Pela segunda vez em Monterrey, 41 anos e três dias depois da
estreia.
Novo estádio, nova época
O clube do norte do México comemora o 70.º aniversário com a inauguração do segundo estádio (depois do Tecnológico" onde vemos Eusébio sentado num dos bancos de suplentes com o equipamento alternativo).
O Benfica encerra a pré-época afinando processos para a Supertaça e (espero eu) começando a fazer o Balanço do Deve/Haver para perceber o que está a mais e o que falta para equilibrar o plantel rumo a 2015/16.
Em comum a disputa da VIII Eusébio Cup no jogo de estreia no novo estádio que espera-se seja, já num futuro próximo (mas também longínquo) um recinto de felicidade para o clube de Monterrey.
O Benfica encerra a pré-época afinando processos para a Supertaça e (espero eu) começando a fazer o Balanço do Deve/Haver para perceber o que está a mais e o que falta para equilibrar o plantel rumo a 2015/16.
Em comum a disputa da VIII Eusébio Cup no jogo de estreia no novo estádio que espera-se seja, já num futuro próximo (mas também longínquo) um recinto de felicidade para o clube de Monterrey.
Eusébio 1974/75
Eusébio sem condições para continuar a ser futebolista no "Glorioso" e teimoso a querer fazer o "melhor contrato da vida" não aceitando ser treinador das Escolas (que o Benfica queria formar aproveitando a sua popularidade para atrair jovens) desligou-se do Benfica. O presidente Borges Coutinho esteve muito bem a defender os interesses do Benfica e não os de Eusébio que sendo a maior figura do Clube como atleta não era (nem é!) superior ao Benfica. Em 1975 pensava que era!
Mas a última temporada do Gigante Futebolista começou com uma digressão à América do Norte tendo como primeiro jogo a estreia em Monterrey frente ao clube local. Foi também a estreia do treinador Pavic. O Benfica tinha um plantel tão poderoso (Borges Coutinho dizia que se pudesse apresentar duas equipas no campeonato, uma era campeã e a outra apurava-se para a Taça UEFA, ficando em 3.º lugar atrás do Sporting CP) que não houve nenhuma estreia. Nem as contratações Ibraim e Móia foram ao México. E durante a temporada além destes apenas mais dois juniores se estrearam: Eurico Gomes e Cavungi.
O Benfica em Monterrey utilizou 14 futebolistas, ficando "de fora" mais oito: José Henrique (GR), Bastos Lopes (DD), Barros (DC), Messias (DC), Shéu (MC), Diamantino Costa (EE), Artur Jorge (PL) e José Pedro (PL, o novo Eusébio). Borges Coutinho tinha ou não tinha motivos para afirmar o que dizia?
Eusébio 1975/76
Depois do Benfica Eusébio arrastou-se pelo Canadá, EUA, México e Portugal (Aveiro e Tomar) até perceber que o tempo também passava por ele. Felizmente a imagem degradada (acabou pago ao jogo) não se fez com o "Manto Sagrado" mas longe dele! Um dos clubes que "levou com ele ou com o que sobrava dos joelhos dele" foi o CF Monterrey. O treinador deste clube mexicano era o "nosso" Fernando Riera - que o treinara em 1962/63 e 1966/67 a 1967/68 - que entendeu poder Eusébio ser uma mais valia. Ao que consta (não sei se é verdade) envergou em dez jogos a camisola riscada dos monterreis e marcou um golo de grande penalidade.
Retirado da wikipédia (inglesa); 23:45; 02.Agosto.2015 |
Arrepio
Em meados dos anos 70 percebeu-se que não tinha condições para jogar ao nível - mesmo mínimo - que o fizera famoso, mas ainda continuou a "jogar" até 1978/79. Em 1980 até ele percebeu que estava acabado para o futebol e no início da temporada de 1980/81 estava de regresso ao "Glorioso". O presidente Ferreira Queimado acedeu de imediato ao seu desejo de regressar ao Benfica para o cargo que recusara em 1975. Eusébio entendeu que afinal o Benfica era maior do que ele! Muito maior! Infinitamente...
Relatório e contas. Parecer do Conselho Fiscal; 1980; Página 47 |
Teoricamente o jogo mais fácil dos cinco
desta pré-época
Se não ganharmos este jogo ganhamos qual?
Vou para estágio (até às quatro da
matina)
Alberto
Miguéns
PLANO
PARA AS EDIÇÕES DURANTE JULHO/AGOSTO
(provisório
como é evidente)
De 4 a 18
de Agosto de 2015 (Sempre pela meia-noite)
Terça-feira
(de 3 para 4): Quanto vale uma pré-época na época?;
Quarta-feira
(de 4 para 5): Terminou a pré-época;
Quinta-feira
(de 5 para 6): Uma modalidade por semana: Andebol;
Sexta-feira
(de 6 para 7): Estreia internacional do Glorioso Basquetebol;
Sábado
(de 7 para 8): O "Glorioso" na Supertaça;
Domingo
(de 8 para 9): O Dérbi de Lisboa;
Segunda-feira
(de 9 para 10): E depois da Algaraviada?
Terça-feira
(de 10 para 11): Sinto-me tão portista;
Quarta-feira
(de 11 para 12): Uma modalidade por semana: Atletismo;
Quinta-feira
(de 12 para 13): O Mais Belo e Inigualável 138;
Sexta-feira
(de 13 para 14): Mentiras Oficiais Made in SLB;
Sábado
(de 14 para 15): O "Glorioso" nas Primeiras 82 Jornadas;
Domingo
(de 15 para 16): O "Glorioso" frente ao GD Estoril Praia;
Segunda-feira
(de 16 para 17): E depois da Primeira?;
Terça-feira
(de 17 para 18): Benfica tão brilhante que se vê no escuro
patriarca disse:
ResponderEliminarMais uma noite "em claro", para ver o Glorioso Jogar.
Benfiquista SOFRE.
temo que este Benfica sem ideias, sem defesa e sm ataque e sem treinador leve um cabaz do sport na supertaça
ResponderEliminarserá deprimente... mas muito possível
LC