SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

08 setembro 2016

Também Se Assim Não Fosse

08 setembro 2016 7 Comentários
HÁ UNS DIAS O INEFÁVEL PORTAL ZEROZERO FEZ A MAIOR DESCOBERTA…TALVEZ DESDE QUE A HUMANIDADE INVENTOU A RODA.


O texto que se segue pode ser visualizado em 27 de Agosto de 2016 (clicar).


O Benfica é o clube que mais beneficia de autogolos? Pois é! Se tal não acontecesse é que devia ser notícia. Se o “Glorioso” é o clube com mais golos marcados é o clube que beneficia de mais autogolos, de mais golos de cabeça, de mais golos na sequência de bola corrida, parada, golos fora da grande-área. É tudo uma questão lógica. Quem marca mais beneficia de mais. Ou não é assim?

Comparemos os valores do FC Porto
Para o zerozero o FC Porto marcou 5 098 golos em 2 299 jogos – já afirmei que duvido das estatísticas do zerozero mas neste caso como a dúvida é generalizada a SL Benfica e Sporting CP – dá para comparar. Ou seja, o FC Porto beneficiou de 88 autogolos em 5 098 golos. Em média, 1.726 por cento, o que quer dizer que tem um autogolo a cada 57,93 golos marcados. 


Comparemos os valores do Sporting CP
Para o zerozero o Sporting CP marcou 5 047 golos em 2 299 jogos, ou seja, o Sporting CP beneficiou de 87 autogolos em 5 047 golos. Em média, 1.723 por cento, o que quer dizer que tem um autogolo a cada 58,01 golos marcados. Lógico! Se o FCP marca mais golos - pouco mais, apenas mais 51,  que o Sporting CP - beneficia de mais autogolos! Mais um! Dentro da média!



Comparemos os valores do SL Benfica
Para o zerozero o SL Benfica marcou 5 562 golos em 2 299 jogos, ou seja, o SL Benfica beneficiou de 102 autogolos em 5 562 golos. Em média, 1.833 por cento, o que quer dizer que tem um autogolo a cada 54,52 golos marcados. Lógico! Se o SLB marca mais golos que o FC Porto (mais 464) e que o Sporting CP (mais 515) beneficia de mais autogolos. O zerozero fez de uma não notícia - porque não a explicou - uma especulação. Nada de anormal neste aspecto.



Autogolos, golos de longe, de cabeça, de livre-directo, pela lógica, são mais os do Benfica. O clube que mais marca, marca mais de toda a "maneira e feitio". Agora o que eu gostava era de ver o zerozero a fazer um texto acerca de quantas penalidades já beneficiaram (as assinaladas, não as concretizadas) o SLB, FCP e SCP. E apresentar esses números. Pela lógica seria o Benfica, pois tem mais golos marcados. Mas será mesmo assim zerozero? É que quanto a este tema os árbitros influenciam mais que os goleadores/marcadores/sofredores das ditas! Talvez não seja conveniente para o zerozero por a nu o que se passou, principalmente entre meados dos anos 80 do século XX e o meio da primeira década deste século!  

Outra conclusão interessante é o que para o zerozero são competições oficiais. A Taça Latina como não teve a participação do FC Porto nem trouxe glória para o Sporting CP não existe.  A Taça de Honra de Lisboa - 18 troféus para o SL Benfica e 13 taças para o Sporting CP  - entre outras competições não existe! Já a AF Taça Porto faz o FCP multiplicar os seus valores por 14 títulos embora depois esteja tudo (excepto os 14 títulos) a zeros: zero jogos, zero vitórias, zero empates, zero derrotas, zero golos. É mesmo zerozero!

Quanto ao Sporting CP até lhe anexam um torneio do Verão brasileiro (1951), a Copa Rio. Sempre lhes faz avançar a estatística - pois nas outras competições os valores não se apresentam "famosos". Assim sempre são mais seis jogos, uma vitória e sete golos marcados. Que muita fazem lhes falta.

Quanto à Taça Latina

Texto no jornal "A Bola" na página 4, em 31 de Maio de 1948 acerca da organização de uma competição internacional para clubes, contando com a presença de Jules Rimet, presidente da FIFA e da Federação Francesa de Futebol. Cai pela base a teoria da agência Lusa acerca da FIFA "não reconhecer a competição". Até lá esteve, em Barcelona, a 29 de Maio de 1948 o presidente da FIFA. A UEFA é que não a pode reconhecer. Nem existia em 1949, nem em 1950, nem em 1951, nem em 1952, nem em 1953!

Como é lógico qualquer entidade oficial que organize competições envolvendo clubes seus filiados é sempre uma competição oficial. Ora não há um clube que tenha participado numa das oito edições da Taça Latina que não estivesse filiado na Federação de Espanha (RFEF), França (FFF), Itália (FIGC) ou Portugal (FPF). Tal como qualquer competição organizada por uma confederação continental para selecções nacionais será sempre oficial. Logo...

Zerozero a zerar...

Alberto Miguéns

NOTA: Depois do texto concluído lembrei-me de comparar as estatísticas publicadas nos três diários desportivos e adaptar as do zerozero ao final da temporada anterior (2015/16). Em Portugal há aquele adágio popular: «Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto. Pois no Futebol pode adaptar-se a «Quem conta os jogos umas vezes acrescenta e em outras tira números».


A Bola



NOTA: Este jornal "A Bola" até consegue "andar" um campeonato à frente (já está concluído o 83.º) e parece que já sabem em que lugar vai ficar o Benfica...3.º pois é o que indicam na tabela das classificações de sempre": 16! É que o Benfica em 82 edições já concluídas ficou em 3.º lugar por 15 vezes!




Record



O JOGO


E isto é para clubes com maior visibilidade. Mas também devo ressalvar que apesar de tudo ainda é a Imprensa a fazer estas recolhas e a divulgá-las (vendê-las). Pior é a Federação Portuguesa de Futebol que praticamente, vive hoje em dia, para a Selecção. Passou o Centenário (1914 - 2014) e não houve a nobreza de fazer um livro ou criar um portal na internet com todos os resultados dos campeonatos nacionais da I, II, Liga/Divisão e da III Divisão (e outras designações de competições de escalões secundários) bem como do Campeonato/Taça de Portugal e Supertaça "Cândido de Oliveira"!


7 comentários
  1. Curiosidade...
    a diferenca de golos do Benfica para o FCP, e semelhante ao valor do contrato que o FCP fez com a MEO (contrato de 460M... e menos 464 golos que o Benfica)
    a diferenca de golos do Benfica para o SCP, e igual ao valor do contrato que o SCP fez com a ZON (contrato de 515M... e menos 515 golos que o Benfica).

    Acho que isto merece uma "teoria comspiratoria" =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís Ribeiro

      Infelizmente qualquer assunto que seja. Até se falasse da qualidade do azeite é sempre levado para assuntos laterais (que até podem ser mais importantes, não nego!).

      Mas não deixam de ser outros.

      No Futebol só se consegue "dialogar" sempre à volta dos assuntos que são os do momento. Não se passa disso.

      Em concreto ninguém consegue saber ao pormenor quantificar esses três contratos. Envolvem "vertentes de negócios distintas" que só são possíveis de valorizar fazendo especulação. Há muito que me habituei, no Futebol entregue mais a negociantes que a adeptos, a ver e perceber que há muita encenação, por isso os clubes fazem negócios de milhões a descoberto e perdem milhões a "encoberto".

      Saudações Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. "Agora o que eu gostava era de ver o zerozero a fazer um texto acerca de quantas penalidades já beneficiaram (as assinaladas, não as concretizadas) o SLB, FCP e SCP. E apresentar esses números. Pela lógica seria o Benfica, pois tem mais golos marcados". Acredito que esta contabilidade não fará muita luz sobre o período negro dos anos 80 e 90 uma vez que havia a preocupação de "acertar" as contas em jogos sem relevância para a competição (por exemplo nas últimas jornadas, depois dos campeonatos ganhos, até para mostrar que o Pirto também era prejudicado). E a última imagem é aquela que se recorda mais fortemente. O missal das arbitragens era atacar forte nas primeiras jornadas e relaxar lá mais para o fim.

    Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sérgio

      Mesmo assim acredite que o FCP tem muito mais grandes penalidades assinaladas a favor. Nessas últimas jornadas o que acontecia era ter decisões "contra", mas eu não escrevi para se fazer um comparativo a favor versus contra. Apenas a favor. O zerozero também não escreve quantos autogolos já fizeram os futebolistas do SLB, FCP e SCP.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. o zero zero é optimo em não noticias, mas gostava de ver esse tipo de lista (que é ai que o Benfica não domina apesar de ter mais golos)
    Numero de golos marcados de pénalti
    Numero de pénaltis Contra
    Numero de golos em Fora de Jogo
    Numero de golos com a mão
    Numero de expulsões a favor
    Numero de expulsões contra
    Numero de faltas sofridas por cartão amarelo e vermelho
    numero de faltas feitas por cartão amarelo e vermelho
    Comparação entre os 3 grandes, desde sempre e dividido por décadas
    gostava de ver esse tipo de numeros e esse tipo de trabalho, se alguém o quiser fazer eu ajudo com a folha de cálculo!

    ResponderEliminar
  4. "Cai pela base a teoria da agência Lusa acerca da FIFA "não reconhecer a competição"

    Por acaso, mas só por acaso, não cai. O facto da FIFA ter estado presente não a torna oficial e reconhecida. A FIFA também marcava no mundialito de clubes e torneio de viareggio, mas isso não as torna provas oficiais. Para o serem é necessário o reconhecimento da FIFA, e esta já o disse em mais do que uma ocasião. A Taça Latina não é reconhecida! Tome rennie e esqueça o assunto.

    De resto, já ninguém o leva a sério. Já roça o ridículo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Eu não me interessa o que sabe acerca de todos dizendo que são ninguém!

      O ridículo é fazer um comentário oco. Envie para este blogue um documento da FIFA (mas autêntico) em que a FIFA se pronuncie acerca do assunto Taça Latina.

      A Lusa nunca mostrou esse documento. Se ele existisse é evidente que o mostrava. Se o anónimo tem acesso a um documento então prestará um grande serviço aqui à minha pessoa. eu gosto de ser bem informado.

      Não emprenho é pelos ouvidos como outros gostam de o fazer quando lhes convém. Ridículo é fazer-se passar por ter a mesmo opinião de todos quando como anónimo é, de facto, ninguém!

      Alberto Miguéns

      NOTA: O que é que o mundialito de clubes e o torneio de viareggio e essas tretas que inventa tem relação com uma competição que teve início em 1949!? Ainda nem a UEFA existia! E que foi uma decisão de quatro Federações. E estas só podem organizar competições oficiais envolvendo clubes. Como é que uma Federação ou Federações (que são as entidades oficiais reconhecidas pela FIFA para regulamentar o futebol em cada país) organiza ou organizam (se for do que uma) uma competição para clubes filiados e depois, afinal, o torneio não é oficial. Então porque foram elas a organizar. Se a Taça Latina fosse organizada entre os clubes é que não era oficial. Organizada por Federações para clubes seus filiados só pode ser oficial. Então para que servem as Federações? Para organizar torneios para os seus clubes filiados mas para os "entreter"! Neste caso foi uma «entretenga» de final de época. Aliás foram oito em nove temporadas consecutivas!

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: