os clubes locais, tipo SC Braga e Vitória SC Guimarães. Os avós e pais eram do SLB mas os filhos deixaram de o ser (substituição de gerações).

      Parece-me um estudo verosímil.

      Que o INE coloque as perguntas no Censo 2021. Os cidadãos podem propor perguntas. Eu no blogue - se ainda existir (blogue e eu) irei fazer "campanha" para os adeptos do futebol exigirem ao INE essa pergunta. Se perguntam se tenho microondas!

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: