SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02 dezembro 2015

Qualquer Dia o Sporting CP É Que É Bicampeão Europeu!

02 dezembro 2015 9 Comentários
COMO VOU PROVAR ESTE BLOGUE TAMBÉM É FEITO COM QUEM O LÊ.



Em 26 de Novembro, num texto deste blogue (clicar) apercebi-me (quase por instinto) que o próximo jogo do Benfica, em Andebol, seria o 100.º em campo para as competições europeias. Digo que foi por acaso porque depois de colocar os jogos num quadro por temporadas lembrei-me de os contar. Incrivelmente eram 99! Ou seja, o texto que estava programado para entrar pela meia-noite de 26 para 27 podia ter como título uma referência ao encontro frente aos islandeses ser o 100.º.

E assim foi
Passado uns dias recebo um comentário afirmando que estaria equivocado, pois na temporada de 1994/95 o Benfica não tinha jogado nas competições europeias. E os jogos que indicava foram disputados pelo Sporting CP! Para mim, mesmo não tendo provas factuais, a não ser os meus registos manuscritos dessa temporada, ter cometido esse erro era uma impossibilidade. Um resultado trocado. Uma diferença de golos. Algo em falta. Agora quatro jogos a mais! Com quatro «setes» iniciais, suplentes utilizados e não utilizados, bem como golos a quem de direito? E sabendo que na temporada anterior (1993/94) o Benfica foi 2.º (depois de "roubado" no pavilhão do Restelo. Eu estive lá!) e o Sporting CP foi 5.º classificado. O SLB não jogou nas competições europeias ao contrário do Sporting CP? Era demais e a menos!

Em 29 de Novembro um leitor atento (e identificado) fez os seguintes comentários às 03:27, 03:43 e 03:47:

«Caro Alberto,

Essa época não está no site da EHF, por isso não procurei informação sobre ela.

A EHF conta essa participação como sendo do Sporting CP... Quer o jogo com o HC Lyulin Sofija, quer com o ZTR Zaporozhye.

Pode verificar aqui: 


http://www.eurohandball.com/ec/ehfc/men/1994-95/clubs/001809/HC+Lyulin+Sofia




http://www.eurohandball.com/ec/ehfc/men/2015-16/clubs/001862/ZTR+Zaporozhye


Também na wiki Sporting está como tendo sido o Sporting CP a participar:



Nada como meter os pés ao caminho
Com uma aberta de “tempo livre” segunda-feira à tarde era altura certa para ir à BNP tratar do assunto. Sabia que ia perder tempo, quando em tempos por lá estivera a ocupá-lo, daí ter os registos correctos. Fazer a Gloriosa História nunca é gastar tempo é ocupá-lo com prazer. Já justificar que estou certo é mesmo perder tempo e dinheiro. Mas a vida é assim! E o(s) leitor(es) merece(m) toda a consideração por isso tendo eu dado a notícia competia-me respeitá-lo e justificar a minha informação. Ei-la. Não como a recolhi – em vários jornais – quando fiz a História do Glorioso Andebol, mas utilizando o jornal mais rápido de consultar e digitalizar, o “Record”:







Moral da História (I)
A EHF e a wikiSporting estão erradas. No caso da EHF erro grave. No caso da wikiscp também. É o “perigo” de divulgar informação de terceiros. A recolha directa responsabiliza quem a faz. A indirecta faz deitar “as culpas” para outros. O certo é que cada digitalização custou 25 cêntimos. Como são quatro lá se foi um euro. Espero que a EHF e a wikiSporting se reúnam para estabelecer quanto é que cada uma terá de me pagar. Que percentagem (de cem cêntimos) caberá a cada uma. É caso para as levar a tribunal - em Portugal acaba tudo (ou dizem que acaba tudo) em tribunal por ausência de liquidação. Espero que levem pouco tempo a decidir, mas principalmente que não prejudiquem o Benfica. Quatro jogos do Benfica! Transferidos para o Sporting CP. Deixem de ser daltónicos. Confundir vermelho integral com verde às riscas brancas! O melhor é experimentar e fazer o teste.




Moral da História (II)
Como é que o Benfica (actual) se “deixa comer” pelas confederações, federações e associações. São tantos casos: EHF (tira quatro jogos ao SLB para os dar ao Sporting CP), FPF (Campeonato de Portugal ignorado apesar de ser a Taça de Portugal), AFL (Taça de Honra mal contabilizada) e FPP (Duas Taças de Portugal disputadas como campeonatos nacionais). Não vou fazer outra vez a história destas aberrações que podem ser consultadas neste blogue. E depois temos sempre a "velha" questão do Almanaque. Pois se é o próprio Clube a viciar a Gloriosa História ou deixar que o façam, como depois ter "moral" para exigir rigor dos outros?! Nunca me hei-de esquecer de ter dito, em 2004 (há mais de dez anos) aos dois elementos - José Simão e Miguel Pereira - da falida TBZ que continuam no Clube no licenciamento dos "Produtos Oficiais" que o Almanaque tinha demasiados erros e não dignificava em alguns textos o Benfica. Ao que um deles (penso que José Simão) disse-me. "Ter Rui Tovar um dos melhores jornalistas portugueses a editar um Almanaque do Benfica é prestigiante para o Clube!» Claro que fiquei incrédulo. De entre o diálogo - "triálogo" - que por ser mais privado não interessa (para agora) lembro-me de ter rematado: «Prestigiante é para Rui Tovar ser autor de um livro do Benfica! Mesmo atestado de erros! Ele é que fica com prestígio. Não o contrário!» Lagartadas!


Almanaque do Centenário 1090-2004; Rui Tovar. O tal prestigiante para o Clube. Um exemplo entre muitos. Demais...

Moral da História (III)
Como é que o Benfica (actual) permite que a Benfica SAD venda a história do futebol do SL Benfica do tempo em que nem havia SAD, sem o mínimo de controle de qualidade. Por um punhado de euros achincalha-se o Clube? Deixa-se achincalhar a Gloriosa História? É nestas ocasiões que me lembro do Macarrão. A maioria dos cinquenta e tal que agora fazem o que só UM fazia, nem um “quarto de Macarrão” valem! Mas o Macarrão era assim tão "Super-Homem"? Não! Era uma pessoa "normalíssima". A quarta classe feita numa escola primária em Lagos nos anos 30. Era /é um Benfiquista com B grande, Homem com H grande e Profissional com P grande. Dedicado, responsável, preocupado, criterioso para com o Benfica e a sua história. No Benfica não se batia nem com uma flor. Como é evidente faz toda a diferença. Entre o "deixa andar" que vem aí o fim-do-mês, não muito depois as férias e alguém que se preocupava 24 horas por dia (se estivesse acordado) com alguma mentira ou incorrecção acerca do Clube. Como ele dizia. Respeitar para nos respeitarem. E termos "moral" para exigir rigor.

Moral da História (IV)
Obrigado aos leitores que colocam as suas dúvidas permitindo “descobrir” estas pérolas negras. A prova que este blogue fica enriquecido com as suas dúvidas e pedido de esclarecimento. Desta vez descobriu-se “a careca” à EHF e à WikiSporting!

Vamos estar atentos. Um dia destes ainda aparecem a  afirmar que o SCP conquistou o Bicampeonato Europeu de Futebol em 1961 e 1962!


Alberto Miguéns
9 comentários
  1. Caro bicampeão Alberto Miguéns,
    Sempre na defesa do Benfica.
    Mas não foi o Sportém o bi campeão europeu? Tenho ideia de ja ter ouvido o Bruto Paspalho a falar disso!
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, eu que ja tinha visto esse erro num site de um senhor bulgaro, Todor que tem conta no facebook, enviei-lhe uma mensagem a dizer que foi o SLB em detrimento do SCP.

    Ja agora e sem ainda ter informacoes totais em alguns desportos no que aos trofeus oficiais regionais colectivos diz respeito, em tudo o que consegui saber ate hoje, inclusive tive informacoes de um eis atleta nosso de Patinagem de Velocidade, na altura, corridas em patins, Neves de Carvalho, que me informou que o SLB ganhou nos seniores masculinos 14 campeonatos de Portugal colectivos, 5 campeonatos nacionais colectivos de Pista e 2 de Estrada, fora os regionais que sao para cima de 25, o SCP nao obteve nenhum trofeu neste desporto, na contagem de trofeus oficiais colectivos, internacionais, regionais e nacionais de seniores masculinos, femininos, mistos, reservas, veteranos e escaloes jovens, o SLB tem mais trofeus que qualquer outro clube em Portugal, tambem continua a ter mais nos seniores masculinos, nos escaloes jovens, reservas, perdendo apenas nos seniores femininos para o SCP, estou a fazer a lista dos seniores masculinos no forum serbenfiquista, nesta lista temos mais 20 trofeus que o SCP, isto quantitativamente, porque qualitativamente, ou mais importante, e ter mais trofeus no principal desporto profissional, o Futebol, no conjunto dos 5 desportos profissionais de pavilhao e Ciclismo, como tem o SLB, o SCP comeca a equilibrar quantitativamente nos desportos com menor importancia.

    Bem haja, Alberto M

    J Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros João e Alberto,

      Muitas vezes já consultei esse site todor66 e confirmo que também lá está que foi o Sporting CP a participar nessa edição. Deve ter-se fiado na EHF. Estava para enviar email com a correcção, só que ia esperar que a EHF corrigisse primeiro; pois já contactei esta instituição e disseram-se que iam encaminhar a informação para o departamento de competições.

      Saudações Grandes Benfiquistas,
      Paulo Jorge

      Eliminar
  3. Caro Alberto,

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. O erro na WikiSporting já foi reparado. A EHF é que tem que ser contactada para emendar a falha, o lapso é deles...

    ResponderEliminar
  5. Caro Alberto,

    http://www.eurohandball.com/ec/cl/men/2007-08/player/500556/Ricardo+Jose+Andorinho

    Vê alguma coisa de estranho aqui? Consigo apresentar mais umas quantas semelhantes.

    Cumprimentos desportivos,
    Hugo Malcato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Hugo Malcato,

      Não me diga que é o (ou um dos responsáveis) por ter copiado o erro da EHF?

      É que eu quando verifiquei que, de facto, havia um erro nos registos da WIki Sporting pensei. cá para os meus botões Que leões tão burros! Eles têm uma pessoa (Hugo Malcato) que é tão criteriosa e rigorosa com os registos de Andebol e foram copiar em vez de lhe perguntarem?

      Nem quero acreditar.

      Saudações desportivas,

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Para quê tanta confusão? O caso é simples: a EHF cometeu um erro neste registo trocando o nome a duas equipas da mesma cidade, a WikiSporting apenas confiou nos registos da EHF!!! É à EHF que se tem que cobrar responsabilidades!!! Aliás, a WikiSporting já admitiu e reparou o erro por alerta meu, pra quê alimentar isto senhores Hugo Malcato e Alberto Miguéns??? Tá visto que são de clubes opostos, mas não poderiam usar RACIONALIDADE em vez que FANÁTICA RIVALIDADE??? A EHF que seja alertada para o erro e ponto final!!!

      Eliminar
  6. Caro Alberto obrigado por defender tão bem o Glorioso!
    Racionalidade na burrice ou o fanatismo clubístico, é "coisa" que não lhe assiste!
    Acompanho há muito o seu trabalho, e sinto orgulho enorme em poder ver a forma como trás até nós pedaços reais e figdineos da nossa Gloriosa História.
    Feliz 2016 e tudo do melhor Sempre.

    Nuno Lima

    Quanto a si tudo do melhor, um Feliz 2016

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: