SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

31 janeiro 2017

Por Um Fio...

31 janeiro 2017 10 Comentários
DUAS DERROTAS CONSECUTIVAS PARA DUAS COMPETIÇÕES DIFERENTES.


Um Benfica “pesado”, sem alegria, nem confiança e muito menos soluções. É preciso dar a volta para regressar às vitórias. Os adeptos não podem deixar os futebolistas sozinhos. Nem a equipa técnica.

Visão do treinador de bancada (ontem de sofá-com-inácio)
Esta táctica (4.4.2) com dois avançados frente ao "Futeluso"  (4.5.1 ou 5.4.1) exige muito do jogador que em futebolês moderno se chama "oito" e no antigo se chamava "médio ofensivo", ou seja, que transporta a bola entre a nossa grande-área e a do adversário. Exige muito tecnicamente (falhar poucos passes e capacidade de controlar a bola em progressão), tacticamente (principalmente a nível defensivo para não deixar os cinco médios adversários terem vantagem para os quatro do Benfica) e fisicamente (pela exigência técnica e táctica atrás apontada). Além disso jogando com dois avançados estes têm de ser eficazes. Que é mais fácil (por serem dois) que por um. Ora...o Benfica esta temporada exige muito de um bom jogador (Pizzi que é um excelente médio-ala-direito) mas que não tem a capacidade física do Renato Sanches (por exemplo). Pensei que  isso fosse compensado com uma gestão de Pizzi mais criteriosa nalguns jogos resolvidos, por exemplo, na "Catedral" ao intervalo ou no início do segundo tempo. Mas Pizzi ficava sempre até ao seu final. Provavelmente sou eu que "me meto em assuntos dos quais não percebo nada"! E não! Por isso como treinador não passo da bancada ou do sofá. Além do desgaste precoce de Pizzi, o fantástico Jonas esteve muito tempo lesionado e é muito menos eficiente que há um ano. Mitroglou também! Têm de regressar à eficácia para não desbaratar o jogo criado pela equipa. Que até tem mais dificuldade em criar pela opinião que atrás deixei!  

O sucesso da gestão do plantel tem de ser visto (constatado)
No final deste “mini-ciclo”! São quatro (e deviam ser cinco) jogos em 15 dias. Com o aliciante de na 20.ª jornada - 4 de Fevereiro - haverá, em Contumil, uma recepção do FC Porto (2.º classificado) ao Sporting CP (4.º classificado).

CALENDÁRIO DE JOGOS ENTRE 22 DE JANEIRO E 5 DE FEVEREIRO
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
J
A
N

22
DOM
V 4-0
Primeira Liga.18
Casa/ SLB
26
QUI
D 1-3
Taça  da Liga/MF
Neutro/Algarve
30
SEG
D 0-1
Primeira Liga.19
Fora/ Setúbal
F
E
V
02
QUA



05
DOM
CD Nacional
Primeira Liga.20
Casa/ SLB

Primeira parte: Um erro, um golo sofrido
Benfica entra bem com duas excelentes oportunidades - Mitroglou e Cervi - mas depois fez um futebol previsível. O “motor táctico” (Pizzi) não consegue desenvolver o futebol que já se viu esta temporada.

Segundo tempo: Incapacidade em criar desequilíbrios
A equipa dominou o jogo mas criou poucas oportunidades - e mesmo que escassas desaproveitou-as todas! - para desfeitear o guarda-redes adversário.  

Vitória FC Setúbal
Fez um remate à baliza e marcou um golo. De resto defendeu-se o jogo todo. Defendeu-se bem com entrega, disponibilidade e inteligência. Jogou em 40 metros. Entregou o futebol ao Benfica, passaram a correr entre as linhas laterais e a fazer faltas no limite da violência. Têm um "especialista" nisso: Nuno Pinto (o inimputável 21). Enquanto o tempo ia escoando a equipa do Vitória FC, sem expulsões registadas, foi tecendo uma teia que tolhia o Benfica.

Arbitragem
Eram grandes penalidades senhor árbitro! Já em tempo de compensação no final do encontro. Um corte com os braços a um remate do Mitroglou e pouco depois a que está na imagem...É preciso ser-se competente! Para que o campeão depois das 34 jornadas realizadas seja o melhor! E não o menos prejudicado/mais beneficiado!



Quando o futebol não é sustentado na leveza, capacidade física, prazer de jogar e alegria dadas pela confiança sem limites
Não se conseguem ultrapassar erros graves da arbitragem. Os árbitros também avaliam e interpretam conforme o "estado de espírito" dos adeptos. Se sentem que estes se viram contra os seus futebolistas e treinadores, aproveitam a "onda" e folgam em tomar decisões à vontade contra a verdade em campo. 


As estatísticas mostram o que se passou
Muita posse de bola consentida. Quase 80 por cento! Mas apenas seis remates em direcção à baliza.




Vamos Benfica! O TETRA e seis é já ali…e a “dobradinha” no Jamor também!
Mais onze vitórias (26) que os 15 insucessos (8 + 7) e mais 55 golos marcados (89) em relação aos que já se sofreram (34). Era bom que faltassem 25 de jogos para terminar a temporada!

TEMPORADA 2016/17
Competições
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
41 (25)
26
8
7
89
34
Primeira Liga
19 (15)
14
3
2
41
12
Liga dos Campeões
6 (7)
2
2
2
10
10
Taça de Portugal
4 (3)
4
-
-
17
3
Taça da Liga
4
3
-
1
8
3
Supertaça
1
1
-
-
3
0
Torneios
2
1
1
-
4
0
Troféus
1
-
1
-
1
1
Particulares
4
1
1
2
5
5
NOTA: Entre parêntesis a previsão de jogos que faltam disputar em 2016/17

Toca a reunir. Ir buscar força e solidariedade para ter sucesso
Esgotou-se a margem de erro. Um ponto é a margem mínima. Três encontros consecutivos "em casa". Dois jogos na "Catedral" (seis pontos) para o campeonato nacional mais o da Liga dos Campeões para três vitórias. O calendário favorece a recuperação anímica. Queremos novamente uma equipa com leveza para tornar simples o que pode ser (ou tornar-se) complexo!

CALENDÁRIO DE JOGOS EM JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO.2017
Mês
Dia
Adversário
Competição
Local
J
A
N
E
I
R
O
03
TER
V 4-0
Taça da Liga. 02
Casa/ SLB
07
SÁB
V 2-0
Primeira Liga.16
Fora/ Guimarães
10
TER
V 2-0
Taça da Liga. 03
Fora/ Guimarães
14
SÁB
E 3-3
Primeira Liga.17
Casa/ SLB
18
QUA
V 6-2
Taça Portugal. 1/4
Casa/ SLB
22
DOM
V 4-0
Primeira Liga.18
Casa/ SLB
26
QUI
D 1-3
Taça  da Liga/MF
Neutro/Algarve
30
SEG
D 0-1
Primeira Liga.19
Fora/ Setúbal
F
E
V
E
R
E
I
R
O
01
QUA



05
DOM
CD Nacional
Primeira Liga.20
Casa/ SLB
08
QUA



10
SEX
FC Arouca
Primeira Liga.21
Casa/ SLB
14
TER
BVBorússia Dortmund
Liga Campeões.1/8
Casa/ SLB
19
DOM
SC Braga
Primeira Liga.22
Fora/ Braga
22
QUA



24
SEX
GD Chaves
Primeira Liga.23
Casa/ SLB
M
A
R
Ç
O
01
QUA
GD Estoril Praia
Taça Portugal. ½- 1.ª
Fora/ Estoril
04
SÁB
CD Feirense
Primeira Liga.24
Fora/ Feira
08
QUA
BVBorússia Dortmund
Liga Campeões.1/8
Fora/ Dortmund
13
SEG
CF “Os Belenenses”
Primeira Liga.25
Casa/ SLB
15
QUA



18
SÁB
FC Paços de Ferreira
Primeira Liga.26
Fora/ P. Ferreira
22
QUA

Jogos das Selecções
26
DOM
29
QUA
NOTA: A segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, na "Catedral", realiza-se em 5 de Abril de 2017

Acredita Benfica!

Alberto Miguéns
10 comentários
  1. Caro Alberto,
    A questão do meio campo é fulcral, já o ano passado a equipa só melhorou quando o Renato foi lançado em novembro, pois nem o Talisca nem o Pizzi serviam para a posição 8; deviam ter sido mais inteligentes, com a saída do Renato era urgente reforçar o meio campo, o onde está o " coração" de qualquer equipa!!
    Tal como disse, com 2 avançados, os médios centro têm que ter uma grande qualidade; ontem quem viu o Leonardo Jardim a jogar com 2 médios em Paris, Fabinho ( ex Rio Ave) e Bakayoko percebia o que estou a dizer!!! Forma soberbos !!! e se comparamos pro exemplo o que custaram com muitos dos nossos gastos.....é Brincadeira!!!
    Espero mesmo que estes médios centro sirvam para ser campeão em Portugal, onde a maior parte das equipas é fraca, mas de facto, custa-me e revolta-me uma Estrutura que se diz de grande qualidade , ter uma falha típica de amadores....e que grande médios centro o Glorioso teve na sua historia passada e recente!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Xandex

      Bom comentário até melhor que o meu - em relação às minhas preocupações - pois dá um exemplo por comparação com outro clube e outro campeonato. Algo eu que eu estou limitado pois não vejo jogos a não ser os do Benfica. E devia ver. Mas tenho preguiça. Felizmente há leitores deste blogue que também o ajudam a fazer acrescentando-lhe valor.

      Obrigado

      TRIsaudações (e queremos que passem a TETRA) Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Caro Dr Alberto,

    Há razões naturais para esta quebra do Benfica, sobretudo a recente densidade competitiva. Vejamos, neste mês de janeiro, o Benfica cumpriu hoje o seu 8º jogo, com intervalo de 3/4 dias de descanso entre partidas, o Pizzi, o Almeida, o Semedo ou o Jonas jogaram quase sempre. Em contraste, o FC Porto em igual período disputou apenas 5 partidas!

    Mera opinião pessoal, e como observador vislumbro sinais preocupantes: nos 5 ultimos desafios o Benfica sofreu 9 golos (só o Tondela não o fez), 3 do Boavista, 2 do Leixões, 3 do Moreirense, e 1 do VFC hoje, e não, não está aqui nenhum colosso nestes 4 adversários que marcaram golos ao Benfica, nas 3 ultimas semanas. Deixo um lugar comum, mas muito verdadeiro, um bom ataque ganha jogos, uma boa defesa ganha campeonatos ...

    Bom, não sou dado a essas coisas das "Ligas da Verdade", mas hoje irei fazê-lo, porquê? No mesmo Estádio, com a mesma equipa como visitada, com o mesmo arbitro João Pinheiro;

    Factos, o FC Porto em Setubal teve uma GP por marcar perto do fim, sobre o Otavio, caso fosse assinalada e concretizada, o FC Porto somaria mais 2 pontos, e hoje juntava 46 pontos!

    Opinião pessoal, sim, é GP sobre Carrillo no ultimo suspiro do jogo, caso fosse assinalada e concretizada, o Benfica somaria hoje mais um ponto, e acumulava 46 pontos na Jornada 19!

    Moral da História, com 2 erros do mesmo arbitro, em duas partidas distintas, mas no mesmo Estádio, tambem beneficiando duplamente a mesma Equipa que até jogava em casa, todavia, sem esses dois erros que penalizaram FC Porto e Benfica, hoje na Jornada 19 Benfica e FC Porto partilhariam a liderança com os mesmos 46 pontos!

    Este campeonato segue um padrão, creio que terá afinidades com o da temporada 2011/12, até a antepenultima jornada deste Campeonato tem uma semelhança com 2012, o FC Porto vai aos Barreiros, e na mm jornada o Benfica vai a Vila de Conde, tal como aconteceu a 29 e 30 de Abril de 2012!

    Saudações des_Portistas do Bairro da Graça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Factos: desde que andaram a intimidar os árbitros têm sido favorecidos jornada sim, penalti para o Paços de Ferreira por mão escandalosa no ar do jogador do FCP, menos um ponto, contra o Rio Ave duas expulsões perdoadas a jogadores do FCP sendo duas vezes ao mesmo jogador Layun, arbitro claramente condicionado. Enquanto isso o Benfica empata a três em casa com o Boavista com irregularidades nos três golos contra e agora mais uma.
      Em Portugal o crime compensa, a prova disso é o vosso presidente continuar no futebol depois de tudo o que aconteceu com factos provados, estão aí para a posteridade no Youtube, e que voltou ao que melhor sabe fazer à intimidação e coacção sobre os árbitros e dá resultado com se está a ver em pleno 2017. Estes são os factos.

      SB

      Eliminar
  3. http://www.vsports.pt/embd/34843/m/262959/vsports/670e9ab8457e465764278205f76b7474?autostart=false%22%20frameborder=%220%22%20scrolling=%22no%22

    13 segundos. O Lindelof não escorregou. Foi empurrado pelo Edinho! Mais um golo sofrido de forma aldrabada!
    Temos 12 sofridos em 19 jogos, desses 12, 3 contra o boavista, 1+1 com o setúbal, e 1 contra o marítimo.

    ResponderEliminar
  4. Fato principal. O Glorioso está em quebra de forma é evidente todos constatamos isso,no entanto toda a coacção feita em torno da arbitragem está a resultar,o castigo ao nosso treinador que '' insulta'' tudo e todos é ultimo sinal,o SLB querendo valorizar a competição, com urbanismo e respeito tudo tem permitido,já por cá ando à alguns anos e temos sido comidos de cebolada muitas vezes, esta será mais uma, lembro que recentemente o 1.° campeonato ganho pelo Vitor Pereira também começou assim tinhamos 5 pontos de vantagem sobre os Portistas, passadas duas semanas estavamos em desvantagem fruto dos roubos de Coimbra e da Luz com um penalty por marcar sobre o Aimar e um golo em fora de jogo do Maicon do tamanho de uma camioneta. Este ano mais uma vez o circo está montado, só para lembrar os ultimos jogos, com o Boavista - 2 pontos, ontem em Setubal com o penalti a ser concretizado - 1 ponto, na Luz com o mesmo adversario - 2 pontos etc etc,eu que por aqui ando, digo que o Benfica não vai ganhar Tetra nenhum, continuemos a comportar-nos assim mansinhos a acreditar no Pai Natal, pois o campeonato já era.Em resumo precisamos de ter outra atitude,jogar mais e melhor e não permitir que nos prejudiquem com arbitragens como a de ontem.Sabendo como funciona o futebol Português não é difícil ver o que está para acontecer.

    ResponderEliminar
  5. No inicio de época tinhamos 6 médios centro
    Fesja, Samaris, Horta, Pizzi, Celis (aparentemente emprestado), Danilo (emprestado),
    agora temos 4 e quem podia subir da equipa B (João Carvalho) foi emprestado.
    Tendo em conta as lesões de Fesja e Horta, e o cansaço de Pizzi não temos meio campo.

    PS: Alberto, O jogo com o Nacional está marcado para 2ªf, e não domingo.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      A LPFP demora tempo a actualizar, mas desde a tarde de ontem que se sabe na BTV que o jogo é domingo às 18 horas.

      TRIsaudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. Eliseu tem que voltar para o onze, torna-se quase irritante ver o Almeida (que é um excelente jogador) virar o corpo á procura de uma hipótese de cruzar com o pé direito. Pizzi é uma máquina mas neste momento está sobre rendimento e o lugar dele é na direita. Insisto que Horta deveria ser titular junto com Fesja (apesar de ambos estarem lesionados) em alternativa, Samaris e A. Almeida no miolo do meio campo.
    Não tenho dúvidas que o Benfica vá ser campeão! Até posso ser dramático e dizer que o Benfica ainda vai para segundo lugar, mas uma coisa não perdemos, é humildade! Continuar a trabalhar!
    Rumo ao Tetra.

    ResponderEliminar
  7. Caro,

    Não podemos desaproveitar estes três jogos na "Catedral". Três vitórias colocam-nos novamente com a confiança necessária que faz tudo parecer mais fácil! Até o cansaço vai parecer um mal menor.

    TRIsaudações (para serem TETRA em Maio) Gloriosas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: