SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

08 julho 2016

Resposta À Benfica

08 julho 2016 10 Comentários
E PROMESSA CUMPRIDA POR MIM. E SEI QUE MANOEL BARBOSA TEM MAIS SURPRESAS. É ASSIM QUANDO SE... BENFICA. AO BENFICAR VAMOS SEMPRE DESCOBRINDO NOVIDADES. O BENFICA É MAIOR QUE O MUNDO. OU O MUNDO É PEQUENO PARA CONTER TANTO BENFICA!


Le "commemorazioni in avanti" di F. T. Marinetti : futurismo e critica letteraria


Recordo (a propósito do Hino) num texto publicado em 4 de Julho de 2016 (clicar) embora o essencial esteja transcrito em baixo:

«A palavra Avante para Félix Bermudes estaria (não sou especialista, mas vou perguntar a um enorme Benfiquista que sabe do assunto como poucos: Manoel Barbosa) relacionado com o termo Avanti! do Futurismo criado por Marinetti alguns anos antes.»

Começo por discordar mais uma vez com a apresentação que o generoso Alberto Miguéns me atribui : "enorme Benfiquista".  Sou, isso sim, Benfiquista com B grande, sempre o S.L.Benfica acima de tudo e de todos!  Há-os de facto enormes ( o Alberto é um deles), mas a contribuição que dei de várias maneiras ao Clube não me cataloga como "enorme" e muito menos "notável", coisa esta que sempre rejeitei e rejeito absolutamente, não só por algumas más companhias....  Adiante.

Resumidamente, acerca do Presidente Félix Bermudes : foi um homem inquestionavelmente culto e ansioso por divulgar Cultura.

Questão "Avante" no Hino : não encontro qualquer relação com o Futurismo (movimento estético, social e cultural) anterior à criação (letra e música) do Hino.  Também não há mínimos indícios de Félix Bermudes ter-se aproximado, deixar-se influenciar e criado algo pelo Futurismo.  Nenhuma publicação de texto sequer.  Nem, relações com, por exemplo Almada Negreiros, Santa Rita Pintor, Mário Sá Carneiro, Bettencourt Rebello ou Fernando Pessoa.  Mas certamente soube da pujança (sobretudo entre 1909 e 1918) do Futurismo em Portugal.

Pelo contrário, não sendo um homem ao serviço do regime, colaborou com personalidades artísticas e literárias do regime de então e consequente.  A sociedade desconfiava e/ou não estava preparada para rupturas, a Cultura e o conhecimento, cerceado do que acontecia "lá fora" não proporcionavam 'esticões' criativos percepcionados, aceites pelo grande público e admitidos...  Todos os seus escritos, colaborações literárias e outras, estão consentâneas com uma suavidade estética e social, e não com rupturas.

Ainda, a palavra "Avante", também nada tem a ver com o "Avante!", jornal do PCP.   Surgiu-lhe, presumo, como consequência de ideias, frases afirmativas e impulsionadoras então muito em voga, como (efectivamente) avante, em frente, força, etc, e, não por acaso, nesses anos muito se usou pontos de exclamação para acentuar determinações, objectivos.

O Hino analisado neste post, não sendo uma obra-prima, é acima de tudo O HINO, respeitável e nunca uma "porcaria".

Quanto ao Museu Cosme Damião, Alberto Miguéns tem revelado alguns episódios reveladores duma falta de Cultura Benfiquista e desrespeito pela História do Sport Lisboa e Benfica -- quando os maus exemplos surgem no topo duma hierarquia...
Talvez um dia eu escreva aqui -- se A. Miguéns quiser -- algo sobre e, acerca dum convite que lhe fiz em 2001.  Não são poucos os episódios que tive por causa de A. Miguéns, alguns deles não sabe.  "Defeito" dele, ser Benfiquista.  

Para já, isto, não é pouco e tenho alertado desde 2002 : alguém quer pontualmente reescrever e impôr uma história do S.L.Benfica...  Espero que os Benfiquistas estejam atentos e o presidente da Assembleia Geral não permita...

Foi um prazer ter intervido no Em Defesa do Benfica.

Especial abraço para todos.

Manoel Barbosa

NOTAS DA RESPONSABILIDADE (de Alberto Miguéns)

1. Uma honra ter neste blogue um Benfiquista que é vanguarda da arte em Portugal. Um Benfiquista benfiquista. Duplo. Por que o Benfica sempre foi vanguarda do desporto em Portugal. Ainda me lembro bem do primeiro espectáculo que vi dele - eu teria 17 anos - numa performance no Teatro Trindade. Nunca pensei que fosse Benfiquista por fazer "parcerias" com três portistas embora também gostasse de os "ouver": Jorge Lima Barreto/Rui Reininho (AnarBand) e Jorge Lima Barreto/Vítor Rua (Telectu). Curiosamente esse espectáculo foi no Teatro da Trindade...onde Félix Bermudes estreou a primeira peça de teatro em...23 de Novembro de 1907. Era jogador e dramaturgo (em simultâneo). Deve ser único no Mundo! Nem antes de 23 de Novembro de 1907 nem depois deve haver algo assim! O Macarrão é que tinha razão. Via Benfiquistas em todo o lado! É por que os Havia!


Félix Bermudes estreou-se no teatro a 23 e capitaneou o "Glorioso" a 24! Puxa!



Notícia completa (na mesma coluna do "Diário de Notícias" Félix Bermudes como dramaturgo e como Glorioso Futebolista):

2. O «Simpósio Performance Arte em Portugal» entre 20 e 22 de Julho,  organizado por Manuel Barbosa, decorrerá no Anfiteatro do Museu Berardo, rés-do-chão, junto aos espaços expositivos. A Mostra Bibliográfica, também nessa área, está assinalada no CCB (Centro Cultural de Belém).  Atenção! O Museu encerra às 19:00.
20 de Julho
Às 17:00, haverá uma "mega" Conferência/debate  com Manoel Barbosa e Ernesto Mello e Castro, que se desloca do Brasil (São Paulo) para participar em exclusivo no Simpósio, que contará com as presenças de Rui Orfão e Fernando Aguiar.
21 de Julho
Continuação
22 de Julho
O Simpósio será encerrado, às 17:45, por Manoel Barbosa, com os convidados António Olaio e a coreógrafa Vânia Rovisco, incluindo uma cerimónia que está a criar expectativa.

Num «regresso» às origens
O primeiro treino - manhã do dia 28 de Fevereiro de 1904 - foi no local onde está na actualidade a Colecção Berardo!



Ou o Mundo é pequeno. Ou o Benfica é maior do que ele!
10 comentários
  1. Assim é que trabalha um historiador, com recortes da época para não haver júlios...perdão, dúvidas!

    ResponderEliminar
  2. Quem e Manoel Barbosa ?

    Excelente texto uma vez mais.

    Wey

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      É um pintor português vanguardista que pinta enquanto se expõe. Ele não quis que divulgasse a sua fotografia. Fez um bom trabalho no SLB no tempo da presidência de Manuel Vilarinho. Mas para LFV era muito independente. Foi-se. Pode ver mais em:

      http://rio-maior.blogspot.pt/2011/04/manoel-barbosa-integra-conselho.html

      Obrigado

      TRIgloriosíssimas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Gonçalo Sócio SLB08 julho, 2016 20:43

    Boa noite,
    Caro Alberto Miguéis, este comentário não se refere ao post, peço desculpa. Mas é a forma mais rápida de lhe dar a conhecer esta miséria.... https://www.youtube.com/watch?time_continue=1122&v=5sQ1F6TOUq0
    Embora não conheça o Miguéis, leio há algum tempo o seu blog e as suas "escrituras" e admiro o seu rigor, astúcia e acima de tudo a sua honestidade e defesa da verdade, seja ela prejudicial ou favorável ao nosso Glorioso! E assim, ao ver aquilo, não consegui ficar indiferente..."senti-me" (por si) insultado! só precisa de ver a partir do minuto 18:10 até aos 18:50 mais coisa menos coisa... pois até lá e depois é palha sem interesse...
    Sei que o caro saberá responder com a sua astúcia habitual :)
    Grato pelo seu "trabalho" em prol do Benfica!

    ps: Sim, eu lembro-me dos posts a avisar sobre a personagem..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gonçalo

      Obrigado. Mas só conseguirei ver depois de concluir o que estou a fazer hoje (agora) para ser editado pela meia-noite neste blogue.

      Agradeço as suas amáveis palavras

      TRIgloriosíssimas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. estou também revoltado. e solidário como Alberto
      Espero que alguém do clube faça alguma coisa.

      Abraço Alberto e Gonçalo

      Eliminar
    3. eeheheheh ...suposto Historiador oficial, cuja honestidade intelectual deixa-lhe dúvidas.

      É uma dentada de leão desdentado no A.Migueis. O biltre não aguentou e está aziado com os argumentos do Migueis!!!

      Eliminar
  4. Nem sei se vale a pena responder.

    Um historiador. Que historiador?

    Que baptiza Cosme Damião como Júlio;

    Que afirma que nasceu às 4 horas da manhã quando foi às quatro horas da tarde;

    Que afirma que os Rosa Rodrigues eram filhos de farmacêuticos por habitarem por cima da Farmácia Franco quando eram filhos de Cândido Rodrigues (armador com barcos de pesca, de onde vieram as primeiras redes para as nossas balizas);

    Que se deveria acrescentar à lista dos fundadores Jorge Augusto Sousa quando este já consta da lista;

    Que os Benfiquistas consideram Cosme Damião como principal fundador quando é ele a fazê-lo para ter uma forma de nos criticar;

    São muitas trapalhadas. É um historiador que envergonha a História. Que a transforma em estória.

    O Sporting CP que lhe faça bom proveito. Está no clube certo. Campeão da Europa na Taça das Taças.

    Ricardo Serrado campeão do "troca os pés pelas mãos". O Bobo do Bruno!

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gonçalo Sócio SLB09 julho, 2016 01:55

      Realmente acho que nem merece resposta... foi no "calor da batalha" que lhe escrevi... agora mais calmo de facto penso que não é merecedor do seu tempo ou "teclanços"!!
      O silencio é o que mais comichão lhes faz...serem ignorados tolda-lhes o juízo ;)
      Por falar neste tipo de "resposta", se me é permitido, gostava de saber qual a sua opinião em relação ao caso do Glorioso Renato? Teria mostrado o documento mais cedo? Não mostrava de todo? O que faria?

      Ps: Sei que é muito rigoroso por isso perdoe-me as palavras inventadas:)

      Abraço

      Eliminar
  5. Cedia imagens da Benfica TV às televisões portuguesas e estrangeiras com ele a jogar entre os meninos da idade dele, com a altura e físico semelhante a todos eles, em 2008!

    AM

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: