SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

25 fevereiro 2016

Taça da Liga Europeia

25 fevereiro 2016 5 Comentários
COMO SE ESPERAVA O ADVERSÁRIO DO BENFICA NA TAÇA DA LIGA SEGUIU EM FRENTE.



Aquele que discutirá frente ao “Glorioso” na “Catedral” a passagem à final da Taça da Liga apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa.

SC Braga antes do CS Marítimo
Com o CS Marítimo na final à procura de saber o adversário e a…data, tudo o resto é incógnita. 


Retirado de www.livescore.com

SC Braga com brinde no sorteio
Emparceirar nos 16-avos-de-final da Liga Europa com o FC Sion foi mesmo ter sorte-io. Um sorteio à medida. Se continuar a ter sorte pode chegar longe, este SC Braga que deve ser caso único na Europa (comparando apenas com os poucos países com quatro competições - incluindo uma europeia - ou seja, com Taça da Liga). O nosso adversário está a disputar todas e bem embalado. Praticamente com o 4.º lugar no campeonato nacional assegurado (entrada directa na fase de grupos da Liga Europa em 2016/17), está em vantagem na 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, irá estar sexta-feira no sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa e está apurado para a meia-final da Taça da Liga! É para poucos ou nenhum!


Retirado de www.uefa.com

Se…
O Benfica e o SC Braga chegarem aos quartos-de-final das competições europeias, a meia-final da Taça da Liga só poderá ser realizada em 20 de Abril ou nas datas a seguir dependendo da presença (ou não) nas competições europeias de um ou dos dois clubes. Lá para 20 de Abril (meia-final) e 11 de Maio (final). Vai haver "bronca". Eu não me importava nada, mesmo nada, de só haver meia-final da Taça da Liga lá para depois de... conquistarmos a Liga dos Campeões! Deixem-me sonhar! Ainda não paga IRS!

CALENDÁRIO INTEGRADO COM TODAS AS COMPETIÇÕES ENTRE FEVEREIRO E MAIO DE 2016
Calendário
SL BENFICA
SC Braga
(- 12 p)

F
E
V
E
R
E
I
R
O
QUA
3
TP ½.1
Eliminado
C
V 1-0
SEX
5
CN21
F
V 5-0
C
V 2-0
QUI
11
TL1/2
C
SL Benfica - SC Braga (adiado)
SEX
12
CN22
C
D 1-2
F
V 3-1
TER
16
LC/LE
C
V 1-0
F
V 2-1
SÁB
20
CN23
F
V 3-1
C
E 3-3
QUA
24
LE1/16.2
--
------------
C
E 2-2
SÁB
27
CN24
--
------------
F
 FC Arouca
DOM
28
CN24
C
 CF União Mad.
--
------------




M
A
R
Ç
O
QUA
2
TP ½.2
Eliminado
F
 Rio Ave FC
SÁB
5
CN25
F
 SPORTING CP
--
------------
DOM
6
CN25
--
------------
C
 FC PORTO
QUA
9
LC1/8.2
F
 FC Zenit
--
------------
QUI
10
LE1/8.1
--
------------
?
?
DOM
13
CN26
C
 CD Tondela
F
CF “Os Belenenses”
QUI
17
LE1/8.2
--
------------
?
?
DOM
20
CN27
F
 Boavista FC
C
 CF União Mad.
QUA
23
----

JOGOS DAS SELECÇÕES NACIONAIS
DOM
27
----
QUA
30
----

A
B
R
I
L
DOM
3
CN28
C
 SC Braga
F
 SL BENFICA
QUA
6
LC1/4.1
?
?
?
LE: 1/4.1
DOM
10
CN29
F
 As. Ac. Coimbra
C
 Moreirense FC
QUA
13
LC1/4.2
?
?
?
LE: 1/4.2
SÁB
16
TL.F
?
?
?
?
DOM
17
CN30
C
 Vitória FC Set.
C
 CD Tondela
QUA
20
----
Sem jogos
DOM
24
CN31
F
 Rio Ave FC
F
 FC Paços Ferreira
QUA
27
LC1/2.1
?
?
?
LE: 1/2.1


M
A
I
O
DOM
1
CN32
C
 Vitória SC Gui.
C
 Vitória FC Set.
QUA
4
LC1/2.2
?
?
?
LE: 1/2.2
DOM
8
CN33
F
 CS Marítimo
F
 As. Ac. Coimbra
QUA
11
---
Sem jogos
DOM
15
CN34
C
 CD Nacional
C
 SPORTING CP
QUA
18
LE.F
--
------------
?
?
DOM
22
TP.F
Eliminado
N
?
QUA
25
---
Sem jogos
DOM
29
LC.F
?
?
------------

Carrega Benfica!


Alberto Miguéns
5 comentários
  1. Caro Dr Alberto,

    A coisa está bem encaminhada para a meia Final da Taça dos Correios ficar marcada para 20 de Abril, ou então, fica essa Meia Final marcada para um qq jogo de pré-época em Agosto de 2016.

    O Benfica, como manda a tradição, sempre que ultrapassa a Fase de Grupos da Champions, apenas 3 X em 24 Edições Champions, "morre" nos Quartos da Champions, e acredito que o 1-0 será suficiente. Todavia, o mês de Abril (mês da Revolução, também no Futebol, a geografia do Futebol de primeira, levou-o às Ilhas, Tras os Montes, Vale do Sousa, e o Minho alargou-se a Barcelos, ou Famalicão), mas o mês de Abril pode bem ser a Primavera do descontentamento, isto se os soldados encarnados avançarem na Rússia, amanhá expectavelmente Porto e Sporting irão cair perante o poderio Alemão, e no mês de abril, surge um calendário "amigo" para o Benfica, desde que passem com Gloria S. Petersburgo, e como manda a tradição superem os Oitavos da Champions!

    Vejamos o calendário de Abril do Benfica, isto se os soldados encarnados avançarem na Rússia :

    02 Braga casa!
    05/06 L Campeões Quartos Champions 1ª mão (?)
    09/10 Académica fora!
    12/13 L Canpeões Quartos Champions 2ª mao (?)
    16/17 V Setubal casa!
    20 Braga casa Meia Final da L Cup (a confirmar), mas não há outras datas disponiveis!
    24 Rio Ave fora!
    30 V Guimaraes casa!

    Bom, com 7 meses de competições nas pernas, fadiga fisica e mental, 8 jogos no mês de Abril, 3 deles a meio da semana, com 5 partidas de grau elevado/intermédio de dificuldade, provavelmente nem a "justiça de Fafe" poderá valer ao Benfica, isto é, a mais que tudo Lucilio Cup, e o 2º lugar, pode ficar seriamente comprometido, mas com certeza o "navegador eloquente" (o Prof Rui) irá no próximo mês ganhar a Alvalade, e passará o Cabo das Tormentas. Quem ficará com a criança nos braços se a coisa correr mal? Naturalmente o Pai do "prospero" Alverca FC, o JM Delgado e o Nuno Luz da SIC, porquê? Porque propaganda enganosa é crime!

    Saudações Des_Portistas

    P.S. E entretanto, emergem novas referencias Nacionais, Vale e Azevedo para os Jerónimos, já! E que o Dia de Camões passe a chamar-se, Dia de Luís Filipe Vieira (foi beatificado em 2001, pelo benfiquismo), sim, o ilustre sócio da década do FC Porto, e o "homem da inteira confiança do Senhor Pinto da Costa", merece tamanha honraria, afinal, hoje já nem soletra, e começa a ler de forma escorreita, com teleponto, depois já se esqueceram quem foi o benemérito que ofereceu o Deco ao FC Porto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Teixeira,

      Não seja mauzinho.

      Tenho-o por um portista à moda antiga. Eloquente. Na tradição de Pinto de Magalhães e Américo de Sá. Podem não ter conquistado muito, mas merecem ter destaque pelas qualidades intelectuais e cívicas. Refiro estes porque me lembro deles. Outros houve antes deles mas não domino o assunto para tecer considerações. Seria demagogia e presunção da minha parte. Infelizmente só quem ganha, mesmo que os fins justifiquem qualquer meio é que têm reconhecimento histórico. E não digo isto para o "amaciar". Gosto de adversários difíceis que nunca transformo em inimigos.

      Se o SLB chegar longe na UEFA é bom para o FCP. São três pontos a menos líquidos devido à dupla vitória. Eu penso assim para o FCP, embora jogos às quintas-feiras tenham mais "açúcar".

      Quanto ao seu P.S. faz bem em recordar, mas há Benfiquistas que sabem o que se passa. E acredite que em percentagem das duas massas associativas a dos Benfiquistas esclarecidos parece-me superior em relação aos portistas. Mas posso estar enganado. E pronto. Não vá tão longe com os Jerónimos e o Dia de Camões. Sabe que isso é uma impossibilidade.

      Essa 25.ª jornada será explosiva. Benfica em Alvalade no sábado. FC Porto em Braga depois de ambos os clubes jogarem na quarta-feira anterior para a Taça de Portugal! Aí o FCP terá vantagem (joga em casa) mas o SC Braga depois joga, domingo, na "Pedreira". Se não existirem surpresas na próxima, mantendo-se as distâncias pontuais a três (uma vitória) então é que vai ser um fartote nas televisões. Neste caso estamos quites. FCP = SLB = SCP.

      Saudações

      Também quero um P.S. Pode crer, com sinceridade, que espero que o FCP passe aos oitavos. Até às meias-finais com jogos à quinta-feira por causa do tal "açúcar". Depois, também com sinceridade, espero que seja eliminado na meia-final.

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Caro Dr Alberto,

      As picardias, ou as rivalidades sempre foram boas práticas, quando há respeito, e como já o referi aqui, o seu trabalho é notavel, e faz corar de vergonha os profissionais da coisa, naturalmente, merece todo o meu respeito, reconhecimento e agradecimento!

      Relativamente à Jornada 25, estará justamente aí, a "fronteira" do Campeão, vice e 3º classificado, posteriormente Abril, será o mês de todas as decisões, e suspeito que em Maio já haverá faixas. De recordar, a questão de ser Vice é fundamebtal, porquê? O 3º clasificado da Liga Portuguesa na proxima Edição Champions, terá duas pre-eliminatórias, para aceder á Fase de Grupos Champions, isso implica começar mais cedo, e em ano de Europeu!

      Voltando á Jornada 25, na Taça de Portugal, o FC Porto joga com o Gil no Dragão dia 2 de Março (quarta feira), com uma vantagem de 3 golos, em contraste, o Braga joga dia 3 de Março (quinta feira) em V Conde, e leva uma vantagem escassa de 1 golo. Se o FC Porto pode promover uma rotatividade massiva, o Braga não o fará. Todavia, o grande segredo deste Sp Braga de Fonseca, tem sido a rotatividade equilibrada, muda entre 6/7 peças, entre partidas (ate G Redes), e a equipa mantem a mesma ideia de jogo, com igual competitividade e resultados. Contudo, as melhorees partidas de Futebol que vi em Portugal nesta temporada, tiveram o Braga de Fonseca como protagonista, Sporting 2 X, e o derby minhoto no ultimo fim de semana!

      O derby de Alvalade, é-me indiferente o resultado, mas como mero observador do jogo, aposto sem reservas no 1 ou no X, as casas de apostas irão dar-me razão!

      Relativamente à Europa, Sporting e FC Porto, ambos irão morrer hoje, não há milagres quando os adversários são Alemaes, e com os resultados da 1ª mão, com muita pena minha, porque a L Europa foi feita à medida dos Clubes Portugueses, espero que o Braga alcance uma fase adiantada da prova, e porque não a Final? Relativamente ao Benfica, creio mesmo que se irá cumprir a tradição, e mais uma vez irá alcançar os Quartos da Champions. Leva um golo, e nenhum sofrido, depois, como vimos na Luz, a falta de ritmo competitivo, a menor frescura fisica dos Russos, nesta 2ª pré época, fará a diferença, e justamente nos 20 minutos finais da 2ª mão, tal como aconteceu na Luz, em termos de ausencias/suspensões, a coisa está equilibrada, 2-2, e a ausencia do Javi, será a mais notória por causa dos equilibrios!

      Caro Dr Alberto, ontem num post no seu blog sobre marcadores/goleadores do Benfica, nas ultimas 42 temporadas (Pós abril 1974), observei/diagnostiquei que a dupla mais eficaz e concretizadora do Benfica tinha sido a de 1975/76 com Jordão/Nené, perseguida pela actual: Jonas/Mitroglou será esta a 2ª mais realizadora nos ultimos 42 Campeonatos, pois bem, hoje na capa do Record : "Jonas&Mitroglou, perseguem Jordão&Nené...", ou foi coincidência, ou eles andam aí...

      Saudações desportivas

      P.S. 2 Algures em 1973, num FC Porto 2 Benfica 2 nas Antas (sim, esse mesmo), ainda criança, tive a oportunidade de conhecer o Dr Borges Coutinho, um Senhor! Hoje, passadas mais de 4 décadas, o Presidente do Benfica revela-se um extraordinário "leitor", já o faz aliás com teleponto, e em contraste, Pinto da Costa declama Régio!

      Eliminar
  2. Caro Alberto,

    Já tenho saudades das nossas conversas.

    Esclareça-me uma dúvida sobre este assunto dos calendários: Visto que Benfica e Braga ainda vão jogar dia 2 de Abril para o campeonato, na Luz (tal como na meia-final), não poderia acontecer uma troca de competições mantendo as datas? Ou seja, dia 2 era meia-final Taça da Liga, a final continuava no fim de semana de 16 e 17 e dia 20 jogávamos com o Braga para o campeonato.

    Ficaria então a faltar a jornada com o Vitória de Setubal, uma equipa com um calendário mais desafogado e que não traria tantos problemas em termos de calendarização do jogo em atraso.

    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva caro Pedro!

      Poder, podia. Mas duvido que o Benfica, o SC Braga, o Vitória setubalense e o CD Tondela queiram ficar com jogos em atraso no campeonato. Com menos três pontos. Só obrigados. Mas indica uma boa alternativa.

      De certeza que vão aproveitar a paragem para as selecções - já com 27 jornadas disputadas e a situação dos oitavos-de-final na UEFA resolvida para acertarem datas!

      Grande abraço,

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: