SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

29 maio 2016

41 Mil Dias: Manhãs, Tardes e Noites

29 maio 2016 5 Comentários
ACTUALMENTE SÃO MILHÕES A BENFICAR TODOS OS DIAS. MAS NO INÍCIO ERAM APENAS POUCAS DEZENAS.



A riqueza de um Clube está em ter muitos a pensar nele diariamente. Até os que não gostam.

Hoje completa-se o dia 41 mil
Desde a fundação em 28 de Fevereiro de 1904. Por 24 intrépidos que souberam tomar as resoluções certas: equipamento com base na cor vermelha, lema de agregação (Todos Por Um) e emblema com uma Águia altaneira a elevar (distintivo e legenda) para o Céu, para o infinito. Para lá do possível. Embora no emblema actual, infelizmente, esta ideia de 1904, não esteja presente.

Se pudesse escolher uma Viagem no Tempo
Rumava ao dia 1. Um! Ao primeiro. Ver o treino de manhã, entre Belém e Pedrouços, assistir ao almoço (no António das Caldeiradas ou no Café do Gonçalves) e pela tarde misturar-me com os 24 que decidiram fundar o Clube e designar os três primeiros dirigentes, numa dependência da Farmácia Franco. E eu sabia o que tinha acontecido 41 mil dias depois. Eles não. E não lhes contaria nada! Para que fizessem tudo como foi feito!

Se pudesse escolher duas viagens
Rumava ao dia 8 226.º. A 5 de Agosto de 1926. Já escrevi acerca desse dia em 2013. Apenas com factos, sem interpretações (clicar). Mas gostava de perceber o modo como associados tão gratos, generosos, corajosos e abnegados lidaram com a “traição” a Cosme Damião. A quem tudo deviam, pois foi ele que os escolheu para futebolistas, alguns para capitão e todos para dirigentes. Deviam-lhe tudo. A Cosme Damião, ao Pai do Benfiquismo. E por este – pelo Benfiquismo - arranjaram um estratagema para o afastar do Clube. O que não devem ter sofrido. Quantas vezes não devem ter vacilado. Quantas dúvidas e incertezas não os devem ter atormentado. Arrasado. Foi um dia de coragem, esse 8 226.º na História do Clube. Decidir afastar do Futebol o inultrapassável Cosme Damião. Conhecendo a personalidade deste, era o caminho para fazê-lo sair do Clube. E ninguém melhor do que eles para saber que era quase certo que isso aconteceria. Como aconteceu. Mas foi para fazer regressar o “Glorioso” à Glória! O tempo deu-lhes razão. Cosme Damião, o teimoso, também. Quase vinte anos depois, mas deu. O SLB não podia esmorecer, a viver numa autofagia e com uma utopia, como tinha ocorrido com o CIF/Internacional, dez anos atrás, em meados da década de dez. 5 de Agosto para o Benfiquismo é o Dia da Coragem. Até Cosme Damião – um dos fundadores e o criador do Benfiquismo – não estava acima do Clube que ajudara a criar. Acima do Benfiquismo que ele “inventara”. Uma lição eterna para todos nós!

Regresso à realidade
Como em “tempo de guerra (durante as competições) não se limpam armas” fica para 5 de Agosto de 2016 (já está agendado) os desenvolvimentos acerca deste assunto. Até tem nome: “Isto É Tão Benfica!”. Regressemos à actualidade.




O Hóquei em Patins joga a final da Taça de Portugal
À procura de uma tripla “dobradinha”. Notável.

ÚLTIMAS CINCO TEMPORADAS
Épocas
Campeonato
Nacional
Taça de
Portugal
Supertaça
2010/11
 GDR "Os Lobinhos"
GDR "Os Lobinhos"
 HC Turquel
2011/12
 HC Turquel
GDR "Os Lobinhos"
GDR "Os Lobinhos"
2012/13
 SL BENFICA
 AD Sanjoanense *SLB
GDR "Os Lobinhos"
2013/14
 SL BENFICA
 SL BENFICA
SL BENFICA
2014/15
 SL BENFICA
 SL BENFICA
SL BENFICA
2015/16
 SL BENFICA
SL BENFICA
NOTA: *SLB Eliminação nos oitavos-de-final

As Mais Belas do Hóquei em Patins Mundial
Talvez a legenda esteja correcta. De cima para baixo. Da esquerda para a direita. Margarida Florêncio, Rute Lopes (capitã), Raquel Abreu, Rita Lopes, Rita Luz e Ana Arsénio (não equipada); Andreia Leal, Celeste Vieira, Marlene Sousa, Sandra Coelho e Macarena Ramos

Com apenas quatro temporadas de competição contínua
O plantel sénior feminino do "Glorioso" domina a modalidade em Portugal. 

LISTAGEM TOTAL DE TROFÉUS
Campeonato
Nacional (25)
T
Taça de
Portugal (23)
T
Supertaças
(22)
T
 CD Nortecoope
5
 CD Nortecoope
7
 CD Nortecoope
6
 Fundação Nortecoope
5
 Fundação Nortecoope
5
 Fundação Nortecoope
4
 SL BENFICA
4
 CSP Alfena
2
 SL BENFICA
3
 CSP Alfena
2
As. Acad. Amadora
2
 HC Sintra
2
Ass. Acad. Amadora
2
 GDR "Os Lobinhos"
2
 GDR "Os Lobinhos"
2
CH Carvalhos
2
 SL BENFICA
2
ACD Vila Boa Bispo
1
ACD Vila Boa Bispo
1
ACD Vila Boa Bispo
1
As. Acad. Amadora
1
AD Oeiras
1
CH Carvalhos
1
CH Carvalhos
1
HC Sintra
1
 AD Sanjoanense
1
ACR Gulpilhares
1
 GDR "Os Lobinhos"
1
HC Turquel
1
HC Turquel
1



O Futsal inicia as meias-finais
No recinto do adversário. Fazer 1-0 para resolver no segundo jogo, com 2-0, a passagem à final onde deverá estar o Sporting CP.

TÁBUA CRONOLÓGICA/ DIÁRIO DO SLB/29.Maio.2016
Dia SLB
N.º
MAI
Dia
Acontecimento






41 000






29
FTS
15:00

Jg 941 ESmFs; V 6-2 (ao intervalo: 1-0); CCRD Burinhosa; Campeonato Nacional I Divisão/ Liga Sport Zone; “Bota-fora”; Meias-finais; 1.º jogo; Pav. Municipal (Alcobaça); F
HP
16:00
Jg 162 ESfHP; V 5-1 (ao intervalo: 4-1); Associação Académica de Coimbra; Taça de Portugal; FINAL; Pav. Municipal (Oliveira do Hospital); N
SL Benfica conquista a terceira Taça de Portugal consecutiva
ATL
17.30
21:00
Prova da EqSmATL; Taça dos Clubes Campeões Europeus de Pista; Mersin (Turquia); F
SL Benfica classificou-se em 3.º lugar com 64 pontos (a 18 do campeão europeu)

Carrega Benfica!


Alberto Miguéns
5 comentários
  1. Parabéns às meninas pela conquista de mais uma Taça de Portugal.

    Nestes últimos 3 anos ganharam tudo o que havia para ganhar em Portugal. E ainda ganharam 1 título Europeu !

    Verdadeiramente impressionante.

    ResponderEliminar
  2. Fui ver as nossas meninas a Oliveira do Hospital. 4 horas de autocarro, lá consegui boleia para baixo (pedida a um seccionista que me arranjou boleia com a família de uma jogadora - à Benfica). É um prazer ir ver esta equipa jogar.

    Quanto à legenda, não sei quem é a moça identificada como Ana Arsénio (talvez massagista/fisioterapeuta?!), mas tenho a certeza que a Ana Arsénio é a moça que está entre a Rita Luz e a seccionista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirma-se, a primeira moça é a fisioterapeuta. Aparece a discursar cerca do minuto 8 desta reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=qlLOaeLjaP8

      Eu também apareço bastante. :)

      Eliminar
  3. Na acta da fundação feita na Farmácia Franco só aparecem 23 nomes. Cosme Damião ou era envergonhado e não queria dar nas vistas, ou a tinta na caneta era pouca....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A acta até deve ter sido escrita a lápis. Para apagar quando havia engano sem riscar que era procedimento incorrecto. Era assim que se escrevia: a carvão. Raramente a caneta para não esborratar. Deve ter-se partido o bico do lápis.acontece. Agora há viagras e coisas assim. Em 1904 está quieto. Só mezinhas.

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: