SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

29 julho 2016

Agora Tudo É Possível

29 julho 2016 20 Comentários

COM A UTILIZAÇÃO DE UM EMBLEMA ILEGAL ABRIU-SE A CAIXA DE PANDORA.


Para a simbologia do Benfica.


Qualquer aldrabice pode ser feita
Aquele suposto emblema do Benfica ainda é pior ao vivo (longe) que ao perto (ampliado). Parece um borrão arroxeado e uma rodela de beringela escarrapachada no “Manto Sagrado”. O emblema é ilegal ou visto de outra perspectiva quando o “Glorioso” joga com o equipamento alternativo joga sem emblema ou com uma imitação do mesmo.


Um dia até podemos ter o vermelho e branco nas camisolas
Como as cores do Clube são o vermelho e branco se o emblema – talvez o símbolo mais emblemático – merece este tratamento de ralé, porque não fazer camisolas às riscas utilizando as duas cores? E já temo que se mexa do principal símbolo. O nome! A sigla!





Como há quem justifique tudo por questões de gosto e mercado
Já sei que vão existir comentários mandados fazer no sentido de se assim for decidido está muito bem, pois é porque há modernidade. Temos de acompanhar as tendências. E temos exemplos de clubes com sucesso como o Olympiakós CFP e do Celtic FC (que para os felinos é vermelho e branco pois têm visão por infravermelhos). São campeões crónicos. 



Bora lá!
O Benfica equipar como eles será um sinal que a “estrutura” está a lançar uma mensagem para o exterior (vamos conquistar dez ou mais campeonatos consecutivos) e interior (comprem que é lindo e tem significado)!





Aos que tudo justificam com o gosto pessoal. De qual gostam mais? O vermelho e branco na vertical ou na horizontal?
Talvez até fazer os dois como equipamentos principais para as temporadas. Depois vão-se alternando. De jogo para jogo. Há quem no Benfica goste mais de riscas na horizontal! Há outros que as preferem na vertical! Gostos não se discutem!



E em termos de Estatutos não é ilegal (ao contrário do emblema). Apenas é ilegal quanto ao Regulamento (tal como o emblema)
E até se pode argumentar que os estatutos são omissos. Apenas referem que as cores são o vermelho e branco. Não têm qualquer artigo a definir a sua “localização” e aspecto. Eu vou já adiantar-me e comprar um pijama assim!




Ninguém pode alterar o que os Fundadores decidiram. No Benfica não há deuses nem messias. Aliás já houve um. Mas era Messias. E bom defesa-central. Existem apenas pessoas para o servir momentaneamente!

Alberto Miguéns


NOTA: Deixo um aviso. Como sei que posso ter dado uma boa opinião a quem no Benfica gosta de camisolas às riscas, se esta “minha ideia” for utilizada exijo ao marquetingue do SLB 1 000 000 000 euros de direitos de autor. Por isso pensem bem. Não querem o Benfica falido, pois não!?
20 comentários
  1. 10 campeonatos seguidos? Bem, já "só" faltam sete. Pode ser que o símbolo monocromático dê sorte, quem sabe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai dar.

      Pode é não ser beringela. Talvez monocromático alface! E depois outra cor. Uma diferente todos os anos!

      AM

      Eliminar
  2. Camisolas do tipo barraca de praia? NÃO! Somos um clube do topo e jamais poderemos ficar em terceiro lugar nesse "campeonato"!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Alberto,

    Encontrando-me de acordo com os seus receios, como aliás, já manifestei noutros momentos, sugiro que apresente, como resumo dos mesmos, este conceito (só encontro em Inglês):

    https://en.wikipedia.org/wiki/Creeping_normality

    Cumprimentos e muita gratidão pela sua dedicação,
    Isaías

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é o que quem governa o mundo anda a fazer... Criar habituação através de pequenas mudanças posicionais de modo a destruir o passado e criar um novo presente para que o futuro seja o que está delineado.

      Outro exemplo encontra-se na vitória de Portugal no último europeu! Já estamos na fase do "guarda-redes lesionado" depois de a fase do "insulto" e do "mau futebol" não terem resultado...

      Eliminar
    2. Caro Minha Chama,

      No Sport Lisboa e Benfica, as pequenas mudanças que têm sido colocadas na História do clube e nos valores do mesmo têm sido apresentadas, corrigidas e debatidas neste blog do Alberto Miguéns há anos. Daí ter-lhe sugerido que se inteire daquele conceito.

      Quanto à Selecção Nacional, não sei qual era o propósito do seu comentário nesse sentido.

      Cumprimentos,
      Isaías

      Eliminar
  4. Concordo absolutamente.
    O equipamento preto ficava maravilhoso com o VERDADEIRO emblema. Foi um capricho. :/

    ResponderEliminar
  5. Meu caro, discordo por completo com este post, uma coisa é criticar a alteração do símbolo do Benfica pois apesar de eu não ver razão para tanto alarido, vejo-me obrigado a aceitar a sua critica porque os estatutos falam por si, factos são factos, mas agora montar todo este post com camisolas ás riscas e afins não faz sentido nenhum, aliás, parece-me que você ultimamente parece-me um pouco revoltado, já todos sabemos dos problemas que tem tido com alguns dirigentes do Benfica, mas por favor, não deixe que isso lhe afecte o discernimento, o seu blog é uma referência para os benfiquistas, não transforme isto num espaço de guerrilha e de especulações... esta das camisolas ás riscas não faz sentido nenhum!
    Espero que tenha compreendido a mensagem... tenha calma e tranquilidade.
    Anseio pelo dia da sua volta ao Benfica e principalmente à BTV, tenho saudades de o ver e ouvir... os benfiquistas agradeciam a sua presença, tenha isto em conta e faça os possíveis e os impossíveis para voltar ao clube pois você faz muita falta, se tiver que engolir uns sapos pois assim o faça, o nosso Benfica vale esse esforço e muito mais.
    Grande abraço e pense nisto.
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Tem tanto direito a discordar como eu tenho o direito de o fazer.

      É isso que foi sempre o Benfica e por isso me baterei sempre enquanto associado.

      Não confunda problemas com opiniões e receios. O Benfica sempre foi um clube democrático. Por exemplo, quando há mais de ma lista candidata a eleições não é por haver problemas entre pessoas é por haver necessidade de mudar de rumo. Se o Benfica fosse autocrático cada vez que um presidente aceita recandidatar-se, outros associados ficariam impedidos de o fazer por "estarem a prejudicar a união do Clube". Isso nunca existiu no Benfica.

      Eu é que espero que tenha compreendido o porquê de aparecerem camisolas às riscas. Está descrito no texto. Quando se muda um emblema regulamentado pelos associados à revelia dos associados pode-se mudar o que nem é necessário ter de consultar os associados.

      O que me preocupa é que Benfiquistas está o Benfica actual a deixar ao Benfica do futuro. No fundo, portistas com cores diferentes. Vale tudo! Há que ser fiel e aceitar tudo o que o poder (que é transitório num clube democrático) decide.

      Jamais serei correia ou tapete de quem quer que seja.

      Grande abraço e pense nisso.

      Já agora gostaria de saber o seu nome.

      Eu assino sempre tudo com o meu. No Benfica aprendi a ser eu. Não me esconder. Não ter medo de nada nem de ninguém.

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. Os estatutos vêm sendo pisados e "alterados" à vontade do freguês e o pior de tudo é que tal não parece afectar a grande maioria dos Benfiquistas. Voltamos a ter uma lista única e a critica é hoje um "atentado á união do clube" em vez de uma expressão de democracia.

    A nossa Direção está hoje a tomar o rumo da tercerização do sócio do Benfica. Isto é, levar cada vez mais sócios a comportarem-se como clientes do Clube ao invés de se sentirem uma parte integrante do mesmo. "O Benfica és tu!"quando é para vender coisas mas depois não há um email sequer a informar da hora da Assembleia Geral. Isto é para mim a grande preocupação enquanto benfiquista.

    Um grande abraço e obrigado por este antro de Benfiquismo,
    Miguel Fezas Vital

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que preocupação com os horários das AG'S.

      Caro, está noticiado em qualquer lado, desde os órgãos de comunicação do clube, até à restante comunicação social. Se mesmo assim não consegue saber. é porque anda muito desligado do clube e se calhar nem através de mail saberá.

      Todos sabemos onde quer chegar, mas já poucos dão para o seu peditório.


      Miguel

      Eliminar
  7. Caros Benfiquistas,

    Já de minha tenra (que ainda a tenho) idade aprendi a amar o Benfica e este símbolo. Tenho o meu velho cachecol dos Diabos Vermelhos (que comprei aqui em Braga, sei lá quando) e o Rei na parede, os feitos do futebol e do Hóquei, e até um autógrafo do orelhudo Di Maria para contemplar todos os dias.

    O que o Alberto diz está 100% certo, ponto final. Aceitar algo ilegal é deixar os "criminosos" a solta para fazer o que quiserem, daí o exemplo das camisolas dos outros 2, óbvio. Eu pessoalmente, acho visualmente atractiva a nova camisola, com o símbolo assim, é bonito. Agora, acho que, seja bonito ou não, em primeiro lugar devia ter sido "barrado" pela estrutura, pela direção, que devia ter na maior das contas as leis do clube, e em último caso pelos associados. Ser reijeitado pelos associados já se torna mais complicado, uma vez que a maioria desconhece os estatutos (confesso, como eu desconhecia) e não tem tal coisa em conta, apenas julgando por ser apelativo ou não, bonito ou não.

    Abraço a todos e avante para o 36 !

    Pedro Silva

    ResponderEliminar
  8. Confesso que aquelas imagens às riscas me assustam um pouco... Mas depois, confesso, libertei uma gargalhada. Continuando, observei escrito na tag "Tópicos" a palavra humor...

    O Alberto escreveu: "Um dia até podemos ter o vermelho e branco nas camisolas". Até podemos. As críticas que tenho lido neste artigo e na publicação do mesmo no Facebook, deixam-me confuso! Deixam transparecer um certo odor a medo.

    O leitor Papoila Saltitante escreve: "não transforme isto num espaço de guerrilha e de especulações...". Não é Alberto Miguéns que transforma este blogue nesse tipo de espaço. Quem tem opiniões discordantes é que tem o poder de o fazer.

    Elegi este blogue como fonte de conhecimento sobre o Benfica porque em mais nenhum outro local, excepto no Museu Cosme Damião, tenho a oportunidade de mais conhecer sobre o clube. Em relação a este assunto do emblema, neste momento opto por guardar esta informação na memória (os blogues são óptimos para isso)... Quem sabe se o leitor Isaías (às 08:24) não tem razão...

    ResponderEliminar
  9. Meu caro Alberto,

    Por muita razão que tenha, também me parece que os últimos artigos por si escritos demonstram alguma azia com a direção do clube, eu que raramente faço um comentário sou daqueles que independente da direção do meu clube sou incapaz de publicamente dizer mal do clube e da direção que o dirige, as criticas guardo-as para conversas entre Benfiquistas.

    Viva o Sport Lisboa e Benfica,
    Victor Galrinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Victor Galrinho,

      Eu tenho as minhas ideias. Se concordo com as de outros Benfiquistas, digo-o. Se discordo faço o mesmo. Sejam leitores deste blogue ou o presidente da Direcção do Clube.

      Discordar não é dizer mal. Discordar é querer que seja melhor. Ou pensar que pode ser melhor.

      O que NUNCA me vai ver é em locais portistas, sportinguistas ou outros istas a criticar ou a ridicularizá-los a menos que haja referência ao Benfica. Não me interessa o SCP e o FCP para nada muito menos quando estão a perder.

      Já tudo o que diz respeito ao SLB interessa-me e muito. E hei-de sempre criticar. Para elogiar (também é crítica) ou mostrar que estou/sou contra algo que se faça.

      Nunca deixarei - sem o denunciar - pensando que seja isso que está a acontecer, o Benfica sportinguizar-se ou portizar-se.

      Há artigos últimos e primeiros a criticar posições de dirigentes. Essa historia da azia é para descentrar os assuntos. Basta ver este texto, um dos primeiros, mas há mais, muito mais logo em 2011 (28 de Outubro):

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2011/10/e-sempre-bom-saber-ouvir-os-outros.html


      O Benfica está (deverá estar) acima de tudo e todos. Seja em 2016, 1906 ou 2116!

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  10. Caro, Alberto,

    Concordo em absoluto.
    Sócio nº: 15 103

    ResponderEliminar
  11. Este assunto, deste post, é uma tecla que têm que ser batida muitas vezes... as vezes que forem necessárias até serem retificados os erros cometidos. Ou seja, ainda estamos muito a tempo de retificar os equipamentos com os emblemas correctos do nosso clube.
    Ainda estão muito a tempo de fazer com que a marca Adidas refaça as camisolas oficiais com o emblema correcto!

    Esta coisa do "deixa andar", "não é grave", do tradicional "Nacional porreirismo" do "que se lixe", "tá giro assim"... já enjoa e chateia... ah e tal é só um emblemita, é só uma vez... o tanas!!!... não quero!!!
    Não quero o emblema assim, não quero que se desrespeite os nossos estatutos nem as nossas regras nem quem decidiu assim...

    Querem alterar este tipo de "coisinhas"!??... assembleias, levem estes assuntos ás assembleias do clube para serem votados.
    Assim é que se faz.
    Por isso faz todo o sentido o post irónico do sr. Alberto, porque, daqui a pouco fazem camisolas ás riscas em nome do "mercado"!!

    Já se fizeram poucas ao clube já.... já chega de "Júlios"!

    É bater na tecla mesmo até á exaustão... chateia? Azar..., gosto pouco deste tipo de personagens que tomam este tipo de decisões cheios de soberba e autoritarismo!!

    E estou tranquilo na minha opinião, porque sempre votei no Luis Filipe Vieira... mas, se um dia estiver com ele, tenho muitas questões para lhe fazer que não lhe vão agradar...
    Não sou seguidista!!!
    Detesto seguidistas, seguidismos... vacas sagradas...

    É só um emblemita pá... que confusão que estão a arranjar... onde já vão com a conversa!!???

    Pois é... há gajos assim... só gostam de ver o Benfica equipado á Benfica!

    P.S.: E se as porras das garras são para estár a agarrar a faixa a dizer "E Pluribus Unum" em vez da roda... é para refazer "JÁ" o emblema outra vez, porque não está correto. JÁ!

    Fernando Sousa

    ResponderEliminar
  12. O Alberto Miguéns já está escaldado com os "atropelos" que se fazem à história e símbolos do Glorioso.
    Foi ele, mais dois Ilustres Benfiquistas que acionaram as campaínhas de alerta ao Luis Nazaré, sobre um escarro a propósito da nossa Fundação, que o "historiador" Serrado mandou pôr no Site do Glorioso

    ResponderEliminar
  13. Lembro-me da história do , conseguiu-se alterar. Se nos voltar-mos a juntar, sócios e adeptos, isto também muda (e rápido)
    Paulo Moreira

    ResponderEliminar
  14. Caro Sr Alberto

    Retomo este artigo por ter reparado numa coisa.
    Inicialmente, quando foram contituidos os estatutos do Sport Lisboa e Benfica, não houve uma "previsão" de que no futuro fosse obrigatório ter mais que um equipamento para jogo (hoje em dia existe 1 primeiro alternativo e um alternativo secundário, logo quer me parecer que se está a chatear sem necessidade....
    O equipamento principal, o célebre Manto Vermelho permanece intocável naquilo que é a sua, o Vermelho vivo continua assim....bem VIVO na camisola principal, o simbolo continua a esquerda com a sua côr natural..até aqui muito bem.
    Apenas o equipamento secundário muda, a côr e o estilo monocromático do simbolo, nada que assuste ...por enquanto, no caso da roupa de treino...tb não me causa especie a mudança, importava-me sim era se o equipamento principal fica-se altura naquilo que é a imagem adoptada desde o inicio do clube...se bem que o vermelho original tb não era um vermelho tão vivo como o que é actualmente usado, era um vermelho mais intenso...mais sangue....enquanto o actual é um vermelho vivo mais brilhante e menos intenso....diferente tonalidades mais o mesmo "peso".

    A ideia que passa é que a Adidas está a procurar tornar os equipamentos do Benfica reconhecidos lá fora diferentes de todos os outros no seu traçado original e mais comuns no seu traje secundário, lá está a uniformização de mercado obriga a isso.


    Para finalizar...camisolas às riscas ou aos quadrados esquece.....acredito que pode no máximo haver num futuro ainda que loginquo uma camisola que embora seja toda branca contemple 2 listas vermelhas fortes de cima abaixo a apanhar ambas as mangas da camisola...mais que isso não acredito, o Benfica vende bem mais como marca original do que cópia.....as pequenas alterações ao longo dos anos que têm havido no simbolo mostram isso...o simbolo bordado em fundo branco utilizado na época 2010/2011 foi para mim o melhor de todos estava lindo e fazia recuar até aos tempos passados em que os simbolos eram todos assim, mas bordados a mão....



    Um bem haja caro Alberto

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: