A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

19/04/2016

Nunca Mais é Domingo

19/04/2016 + 8 Comentários API
SIGA. TRÊS PONTOS. LIDERANÇA. MENOS UM JOGO PARA O TRINTA E CINCO!

1-1 por Jonas (Golo-rioso n.º 12 877)




2-1 por Jardel (Golo-rioso n.º 12 878)



Ficaram a faltar quatro jornadas. Não se admite outro resultado que não seja o Benfica revalidar o título de Campeão Nacional pela terceira vez consecutiva. O “Glorioso” não tem rival para lhe tirar pontos como se viu ontem. Não pode é haver displicência.


O "Glorioso Onze" que iniciou aquela que é a vitória n.º 3223. Uma vitória capicua! Venham mais 3223!

Benfica: de surpreendido a rolo compressor
Aquele golo aos treze segundos foi uma pedrada naquilo que se pensava que iria ser um jogo controlado. Em treze segundos ficou… descontrolado. Surgiu depois o Benfica de fato-macaco. Numa toada impressionante a «encostar às cordas» a equipa que se apanhou a vencer sem saber porquê! Foi com naturalidade (e justiça) que o Benfica empatou (18:32; Jonas servido por Eliseu) e fez o resultado que seria final (23:24; Jardel após a marcação de um pontapé de canto pelo capitão Gaitán). De capitão para capitão, pois Jardel receberia a braçadeira, após a substituição de Gaitán, aos 61:20, por Carcela.

Benfica: de controlador a permissivo
Quando se pensava que o “Glorioso” manteria o ritmo habitual tendo posse de bola em progressão para controlar o adversário (impedindo este de ter bola, pois é necessário jogá-la para marcar golos) assistiu-se a um mau controle do jogo. Que não percebi a causa. Mas ia vendo a consequência. Mas eu também não sou especialista. O que eu faço neste blogue é dar a minha modesta opinião e visão como adepto espectador. Há milhões de portugueses mais habilitados do que eu.




Vitória FC Setúbal: uma equipa tipicamente portuguesa
O adversário de ontem é a “prova provada” que o campeonato nacional tem clubes a mais no primeiro escalão (tantos - 18 - como a Alemanha). A maior parte dos futebolistas são fracos (alguns deviam pagar para jogar) e os treinadores portugueses terceiro-mundistas. Há Mourinho e depois o resto é paisagem. É impressionante como estas equipas não conseguem fazer três passes completos e acertados em progressão. Não defendem como equipa mas com dez elementos atrás da linha da bola. Arriscam-se sempre a perder. Jogam no erro do adversário. Por isso é que eu não vejo qualquer outro jogo do “Futeluso” a não ser os jogos do “Glorioso”. É uma tortura. Tanta mediocridade junta. E… eis que tal como se colocaram a vencer, sem saber porquê, podiam ter empatado o jogo a saber porquê. O Benfica não pode desconcentrar-se até ao apito final. Valeu-nos os futebolistas adversários terem “tijolos nos pés”. Os tais que deviam de pagar para jogar futebol num estádio com 54 855 pessoas. Falhou? Ainda bem. Obrigado ao Vitória FC Setúbal. Até pareceu uma jogada daquelas que habitualmente fazem, em Setúbal, frente ao FC Porto!


Que classe de jogador. Devia pagar para jogar. Obrigado Arnold. És mesmo "bom"! Espero que tenhas uma oportunidade dessas frente ao Sporting CP, na 33.ª jornada, e que não a desperdices!

Arbitragem: Quem os viu e quem os vê

O que este árbitro conseguia inventar há uns anos que até passou a ser tratado, entre os Benfiquistas, por Rui Gomes Costa para não haver confusão com o "verdadeiro"! Os árbitros são o maior cancro do “Futeluso”. Ainda bem que agora temem o Benfica. Temos de aproveitar isso! Enquanto é tempo disso! Hoje há conquilhas. Amanhã não sabemos!

Jogo n.º 5 137. De cima para baixo, da esquerda para a direita. Eliseu, Mitroglou, Fejsa, Jardel, Lindelöf e Ederson; Gaitán (capitão), Sanches, Semedo, Jonas e Pizzi. Mais um jogo, mais uma vitória que contou ainda com o contributo de Carcela, Samaris e Raúl

Dois lances de golo criados na ala esquerda
O primeiro resultou de mais uma assistência de Eliseu (ainda se lembram do FC Bayern Munique?) O segundo foi de "bola parada" saída daquele pé mágico de Nico Gaitán!




Faltam seis jogos para terminar a temporada
Quatro jornadas – duas na “Catedral” e duas em terreno alheio: Vila do Conde e Funchal - para o 82.º campeonato nacional e as meias-finais (SC Braga na “Catedral”) da IX Taça da Liga. E ainda acredito que também na final em Coimbra (CS Marítimo).

TEMPORADA 2015/16
Competições
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
51 (6)
34
5
12
109
46
Primeira Liga
30 (4)
25
1
4
80
21
Liga dos Campeões
10
5
2
3
15
12
Taça da Liga
3 (2)
3
-
-
8
1
Taça de Portugal
2
1
-
1
3
3
Torneios
4
-
2
2
3
5
Troféus
1
-
-
1
-
3
Supertaça
1
-
-
1
-
1


A próxima deslocação é a mais problemática
Mas o Benfica é tão superior que não acredito que possa perder pontos em Vila do Conde. Apesar do vento (que costuma existir). Apesar das malas com ma$$a (que costumam andar de um lado para o outro) porque nenhuma equipa consegue “roubar” pontos ao “Glorioso”. Apesar dos "apesares"!

CALENDÁRIO INTEGRADO COM TODAS AS COMPETIÇÕES EM ABRIL E MAIO DE 2016
Calendário
SL BENFICA
FC Porto
(- 12 p)
Sporting CP
(- 2 p)




A
B
R
I
L
SEX
1
CN28
C
V 5-1
C
D 0-1
F
V 5-2
TER
5
LC1/4.1
F
D 0-1
SC Braga 1 FC Shakhtar Donetsk (UCR) 2
SÁB
9
CN29
F
V 2-1
F
D 0-1
C
V 3-1
QUA
13
LC1/4.2
C
E 2-2
FC Shakhtar Donetsk (UCR) 4 SC Braga 0
SÁB
16
CN30
--
------------
--
------------
F
V 1-0
DOM
17
CN30
--
------------
C
V 4-0
--
------------
SEG
18
CN30
C
V 2-1
--
------------
--
------------
QUA
20
---
Sem Jogos
SÁB
23
CN31
--
------------
F
 As. Ac. Coimbra
C
 CF União Mad.
DOM
24
CN31
F
 Rio Ave FC
--
------------
--
------------
QUA
27
LC1/2.1
Eliminado
  Eliminado
  Eliminado
SEX
29
CN32
C
 Vitória SC Gui.
--
------------
--
------------


M
A
I
O
DOM
1
CN32
--
------------
C
 SPORTING CP
F
 FC PORTO
SEG
2
TL1/2
C
 SC Braga
  Eliminado
  Eliminado
QUA
4
LC1/2.2
Eliminado
  Eliminado
  Eliminado
DOM
8
CN33
F
 CS Marítimo
F
 Rio Ave FC
C
 Vitória FC Set.
QUA
11
---
Sem Jogos
DOM
15
CN34
C
 CD Nacional
C
 Boavista FC
F
 SC Braga
QUA
18
LE.F
--
------------




DOM
22
TP.F
Eliminado
N
 SC Braga
  Eliminado
QUI
26
TL.F
N
?
  Eliminado
  Eliminado
DOM
29
LC.F
Eliminado
  Eliminado
  Eliminado

Acredita Benfica

Alberto Miguéns
8 comentários
comentários
  1. Jogo complicado por incapacidade própria de definir uma vitória mais folgada. Mérito à equipa no tempo em que soube responder à campeão, carburando forte em resposta a um golo logo no início da partida.

    Vão tentar fazer esquecer o período em que a nossa equipa encostou o Vitória de Setúbal às cordas. O início foi mau e o fim ia sendo pior mas podíamos e devíamos ter goleado.

    Siga. Próxima vitória em Vila do Conde! Carrega Benfica para o TRI!

    ResponderEliminar
  2. Muitos jogadores nas lonas fisicamente.
    Pizzi, Gaitan, Mitroglu, Nelson Semendo...
    Rui Vitória tem de escolher os mais aptos fisicamente.
    Vai ser mais luta que futebol até ao fim.
    Saudações Benfiquistas,
    CP

    ResponderEliminar
  3. Caro, Alberto Miguéns,

    Permita-me que lhe faça uma correcção que você concordará e corrigirá, já que também fica incomodado com estes erros estatísticos e não quererá manter o mesmo...

    Posso estar muito enganado e não tenho nada contra o Eliseu, apesar de não ser o meu defesa esquerdo de sonho para a grandeza do Benfica, mas não podemos ser injustos na análise e atribuir mérito ao Eliseu por algo que ele não fez. Na realidade o centro do Eliseu foi na direcção do Gaitan e não fosse o desvio de cabeça do Gaitan a bola nunca teria chegado ao Jonas, por esse motivo a assistência e o seu mérito devem ser atribuídos ao Gaitan e não ao Eliseu, isto para sermos justos com a realidade dos factos, no meu entender claro.

    Apenas faço este reparo porque valorizo muito o seu trabalho de recolha de dados e estatística, e não quero que ele fique manchado por um erro de análise que, não sendo de grande gravidade, efectivamente existe. Se fosse apenas um ligeiro toque do Gaitan, não alterando a direcção da bola, eu não dizia nada, no entanto se não fosse o desvio do Gaitan o Jonas não teria marcado golo.

    Continue a fazer o excelente trabalho que tem feito pois os verdadeiros benfiquistas, actuais e futuros, lhe ficarão muito gratos...

    Abraço
    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Obrigado pela informação. Irei ver com mais atenção o lance para perceber a verdadeira importância de Gaitán no centro de Eliseu.

      As assistências não são um porMaior num jogo. São um pormenor. Uma informação secundária.Os golos sim. São um porMaior e o resultado a essência. Ao contrário dos golos que são contabilizados em função das entidades que organizam os jogos, já as assistências só são relevantes desde que há transmissões televisivas. E dependem da interpretação de quem as contabiliza. Por exemplo falhar um remate e a bola sobrar para um colega que faz um golo é uma assistência? Ou esta só é quando é intencional? Entregar a bola e depois um jogador fintar três ou quatro e marcar foi assistência? E fazer exactamente o mesmo, no mesmo local, mas o jogador em vez de fintar, rematar e fazer golo? É assistência? Até há bem pouco tempo sabia-se lá quem fazia uma assistência.

      Mas obrigado pelo seu comentário que permitirá analisar as imagens. Sem imagens televisionadas ao pormenor, no Estádio, a assistência (factor secundário na estatística de um jogo) era de Eliseu. Através da TV é possível perceber que Gaitán "penteia" a bola para Jonas.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Caro Alberto Miguéns,

      Parece-me despropositada a referência a "displicência".
      Não vi displicência de nenhum jogador do Benfica, em nenhum momento do jogo.
      Sugiro que conte as defesas (quase) impossíveis que o gr do setúbal fez durante o jogo e concordará que este foi se calhar o grande responsável por não termos ido para intervalo com uma vantagem de 2 ou 3 golos.
      Por outro lado, parece-me uma atitude arrogante pensar (e escrever) que " o Benfica é tão superior que não acredito que possa perder pontos em Vila do Conde.". Pode, e já o ano passado perdeu. A superioridade tem de provar-se em campo, como muito bem anteviu Guardiola no intervalo da eliminatória dos 4º das champions.
      Se o Benfica quiser ganhar no Domingo a primeira coisa que tem de pensar é que pode perder pontos e preparar a melhor maneira de o evitar.
      E quanto à afirmação "porque nenhuma equipa consegue “roubar” pontos ao “Glorioso”", é preciso ter em conta que além dos 11 do rio ave, vão estar mais quatro de uma "equipa" apostada em roubar o Benfica. É só ir ver o jogo da época passada para perceber como se pode manipular um resultado em 10min.

      CARREGA BENFICA!

      Eliminar
  4. Foram displicentes talvez pelo cansaço. Pizzi podia ter entregue o campeonato ao Sporting CP.

    Os adversários é que são muito fracos. Se o SLB estiver bem só não ganha ao SCP, SCP e SC Braga. E mesmo assim em seis jogos ganhou dois.

    O resto são clubes que formam equipas que têm futebolistas muito fracos. Aliás vê-se nas competições europeias. Os "melhorzitos" ainda são os emprestados pelos quatro melhores clubes.

    O SLB só não ganha este campeonato se for incompetente tal a diferença. Depois de ter perdido 0-3 com o SCP e 0-1/1-2 com o FCP, recuperar tantos pontos ia agora entregar o campeonato? Quando já o teve perdido?

    Jogando concentrados e Rui Vitória escolhendo os que estão bem fisicamente dá para vencer os quatro jogos.

    Saudações Gloriosíssimas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro, Alberto Miguéns,

      Permita-me que lhe faça outra correcção e peço desde já desculpa pelo facto de parecer que tirei o dia para implicar consigo, o que, de todo, não é verdade, mas quando diz que "...estiver bem só não ganha ao SCP, SCP e SC Braga. E mesmo assim em seis jogos ganhou dois." na realidade o Benfica ganhou 3 jogos e não, apenas, 2. Foram 2 ao SC Braga e 1 ao SCP. Também repetiu por duas vezes SCP quando certamente se queria referir, numa delas, ao FCP, como é óbvio, mas o erro que eu quero realçar é o número de vitórias que foram 3 e não 2 como já referi.

      Abraço
      Tiago

      Eliminar
  5. Tem cem por cento de razão.

    Peço desculpa (estava a escrever, a fazer contas e a pensar que o SLB vai ainda jogar com o SC Braga, mas é para a Taça da Liga).

    O querer fazer depressa nunca é bom. Para o patrão não me apanhar no blogue em vez de estar a fazer aquilo para que me paga não desculpa o erro.

    Obrigado pela correcção!

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail