SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

24 fevereiro 2016

Que Inveja...

24 fevereiro 2016 9 Comentários
COMO EU GOSTAVA DE TER ESCRITO ESTE TEXTO.




Clicar para o blogue "Ontem Vi-te no Estádio da Luz" (A boçalidade televisiva)

O texto roubado nesse blogue


A boçalidade televisiva

Vamos imaginar adeptos de futebol entre os 5 e os 15 anos. Estes putos quando ligam a televisão para ver programas sobre futebol apanham com verdadeiros espectáculos indecorosos de homens de gravata em insultos constantes, em paranóicas conversas sobre arbitragem, em desculpabilizações sobre os próprios erros, em linguagem feia, agressiva, patética.

Estes putos, entre os 5 e os 15 anos, vão achar que falar de futebol é isto, quando na verdade isto nem é futebol nem sequer é falar. Falar exige um certo nível de civilidade e respeito que estas figurinhas asquerosas não conseguem atingir. Têm culpa as televisões mas sobretudo as pessoas que, fingindo gostar do jogo, alimentam à exaustão a mediocridade e a boçalidade.

Estes putos serão os adeptos das próximas décadas. Estes putos serão, levando com estes banhos de imbecilidade, os grunhos do futuro, os que odiarão os adeptos dos outros clubes, os que andarão à porrada com outros adeptos, os que perseguirão árbitros, os que nada perceberão da maravilha que é ver um jogo de futebol ao lado do nosso Pai, dos nossos filhos, dos nossos amigos, dos nossos amores.

Exacto. Simples. Conciso. Preocupante. Provavelmente visionário! Percebe-se que é um Benfiquista preocupado com os Benfiquistas. E com os -istas de todos os clubes. Só pode haver Benfica porque há outros clubes adversários para jogar com o Benfica. Só há "Glorioso" porque os adeptos do Benfica conseguiram fazê-lo melhor que os adversários. Mas que existem. E jogam!

Ou como dizia António Melo: "Que Benfiquistas este Benfica está a deixar ao Benfica?"

Obrigado Ricardo Silveirinha. E desculpa a minha inveja.

Alberto Miguéns
9 comentários
  1. É... O Silveirinha também é Benfiquista! Eu também e o Alberto idem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Educado, mas sempre.24 fevereiro, 2016 17:05

      Creio que deve ter sido um fenómeno tipo cometa Haley. O Ontem, é Benfiquista de 76 em 76 anos e interrompeu por uma vez, aquele seu hábito « nada boçal » de difamar e escrever coisas de teor insultuoso sobre a direcção do Benfica e sobre quem o defende, embora sempre com a PJ à espera da entrega das « provas »!

      Eliminar
    2. O Ontem é o que é. E por isso é que o sigo.

      Concordar umas vezes e não concordar outras... Penso que em concreto, todos os Benfiquistas admiram e respeitam o Jonas. Mas ele também por vezes nos deixa à beira de um ataque de nervos... Já nem falo do Lima, do Cardozo... Não sei se me fiz entender?

      Eliminar
  2. É preciso ter moral...

    No seu blog insulta, mas insulta a sério... os benfiquistas. Insultos do pior que se pode imaginar e dirigidos a milhares de benfiquistas (presumo que o Alberto Miguéns não se reveja nesse tipo de linguagem), e agora vem apontar o dedo aos comentadores, como se ele não fizesse exactamente o mesmo, com a agravante de o fazer a pessoas do seu próprio clube.

    Ele pode apelidar as pessoas do que bem entender (sendo que o seu blog, sendo popular, também é lido por imensos jovens) já o resto das pessoas tem de se portar bem. É preciso ter muita lata.

    Saudações com muito fair-play.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Revejo-me neste texto. Totalmente e até gostaria de ser seu autor. Por isso esta referência.

      Há textos que nunca copiaria. Mas nunca coloco ninguém no Index como a Inquisição.

      Se há textos com que não concordo tenho de os respeitar, pois certamente que também existemam inúmeros Benfiquistas (com B grande) que não concordam com alguns ou mesmo todos aqueles que faço.

      Gloriosíssimas saudações

      Alberto Miguéns

      NOTA: É na diversidade que está a riqueza do Benfica. Desde a bajulação (porque sim e não) à crítica feroz (porque sim e não).

      Eliminar
  3. Educado, mas sempre.24 fevereiro, 2016 19:17

    Não confundir apoio indiscriminado a quem quer que seja que esteja a defender o Benfica ( como é o caso da actual direcção, treinador, jogadores e funcionários ), com bajulação.

    Bajulação, é para quem vive em busca de tachos ou similares ou gosta simplesmente de aparecer, e defesa intransigente do Benfica é para quem está ciente dos tempos e dos lugares próprios para mudanças radicais no clube, ou seja eleições.

    Assim procedem os que sabendo do potencial de intranquilidade gerado pelo bota-abaixismo militante no clube, treinador e jogadores, optam dar a sua voz de apoio na ausência de facto ou prova credível de que algo de reprovável ou ilegal se passa no Benfica.

    Fazer o que o Ontem faz, ou seja arrastar pela lama o nome do Benfica e de muitos do que o servem na actualidade, denegrindo a sua imagem, colocando pessoas de bem e os seus familiares sob fogo cerrado com acusações gravíssimas e vis constantes, sempre na incapacidade de mostrar um micro-facto que possa dar algum suporte a tanta podridão é desprezível e peço-lhe perdão até mesmo incomparável à menoridade da bajulação.

    Sendo que isto, não lhe retira de modo algum o direito de apreciar palavras até muito bem ditas e acertadas. O pecado reside apenas em que quem as disse não as honra minimamente, procedendo ainda e muitíssimo pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo,

      Entre bajulação e crítica feroz há uma variedade de atitudes. Só coloquei os extremos, numa espécie de entre o 8 e o 80.

      Há até quem faça bajulação por feitio. Desinteressadamente. Conheço. Até dentro do SLB. A espécie humana é riquíssima em comportamentos sociais.

      Na primeira resposta até esqueci - aproveito agora - que as televisões não se podem comparar a blogues. A força de qualquer televisão é um tiro de canhão. Um blogue vai de uma picada de mosca (abaixo de mosquito) a uma pedrada. Só que as televisões, por desresponsabilização dos seus responsáveis, não se interessam pelos efeitos que provocam. Nem os negativos, nem os positivos. É um emprego bem pago desligado de responsabilidade social. Que devia ser durante 24 horas. Não durante "de vez em quando" para esconderem num programa de uma/duas horas a vergonha de horas-a-fio de intriga e má conduta. Mas isso sou eu a dizer, que de TV´s sou uma nulidade.

      Gloriosíssimas Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Educado, mas sempre.24 fevereiro, 2016 22:22

    Caríssimo Alberto Miguéns,

    Grato pela lisura de procedimentos e discernimento intelectual e moral com que ilumina não só esta sua resposta, como este seu belíssimo Blog.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Os leitores merecem todo o respeito. Eu tenho este espaço para divulgar o Benfica como Benfiquista, mas os leitores ao ocupar o tempo a ler o blogue e ainda mais a comentar têm de ser tratados como deve ser. Com respeito. Porque merecem ao ter de "aturar-me".

      Quando não conseguir estar à altura dos leitores deste blogue, fecho este "estabelecimento"!

      Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: