SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 agosto 2016

Liga dos Campeões? Está Quase!

16 agosto 2016 4 Comentários
COM OS JOGOS DESTA SEMANA COMEÇAM A DEFINIR-SE OS ADVERSÁRIOS FINAIS PARA O "GLORIOSO".


Nesta semana a primeira mão e para a semana com a definitiva segunda mão da última pré-eliminatória ficarão definidos os clubes que entrarão em cada um dos três potes (o pote 1 está "fechado") no sorteio de 25 de Agosto.

O Benfica está no pote um
E está muito bem. Bem fica sempre com classe entre os melhores. E para 2017/18 é para continuar pois o pote 1 está reservado aos campeões nacionais dos países com melhor coeficiente para a UEFA nas últimas cinco épocas. Mas estaria sempre por "direito próprio" pois é o 6.º melhor coeficiente (clicar). Em 2016/17 até pode ser considerado o 5.º melhor pois o Chelsea FC (136.256) ficou afastado das competições europeias.


Definições nos outros potes
Os potes 2, 3 e 4 estão dependentes dos resultados desta última pré-eliminatória. Se os "clubes previstos" forem eliminados haverá transição dos melhores coeficientes do pote 3 para o 2, do 4 para o 3 e a composição definitiva do pote 4. Sem dúvida que o FC Porto frente à AS Roma é um encontro importante pois opõe um clube do pote 2 ao melhor coeficiente dos clubes ainda não integrados provisoriamente nos potes. Há coeficientes menores mas terão sempre lugar no pote 4 por serem campeões nacionais de países com direito - de dez países para apurar cinco clubes - a jogarem no sub-grupo dos campeões. Há depois o outro sub-grupo dos "não campeões" onde estão FC Porto e AS Roma. Também para apurar cinco emblemas.


Depois o sorteio...
Esperemos que o "Glorioso" tenha sorte embora no pote 2 estejam clubes tão fortes como os do pote 1. O pote 2 pode ter em oito clubes, representantes de apenas quatro países, com dois clubes de cada um: Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália (se a AS Roma eliminar o FC Porto). Que é o que quero que ocorra para obrigar o FCP a jogar na Liga Europa às quintas-feiras. E depois que tenham sucesso e cheguem à final para "haver muitas quintas-feiras" durante a temporada. Dá-me sempre a sensação que é um problema acrescido para as jornadas internas no campeonato nacional disputado nos fins-de-semana. E o campeonato nacional é sempre o objectivo principal de qualquer clube. Ser campeão nacional. O resto vem por acréscimo. Embora ser campeão europeu pela terceira vez é o sonho de todos os Benfiquistas desde 1962/63! Esse dia está cada vez mais próximo!

Carrega Benfica

Alberto Miguéns
4 comentários
  1. Alberto Miguéns,

    Uma pequena correcção. No melhor dos casos, o Benfica vai acabar a época 16/17 em nono lugar na classificação UEFA. Aliás, neste momento já se encontra em nono se retirarmos a época 11/12.

    E, se é verdade que o Benfica vai, com toda a certeza, ultrapassar o Chelsea, também é verdade que o Sevilha (10° classificado) vai ultrapassar o Benfica no final da temporada. Neste momento, a diferença entre ambos é de 3 pontos (97.5 para o Benfica e 94.4 para o Sevilha). Contudo, a época 12/13 vai deixar de contar e nessa época o Benfica fez 28.3 enquanto o Sevilha fez apenas 3.5

    Para não ser ultrapassado pelo Sevilha e continuar em non, o Benfica tem de fazer mais 22.000 pontos esta temporada do que os espanhois, coisa quase impossivel. Para tal, não basta o Benfica fazer uma época à volta dos 30.000 pontos (coisa que os finalistas da Liga Europa e os semi-finalistas das Champions conseguem). Também é necessàrio que o Sevilha salte o mais depressa possivel das competições europeias.

    Concluindo. Não é em quinto que o Benfica vai acabar esta temporada : é mesmo em décimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://pt.uefa.com/memberassociations/uefarankings/club/season=2016/index.html

      O ranking do coeficiente de clubes da UEFA tem por base os resultados registados pelos clubes que competiram nas cinco anteriores da UEFA Champions League e UEFA Europa League. Este ranking determina a hierarquia dos cabeças-de-série em todos os sorteios das competições da UEFA.

      Para que não fiquem dúvidas!!

      Eliminar
  2. Deixo-lhe aqui o link com a classificação actualizada.

    http://fr.uefa.com/memberassociations/uefarankings/club/

    ResponderEliminar
  3. "Que é o que quero que ocorra para obrigar o FCP a jogar na Liga Europa às quintas-feiras..."

    Dr Alberto, mesmo que o FC Porto possa cair neste play off, a história da Liga dos Campeões com fase de Grupos, e eis que surge como um referencia da Champions o FC Porto, um Clube de uma pequena Cidade do Norte de Portugal, de um pequeno e pobre País do Sul da Europa, como o Clube que mais presenças nas já decorridas 24 Edições Champions (a presente será a Edição 25), e o FC Porto acumula "só" são 20 presenças, e ousou neste século vencer uma Champions!

    A Champions, neste formato começou na temporada 1992/93, e o FC Porto esteve ausente em apenas 4 Edições:
    1994/95, 2000/01 (eliminado pelo Anderlecht no play off), 2002/03 (venceu a T UEFA), e 2010/11 (venceu a L Europa)!

    O Benfica estará presente na Edição 25 da Champions, esta de 2016/17, e será a sua 12ª presença, sendo que apenas 4 X superou a fase de Grupos : 1995, 2006, 2012 e 2016, sendo sempre eliminado nos Quartos Final.

    O Sporting, estará presente pela 7ª vez na fase de Grupos Champions, e apenas uma unica vez superou a fase de Grupos em 2009, atingiu os Oitavos!

    Perguntas finais, o Ranking UEFA do Benfica foi alcançado com as suas participações na Champions, ou na Liga Europa? As duas ultimas Finais Europeias perdidas da Liga Europa (2013 e 2014), isto quando o Benfica foi eliminado na Champions, terá contribuido para o tal 6º lugar do Ranking?

    Se há um Ranking na UEFA, a equidade e justiça, deveria diferenciar os pontos acumulados na Champions e na Liga Europa, com respectivos coeficientes diferenciados, por exemplo, tal como se faz com os melhores marcadores da Europa. Ou será igual marcar 40 golos na Liga Romena, ou na Liga de Espanha?

    Saudações desportistas,

    PT

    P.S O Spalletti já defrontou 4 X o FC Porto na Champions (Grupos), ganhou 2 jogos, e empatou outros 2, isto como Treinador do Zenit. Curiosamente as duas derrotas que o FC Porto acumulou com o Zenit do Spalletti, aconteceram com 2 expulsões precoces: 2011 Zenit 3 FC Porto 1, (Fucile expulso aos 40 minutos, e quando o FC Porto começou a partida a ganhar com golo de James), e 2013 FC Porto 0 Zenit 1 (expulsão de Herrrera aos 7 minutos, com dois amarelos vistos em dois minutos, o Zenit marcou aos 86 minutos, uma vitória injusta). Dito isto, se o FC Porto não tiver atletas expulsos com a Roma, a tendencia poderá inverter-se com o Spalletti, isto porque, o Italiano apenas ganhou ao FC Porto em vantagem numérica, sim, venceu 2 X ao FC Porto (ambas com duas expulsões precoces), mas Spalletti jogou cerca de 120 minutos contra 10, nessas duas partidas em que venceu o FC Porto. Favoritismo da Roma, mas em 1981/82, o Porto de Stessl, e sem este estofo, vergou a Roma do Falcão, Conti e Pruzzo!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: