SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 julho 2016

Fica-lhe Tão Bem

06 julho 2016 23 Comentários
AQUELA GRAVATA E PRINCIPALMENTE O EMBLEMA BRILHAM FINALMENTE. ONDE SEMPRE ESTIVERAM. ESCONDIDOS.


NOTA: As férias são as piores inimigas dos blogues de Benfiquistas. Valeu o Master Groove impedir a edição programada para a meia-noite por estar incompleta.

Para fechar este assunto Ricardo Serrado resta falar do "Novo Museu do Sporting CP". 

Abriu no domingo, fechou de segunda-feira a quarta-feira e consta que abrirá na quinta-feira pelas dez horas da manhã. Para corrigir erros. Entre vários há um que me causou perplexidade no domingo. 


O que foi feito da Taça dos Clubes Vencedores das Taças original? O troféu que foi entregue pela UEFA depois do SCP em 1965 não ter reconquistado o troféu? É que seria necessário conquistar a competição três épocas consecutivas ou cinco alternadas para ficar com o troféu original. Enquanto tal não ocorria a Taça original estava, provisoriamente, nas instalações do clube titulado passando depois para o novo titular e assim sucessivamente. Era dado ao clube - depois de ceder o troféu original - uma pequena réplica (com um palmo e meio) - para atestar a conquista do título. Ora o SCP - que me lembre - sempre exibiu esse pequeno troféu nos seus museus: do anterior estádio para o actual. Nesta remodelação do Museu esse troféu - que é o verdadeiro entregue pela UEFA - sumiu-se. Em seu lugar aparece um troféu que deve ser um mandado elaborar pelo Sporting CP como se do original se tratasse. Mas não é!   



Onde pára o pequeno troféu original?






E será que o Sporting CP já decidiu com o FC Inter Milão - Campeão da Europa da Taça dos Campeões em 1964 - que clube será "mesmo" o Campeão da Europa de 1964?


Vai haver finalíssima?

Alberto Miguéns

NOTA (às 20:15): Um leitor enviou esta fotografia, segundo ele, da sala de troféus do West Ham United FC. Vencedor da competição em 1964/65. O troféu da UEFA e uma copia do original (mandado fazer pelo clube). Um bom exemplo!


23 comentários
  1. Já não são só os nomes das provas oficiais e consequente número de títulos nacionais. Agora também têm o complexo dos centímetros. Circo.

    ResponderEliminar
  2. Eheheheheh; só mesmo o grande Alberto para repor a verdade e desmarcarar os aldrabões!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Sr. Alberto Miguéns, mas uma vez os meus parabéns pela sua incansável luta pelo rigor e defesa história do nosso Benfica! Sempre pautada por um extraordinário conhecimento rigoroso sempre acompanhado por provas cabais!

    Ora o que me faz comentar aqui é um artigo que li num blog que acompanho (Restos de Colecção), onde contam a história dos vários estádios do SCP, e onde me chamou atenção o seguinte:

    "Na sequência de acordos patrimoniais com a câmara de Lisboa, o Sporting em 1940, num gesto de boa vontade, cedeu este campo ao eterno rival Sport Lisboa e Benfia quando este clube foi obrigado abandonar o campo das Amoreiras..."

    Ora, pelo que conhecia da "estória", o gesto de boa vontade, não é correcto! Do que conhecia, o Sporting quando mudou para um novo estádio, entregou o este estádio do campo Grande à câmara de Lisboa (não sei se a troco de alguma renda ou outro tipo de acordo), e foi depois a Câmara de Lisboa que chegou acordo com o Benfica (não tendo o Sporting nada a ver com isto, nem sequer tendo direito de autorizar ou não). Outra coisa que tinha ideia é que o campo estava meio abandonado e degradado, tendo o Benfica feito obras relevantes aquando da mudança.

    Ora como a bibliografia é o Site do Sporting, (além que penso já ter lido algo semelhante num dos livros da Sr. Marina Tavares Dias) querem deixar a enterder que o Sporting ajudou o Benfica num gesto de bom samaritano, coisa que ao logo da história já vimos que esse clube perante o SLB não é capaz! Querem mostrar aquilo que não são, contando as coisas de forma pouco rigorosa!

    Peço desculpa por tomar o seu tempo, mas não consegui deixar de comentar este ponto.
    Deixo aqui o link do artigo, onde poderá também ver um artigo sobre a história do Estádio da Luz.

    http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2016/06/estadio-jose-alvalade.html

    Cumprimentos.
    Mário Tomás
    M1904

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está correcto.

      O SCP nem era proprietário do Campo Grande. Era arrendatário. Como é que quem arrendava tinha poder para ceder um terreno que arrendava a outra pessoa ou entidade?

      A CML tinha expropriado - penso que 25 metros para norte e outros tantos para sul - os terrenos laterais onde se iria construir a Segunda Circular. O SCP deixou de pagar ao senhorio, passou a pagar à CML e depois deixou de pagar a renda à CML (em 1937) e o Benfica passou a pagar renda (1941).

      Saudações

      Alberto Miguéns

      NOTA: O SCP quando deixou o Campo Grande (1947) foi para o Estádio do Lumiar mas a pagar renda. Só em 1946 compraram o estádio. Ou seja, só a partir de 1946 o SCP foi proprietário de um seu campo de jogos. O Benfica nas Amoreiras foi proprietário desde 1923 (início das obras). Por isso quando foi expropriado (1939) teve que ser indemnizado. A CML e o Ministério das Obras Públicas para aligeirar o valor da indemnização propuseram a solução Campo Grande como espaço arrendado provisório.

      Eliminar
  4. Continue o Óptimo trabalho de investigação
    Tenho Fé que um dia os responsáveis dos Glorioso SLB, lhe reconheçam as suas capacidades em prol do apuramento cabal dos factos
    Cumprimentos
    The_Saint

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso só quando o Vieira sair e toda aquela cáfila de lambebotas. Como só sai quando tiver 90 anos, não sei se o Miguens terá os neurónios ainda funcionar, até lá.

      Eliminar
  5. O troféu não é o mesmo sem a base?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não!!!!!!!!!!!!!!!! O troféu com a base tem palmo e meio. Pode vê-lo na Fotobiografia do SCP (Rui Guedes; 1988). O "actual" tem meio metro!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. Estes lagartos estão cada vez mais insanos, são doentios, complexados e esquizofrênicos... a maluqueira deles está a ficar preocupante! Ao ponto de esconder uma taça só pelo tamanho... que até deviam ter orgulho tenha o tamanho que tiver!

    A sério... estes tipos preocupam. Tenho amigos lagartos, que já dão sinais de cansaço mental... dizem disparates que não querem dizer e apoiam quem não querem apoiar... estão desorientados e cada vez mais odiosos... vingam-se e marram no vermelho por frustração total!
    Que raio de pensamento que esta gente têm do desporto e de convivência!!!

    Acho que é um velho problema de educação geral/ cultura desportiva (...ou falta dela)... mas isso são outros quinhentos!!

    ResponderEliminar
  7. eheheheheheheh, agora é o Museu do Spótem que está a passar pelo algodão do Miguéns!!!

    Se havia dúvidas da lagartice do Serrado, o emblema lá está na lapela, para o confirmar.
    Será que, quando andou no nosso Museu, tinha o emblema do Glorioso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Alguma vez?

      Passeava a sua arrogância de lagarto com o seu amigo Luís Lapão pelos corredores do Benfica! Só ao alcance dos lagartos. Quando se avermelham exibem arrogância. O SLB actual está cheinho deles!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  8. A culpa foi de quem o deixou entrar na nossa casa...esse serrado so entrou no SPORT LISBOA E BENFICA porque alguem o chamou.ai este orelhas e cia....SEMPRE PRESENNTES 1992

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Mas o nosso presidente tem toda a legitimidade para fazer as escolhas. Podemos não gostar - eu não gosto de muitas - mas o Benfica é democrático que Luís Filipe Vieira é o nosso presidente!

      Saudações

      Alberto Miguéns

      NOTA: Sem querer fazer censura, essa do orelhas era dispensável. Já chegam os outros...

      Eliminar
  9. Este Ricardo Serrado está agora no museu dos lagartos. Agora já não é historiador e pensa mudar o nome do fundador dos lagartos e dizer que foi o avô dele que fundou. Foi corrido a tempo do nosso Grande Clube. dentro de alguns dias vão sair mais noticias deste tretas mentiroso.

    ResponderEliminar
  10. Vejam este link.

    https://aoutravisao.files.wordpress.com/2010/12/sportingtac3a7atac3a7as.jpg´´

    As taças exposta no museu e a da imagem que aqui coloco, mostram a taça conquistada como sendo rigorosamente igual à do link que aqui vos coloco. E não tem palmo e meio. Tem um tamanho bastante idêntico à taça dos campeões europeus daquela época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Você não quer entender? Eu volto a explicar.

      A Taça original estava, provisoriamente, nas instalações do clube titulado passando depois para o novo titular e assim sucessivamente. Era dado ao clube - depois de ceder o troféu original - uma pequena réplica (com um palmo e meio) - para atestar a conquista do título.

      O SCP teve o troféu original entre Maio de 1964 (quando venceu) e Maio de 1965 (quando foi outro clube a conquistá-lo). e recebeu uma cópia de palmo e meio. A que está na foto da bandeira do SCP e igual à que está na vitrina. Percebe?!

      O SCP recebeu o troféu original mas depois deixou de o ter! Fácil de entender. Da UEFA recebeu uma taça do tamanho de um copo. Esse é o da UEFA. A cópia com o tamanho do original foi mandada fazer à pouco tempo pelo SCP. Eu sempre vi nos museus do SCP esse "copo"! Sempre! Sei do que estou a falar. Claro que em Maio de 1964 recebeu o original e teve-o no clube durante um ano,. Chega!

      Peça informações ao Sporting CP ou compre o Fotobiografia do SCP do Rui Guedes. Lá encontra uma fotografia do copo. Evidentemente. O livro foi editado em 1988!

      AM

      Eliminar
  11. Eu tenho aqui a imagem da Taça.
    Como posso publicar aqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Envie para o contacto do blogue. Mas só a que o SCP recebeu depois de ceder à UEFA a que teve entre Maio de 1964 e Maio de 1965!

      Eliminar
  12. Serrado vai ser o museu dos lagartos e não sei em quantas partes. Para já parece o bataclan de alvalade cheio de fotos e luzes pois não têm taças para pôr. Não sei se há fotos da playboy

    ResponderEliminar
  13. Grande Glorioso Alberto Miguéns, são assim tantos os boys do desportivo do calçada de carriche na "estrura"/orgânica/funcionamento do nosso Glorioso?
    Saudações Benfiquistas,
    GloriosoBeiraAlta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Não são muitos!

      Ocupam é cargos importantes e estratégicos.

      Gloriosíssimas TRIsaudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  14. Estimado Glorioso Alberto Miguéns, obrigado pela atenção concedida.
    Se não for abuso, que eu gosto de saber estas "coisas", essa "ocupação" de lugares estratégicos é inabilidade nossa, estratégia de cavalo de tróia dos toldos de praia ou pura amizade do LFV para com os ditos?
    Já agora e por último, sem querer saber os nomes, quais são os sectores por onde eles pululam?
    Parece que não, mas é importante para terminar um certo "puzzzle".
    Antecipadamente grato pela atenção,
    Saudações Benfiquistas,
    GloriosoBeiraAlta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      LFV não tem Cultura Benfiquista. Quem o conheceu antes do FC Alverca estabelecer o protocolo com o SLB nem imaginava que fosse do Benfica. LFV vivia encostado a Pinto da Costa para o "Sistema" proteger o FC Alverca.

      Por tudo isso rodeou-se de sportinguistas. Você sabe como nós somos.Nunca estamos satisfeitos. Viver com não-benfiquistas à sua volta que não questionam é passar os dias no Paraíso. Além disso o "manda-chuva" no SLB é DSO que tem tendência a requisitar sportinguistas como é o caso do directos do Museu, António Ferreira. Se já viu o filme "Homens do Presidente" de Alan J. Pakula tem neste filme o que é o Benfica actual.

      LFV é um negociante. Não percebe como se governa um Clube da dimensão do Benfica. Ele pensava que O SLB era uma espécie de Alverca ou mesmo FCP em ponto grande, mas não é. É como ter carta para conduzir uma carroça e depois passar para um carro de Fórmula I.

      LFV protege-se rodeando-se de sibaritas que se escondem para não serem conotados com o SCP ou outros clubes. São nomes de que ouve falar mas não lhes conhece o rosto.

      Depois de LFV sair do SLB a gerência dele vai dar um romance muito superior ao que lhe fizeram quando foi presidente do FC Alverca: O Águia do Graveto!


      Trigloriosíssimas Saudações a caminho do Tetra

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: